TAS 1×16: The Jihad

Um artefato alienígena precisa ser encontrado para evitar uma guerra envolvendo toda a galáxia

Sinopse

Data estelar: 5683.1

No asteroide Vedala, lar da mais antiga civilização com capacidade de viagens interestelares conhecida, Kirk e Spock são enviados para uma missão que envolve uma ameaça à galáxia.

Os nativos de Vedala convocaram especialistas de diversas raças para essa missão. Kirk foi escolhido pela sua habilidade de liderança e Spock, por sua mente analítica. Na superfície, encontram Tchar, príncipe herdeiro alado dos skorr; Sord, de uma espécie reptiliana; Em-3-Verde, especialista em roubos e arrombamentos; e Lara, uma caçadora com um senso de direção infalível. Todos são recebidos por uma nativa de Vedala.

No passado, o povo de Tchar era formado por grandes guerreiros, com avançada tecnologia militar e a capacidade de gerar novos soldados rapidamente. No presente, porém, se tornaram uma raça civilizada devido aos ensinamentos de Alar, um líder religioso que trouxe a paz aos skorr e cujos padrões mentais foram gravados antes de sua morte e armazenados em um pedaço de escultura injurite, a Alma de Alar. Esta foi roubada, desencadeando a fúria dos skorr, agora decididos a declarar guerra contra toda a galáxia conhecida, uma séria ameaça devido sua capacidade de gerar um exército de 200 milhões de guerreiros em apenas dois anos.

O roubo foi mantido em segredo pelo governo dos skorr e a Alma deve ser recuperada antes que o povo tenha conhecimento de seu desaparecimento e comece uma jihad, uma guerra santa contra a galáxia.

A localização do artefato é um planeta com terremotos constantes, alterações gravimétricas, maremotos e grande variação de temperatura. Três expedições já tentaram recuperá-lo, mas se perderam.

Kirk e os demais são enviados para o planeta, sem saber a exata localização da Alma, com um veículo terrestre dotado de equipamento para encontrar o injurite. Quando Em-3-Verde o aciona, o equipamento explode. Contudo, Lara pode usar suas habilidades para localizar o artefato dos skorr.

Spock faz um inventário dos suprimentos fornecidos pelos vedala e encontra armas entre os itens.

O grupo parte no veículo, enquanto Tchar faz um reconhecimento aéreo. Logo ele sente a presença da Alma em uma estrutura, mas um fluxo de lava se dirige em direção ao veículo. Spock e Em-3-Verde executam alterações no transporte para aumentar sua velocidade, enquanto Kirk, Sord e Lara criam uma barreira temporária para a lava.

O plano é bem sucedido, mas, em seguida, uma nevasca se inicia e a fonte de energia do veículo queima e o grupo precisa seguir a pé. Do ar, Tchar localiza a construção. Kirk e Lara avançam na frente dos demais, seguidos de Spock, Em e Sord.

A construção é semelhante aos antigos templos dos skorr. Em usa suas habilidades para forçar a entrada, porém, as travas possuem um gatilho cronometrado e, se não forem abertas a tempo, o templo explodirá.

Sentinelas mecânicas aladas atacam o grupo e são repelidas com as armas encontradas dentre o equipamento, no entanto Tchar é capturado.

Em consegue abrir as travas. No interior do templo, o grupo encontra a Alma, todavia a porta se fecha e é impossível abri-la do lado de dentro. Kirk conclui que, em cada uma das expedições, havia um sabotador presente. Eles são atacados por uma arma de energia e o sabotador revela sua identidade: Tchar, que ressente o caminho de paz escolhido por seu povo e, por isso, roubou a Alma, para provocar uma guerra na galáxia.

Tchar neutraliza a gravidade do templo para que todos possam lutar em termos de igualdade no ar. Enquanto Kirk e Spock distraem o príncipe alado, Lara aciona o transporte e leva todos e a Alma para seu ponto de origem.

A nativa de Vedala garante que Tchar será curado de sua loucura e os demais não deverão revelar o que se passou no planeta para ninguém. Ao retornarem para a Enterprise, Kirk e Spock descobrem que se ausentaram por apenas dois minutos.

