VOY 1×01: Caretaker

Piloto inicia a série com o pé direito, graças a uma história boa e coerente

Sinopse

Data estelar: 48315.6

Uma nave de renegados maquis desaparece misteriosamente em uma região do espaço conhecida como Badlands. A Frota Estelar – que tinha um oficial infiltrado na tripulação – designa a novíssima USS Voyager para investigar. Comandada pela capitão Kathryn Janeway, a nave parte da estação Deep Space Nine em direção às últimas coordenadas conhecidas.

Ao chegar ao campo energético de difícil navegação, a nave é sondada por uma fonte alienígena que emana uma onda tétrion coerente. Incapaz de evitá-la, a Voyager é atingida e deslocada instantaneamente cerca de 70.000 anos-luz, para o outro lado da galáxia, uma região isolada e desconhecida.

Entre mortos, feridos e uma nave com sérias avarias, a capitão ordena o início dos reparos. Mas a Voyager é novamente sondada e os tripulantes, abduzidos. Todos são transportados para um ambiente holográfico. Após serem submetidos a experimentos médicos, são devolvidos.

Voyager

Surgem dois problemas. Um dos membros da tripulação de Janeway não volta. Além disso, eles ainda não sabem como retornar ao espaço da Federação. A capitão contata o comandante da nave maqui, Chakotay, para saber se seu oficial desaparecido foi transportado para lá por engano. Ela descobre que a engenheira dos maquis também não voltou. As duas tripulações decidem trabalhar juntas para recuperar os colegas e encontrar um meio de voltar para casa.

Acabam conhecendo um alienígena prestativo chamado Neelix, que os conduz até o quinto planeta do sistema solar mais próximo. O planeta é ocupado pelos kazons, uma raça militarizada. Os habitantes nativos, ocampas, deixaram a superfície por conta de um desastre ambiental irreversível e, há gerações, vivem no subsolo, onde estão as únicas fontes de água daquele mundo. Aparentemente, a água é tão escassa naquela região do espaço que motiva grandes conflitos políticos e territoriais.

Em busca dos ocampas, que, segundo Neelix, estão cuidando dos tripulantes desaparecidos, o grupo avançado liderado pela capitão entra em conflito com os kazons. A equipe retorna à Voyager depois de resgatar uma ocampa chamada Kes.

Kes e Neelix

Com a ajuda de Kes, as tripulações descobrem um meio de se transportar para o subsolo do planeta, na colônia dos ocampas. Enquanto investigam, percebem que a entidade que os levou ao Quadrante Delta é, na verdade, um “guardião” daquela raça e vem, há milênios, protegendo-os e alimentando-os. Descobrem, também, que o comportamento do ser vem mudando. Ele parece enviar suprimentos para os próximos anos e reforçar os campos de energia que impedem o acesso da superfície à cidade subterrânea. Essas ações levam a crer que a entidade está morrendo e quer garantir a sobrevivência dos ocampas.

Os oficiais desaparecidos são encontrados e todos retornam à Voyager. Com a notícia de que o guardião está morrendo, a capitão estuda a possibilidade de usar a sua estação para enviar as naves de volta ao espaço da Federação. Mas os kazons, interessados em controlar a estrutura alienígena para ter acesso à colônia ocampa, aparecem com reforços. Estão determinados a impedir que os oficiais usem a tecnologia avançada do guardião.

As naves inimigas abrem fogo e, enquanto a Voyager tenta se defender com a ajuda dos maquis, Janeway e seu oficial de segurança, Tuvok, transportam-se para a estação, para programar a volta ao Quadrante Alfa. Entretanto, encontram o guardião e descobrem que ele acionou o mecanismo de autodestruição, visando impedir o acesso dos kazons à sua tecnologia. Ele alega quem se aquilo for permitido, os ocampas serão exterminados. Janeway pede a sua ajuda para levá-los de volta para casa, mas a entidade diz que isso já está além de seu poder. Ele está fraco demais.

Caretaker

A batalha é difícil. Os kazons atacam com vantagem numérica. Chakotay decide transportar a sua tripulação para a Voyager e traçar uma rota de colisão com uma das naves hostis. Quando essa nave colide com a estação, danificando-a, a sequência de destruição é parada. O guardião, então, pede que a capitão destrua a tecnologia para assegurar a sobrevivência dos ocampas.

Janeway se vê em um grande dilema. Se destruir a estação, estará destruindo a única chance que tem de levar sua tripulação para casa instantaneamente. Por outro lado, se não destruir, terá que conviver com a decisão de ter condenado à morte uma civilização inteira.

De volta à Voyager, a capitão ordena que Tuvok dispare contra a estrutura com dispositivos de tricobalto. Os kazons retiram-se, declarando que agora são oficialmente seus inimigos. Janeway, por fim, convida os maquis a fazerem parte de sua tripulação e inicia a longa jornada de volta para a Terra, uma viagem que deverá consumir pelo menos 75 anos.

Comentários

“Caretaker” é um episódio que serve muitíssimo bem ao seu propósito: apresenta um retrato fiel dos personagens principais e, ao mesmo tempo, introduz de forma satisfatória a premissa da série.

Caretaker title card

Após o “know-how” obtido com a produção dos pilotos de A Nova Geração e Deep Space Nine, não foi tão complicado criar um piloto bem-sucedido. Somado a “Emissary”, este aqui é o melhor piloto da história de Jornada nas Estrelas.

Bem ao estilo das séries que o precederam, “Caretaker” aproveita para mostrar um problema contemporâneo dos mais relevantes: a capacidade de, inadvertidamente, causar um desastre ecológico. Foi assim que o guardião, criatura proveniente de outra galáxia, adquiriu a “dívida que nunca poderá ser paga” com os ocampas. Ao explorar seu mundo, ele não-intencionalmente alterou o ecossistema, tornando impossível a ocorrência de chuvas no planeta.

Até parece a atitude de uma “espécie bípede inferior”, que queima petróleo e carvão e emite um monte de CFC na atmosfera, só para meio século depois descobrir que está detonando seu próprio habitat…

Além da boa apresentação da nave, a nova USS Voyager, o episódio também levanta situações a serem resolvidas no futuro, como os conflitos entre federados e maquis e a substituição dos oficiais mortos quando da abdução da nave pelo guardião. Infelizmente, esse tipo de recurso seria muito pouco utilizado pela série, que se concentraria em histórias centradas em um único episódio.

Harry e Quark

O piloto também apresenta os kazons, uma primeira tentativa de criar uma raça inimiga recorrente para Voyager. No princípio, deu certo. Mas logo eles acabaram se tornando desinteressantes.

A participação especial de Quark e a partida de Deep Space Nine foram bons truques para tentar trazer a audiência das séries anteriores para a nova encarnação do franchise. Ao longo do tempo, entretanto, a polarização foi inevitável, separando os trekkers em fãs de Deep Space Nine ou de Voyager, com poucas intersecções entre os dois grupos.

De um jeito ou de outro, Michael Piller, Jeri Taylor e Rick Berman começaram a série com o pé direito. Infelizmente, para andar, depois do pé direito, sempre vem o esquerdo…

Avaliação

Citações

“Mr. Kim, at ease before you sprain something.”
(Senhor Kim, à vontade, antes que desloque alguma coisa.)
Janeway

“Do you always fly at women at warp speed, Mr. Paris?”
“Only when they’re in visual range.”
(Você sempre voa nas mulheres em velocidade de dobra, sr. Paris?)
(Só quando elas estão em alcance visual.)
Stadi e Paris

“Who is she to be making these decisions for all of us?”
“She’s the captain.”
(Quem ela é para tomar essas decisões por todos nós?)
(Ela é o capitão.)
B’Elanna e Chakotay

Trivia

  • Voyager é a quarta série “live-action” de Jornada nas Estrelas e a primeira (desde A Nova Geração) a não ser exibida pelo sistema de syndication. A série foi transmitida pela rede de TV da própria Paramount, a UPN.
  • O diretor Winrich Kolbe é o mesmo que dirigiu o episódio duplo final da Nova Geração, “All Good Things…”.
  • O ator que interpreta o vulcano Tuvok é Tim Russ, que já havia feito uma participação como membro de um grupo de terroristas em um dos episódios do 6º ano da Nova Geração, “Starship Mine”. Tim Russ também fez participações na série Deep Space Nine e no filme para cinema Jornada nas Estrelas – Generations, sempre como coadjuvante.
  • Robert Duncan McNeill (Tom Paris) também já participou da Nova Geração, como um cadete da Academia da Frota, no episódio do 5º ano “The First Duty”.
  • Geneviéve Bujold foi a primeira atriz a interpretar Janeway, porém pulou fora da série após filmar algumas cenas do episódio piloto, pois não aguentou o ritmo das gravações. Kate Mulgrew foi, então, contratada para assumir o papel.
  • Como já havia acontecido no episódio piloto da Nova Geração, um integrante do elenco fixo de outra série de Jornada faz uma aparição especial neste episódio. É Armin Shimerman, mais conhecido como o ferengi Quark.
  • Neste episódio são introduzidas as raças kazon e ocampa.
  • Um “blooper” (erro de gravação) ocorre enquanto a nave auxiliar em que estão Tom Paris e a Tenente Stadi vai de encontro à nave Voyager, atracada na estação espacial Deep Space Nine. Em uma cena, o número de registro no casco da nave é 71325, e, em outra cena, é 1701-D!
  • O episódio original contém um diálogo entre a piloto Stadi e Tom Paris, enquanto ela o conduz até a Voyager, que não existe na versão em duas partes, feita para a segunda exibição do episódio. Esta segunda versão é a que foi exibida pelo USA Network. A versão original existe no Brasil em VHS, lançada pela CIC Vídeo.

Ficha Técnica

História de Rick Berman & Michael Piller & Jeri Taylor
Roteiro de Michael Piller & Jeri Taylor
Dirigido por Winrich Kolbe

Exibido em 16 de janeiro de 1995

Título em português: “O Guardião”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado

Bruce French como médico ocampa
Richard Poe como gul Evek
Josh Clark como Carey
Alicia Coppola como tenente Stadi
Stan Ivar como Mark
Scott Jaeck como primeiro oficial Cavit
Eric David Johnson como Daggin
Basil Langton como homem do banjo
Scott MacDonald como Rollins
Jeff McCarthy como médico humano
Gavan O’Herlihy como Jabin
Jennifer Parsons como enfermeira ocampa
Angela Paton como tia Adah
Keely Sims como filha do fazendeiro
David Selsburg como Toscat
Armin Shimerman como Quark

Enquete

Edição de Stéphanie Cristina
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio

Be the first to comment on "VOY 1×01: Caretaker"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*