Comentários

“The Jihad” lembra uma típica aventura de história em quadrinhos, semelhante às equipes de super-heróis, mas a grande influência foi outra série, muito popular nos anos 1970. O roteirista Stephen Kandel trabalhou em Missão Impossível e queria introduzir o conceito da série, de uma equipe formada por especialistas para uma tarefa específica, em Star Trek.

A palavra jihad tem origem árabe e significa, dependendo de seu contexto, “luta”, “esforço” ou “empenho”. É normalmente empregada para designar uma guerra santa empenhada contra os inimigos da religião muçulmana e aqueles que seguem seu caminho são designados mujahid.

A voz de Em-3-Verde foi feita por David Gerrold, roteirista de “The Trouble with Tribbles”, um dos episódios mais populares da Série Clássica. Ele pediu ao diretor Hal Sutherland para participar, porque precisava retirar sua credencial do Screen Actors Guild (SAG), o sindicato dos atores nos Estados Unidos. Pelo seu trabalho, ele recebeu cerca de US$ 75, ou mais ou menos US$ 440 em valores atuais. E o mais importante, conseguiu filiar-se ao SAG. Contudo, ele não ficou satisfeito com sua atuação e declarou ter criado uma voz melhor para o personagem dois dias depois das gravações.

Em Deep Space Nine vimos outra raça capaz de gerar seu próprio exército, os fundadores e seus soldados jem’hadar, mas nunca foi sugerida a impressionante capacidade de criar 200 milhões de soldados em um período de apenas dois anos, o que significa mais de 270 mil por dia!

Uma das maiores surpresas do episódio talvez seja a resistência do capitão Kirk, sempre um galanteador, aos avanços de Lara.

A grande questão que o episódio não responde é: se Tchar planejada desencadear uma guerra santa por toda a galáxia, por que manteve o roubo da Alma em segredo?

Avaliação

Citações

“I have checked the supplies, Captain. As expected, they are adequate. And there are weapons.”
“Against what? There’s no life on this planet.”
“But there is, Captain. Ourselves.”
(Verifiquei os suprimentos, capitão. Como era esperado, estão adequados. E temos armas.)
(Contra o quê? Não há vida neste planeta.)
(Há sim, capitão. Nós.)
Spock e Kirk

“We’ll all die here.”
“A statistical probability.”
(Vamos todos morrer aqui.)
(Uma probabilidade estatística.)
Em-3-Verde e Spock

“I know who you are. A thousand feet up, no methods of reaching the Soul, except by air, flying. Tchar.”
(Sei quem você é. Trezentos metros acima, impossível chegar à Alma, exceto pelo ar, voando. Tchar.)
Kirk

Trivia

  • Esse foi o 13º episódio produzido para A Série Animada e o 16º exibido.
  • O roteirista Stephen Kandel escreveu todas as aparições de Harry Mudd da Série Clássica (“Mudd’s Women” e “I, Mudd”) e da Série Animada (“Mudd’s Passion”).
  • “The Jihad” reutiliza elementos de vários episódios anteriores: a cena com a Enterprise em órbita de Vedala com outras quatro naves (“The Time Trap”), as sentinelas aladas (“The Infinite Vulcan” e “The Eye of the Beholder”) e a aparência de Tchar (“Yesteryear”).
  • DeForest Kelley, Nichelle Nichols e Majel Barrett são listados nos créditos mas não participam do episódio.
  • James Doohan aparece como Sord e Tchar mas não como Scott.
  • Quando estão no interior do templo, Kirk aparece com um cinto que logo desaparece.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log 5 publicado pela Ballantine Books em julho de 1975.

Ficha Técnica

Escrito por Stephen Kandel
Dirigido por Hal Sutherland

Exibido em 12 de janeiro de 1974

Título em português: Guerra Santa

Elenco

William Shatner como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelly como Leonard McCoy (apenas nos créditos)
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura (apenas nos créditos)
Majel Barrett como Christine Chapel (apenas nos créditos)
James Doohan como Montgomery Scott (apenas nos créditos)/Sord/Tchar

Elenco convidado

David Gerrold como Em-3-Verde
Jane Webb como nativa de Vedala/Lara

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio