TAS 1×15: The Eye of the Beholder

O ataque dos vermes malditos

Sinopse

Data Estelar: 5501.2

Seis membros de uma equipe científica da nave de pesquisa USS Ariel desapareceram no planeta Lactra VII e a Enterprise é enviada para investigar seu paradeiro.

O capitão Kirk desce ao planeta acompanhado de Spock e do Dr. McCoy na esperança de encontrar os tripulantes da nave desaparecida ainda vivos. Ao chegar à superfície, deparam-se com um exemplar da vida animal e usam seus fêiseres para afastar a criatura.

Kirk tenta contatar os tripulantes da Ariel com seu comunicador e recebe um sinal não verbal fraco. O grupo parte em busca da origem do sinal e, novamente, é confrontado por uma criatura local. A princípio, os disparos de feiser não têm nenhum efeito mas, quando o capitão ordena que atirem na parte inferior do pescoço da criatura, ela tomba desacordada sobre o doutor McCoy.

De acordo com Kirk e Spock, a fera e o deserto que cruzam são semelhantes a uma criatura e a paisagem de Canopus III, a anos-luz de distância de Lactra VII.

Após saírem do deserto, o grupo logo chega a uma floresta tropical e Spock observa como é estranho dois ecossistemas tão diferentes estarem tão próximos.

A bordo da Enterprise, Scott informa a descoberta de uma grande concentração de vida, possivelmente uma cidade, a cerca de 100 km da localização de Kirk e os demais, o mesmo ponto de origem do sinal recebido.

Durante uma breve parada, antes que McCoy beba a água local, Spock a analisa e conclui ser excessivamente pura, concluindo que tudo aquilo visto até o momento foi produzido por alguém. Logo são novamente atacados, desta vez por seres alados semelhantes aos dragões de Maravel, que são facilmente afugentados pelos disparos de fêiseres. Mas o perigo ainda não passou e o grupo é capturado por criaturas rastejantes e conduzido a uma cidadela.

Isolados, McCoy observa que o comportamento das criaturas diante de seres desconhecidos é semelhante ao seu: primeiro identificar a presença de bactérias nocivas e depois a inteligência. Spock capta impressões dos seres, concluindo que são telepatas, mas seu fluxo de pensamento é demasiado ligeiro para ser compreendido. Também conclui que, pela diversidade de vida encontrada, o planeta é uma espécie de zoológico.

O grupo é conduzido a um habitat no zoológico onde encontra os tripulantes da Ariel: o tenente comandante Tom Markel e a bióloga Randi Bryce. A tenente Randolph encontra-se doente e os outros três não puderam ser salvos. Markel relata que todas as tentativas de fuga ou contato com o mundo exterior dos tripulantes da Ariel foram frustradas.

Spock tenta contato telepático com seus captores, mas apenas recebe a impressão de estarem rindo dele.

O doutor McCoy examina a navegadora Nancy Randolph, que sofre de uma infecção similar à malária, causada pela picada de um inseto, mas ele não pode fazer um diagnóstico preciso sem seu equipamento médico. Por sugestão de Spock, o médico mentaliza a necessidade de usar seus apetrechos, mas recebe uma cesta de frutas. O vulcano, então, sugere que todos se concentrem na necessidade do equipamento e o plano é bem-sucedido.

A ideia de passar o resto de sua vida como um item de exibição em um zoológico não atrai Kirk e ele planeja buscar fraquezas em seu cativeiro. O plano consiste em o capitão simular estar doente, enquanto os demais mentalizam o comunicador, como se fosse necessário para sua recuperação. O capitão contata a Enterprise imediatamente e Scott aciona o transporte, mas, acidentalmente, um dos lactranos, uma criança, é transportado em seu lugar.

Preocupado, um lactrano invade a mente de Kirk, perguntando sobre o paradeiro de seu bebê. Mas o capitão deve resistir a invasão ou poderá perder sua sanidade. Os lactranos fazem uma nova investida mental, desta vez em grupo, mas são interrompidos pela chegada de Scott com o jovem alienígena.

A criança conta aos pais tudo que aprendeu sobre a Enterprise e a Federação. Scott conseguiu convencê-la não ser um animal de estimação e, através de um novo contato telepático com Spock, os lactranos aprendem que humanos e vulcanos são atrasados, mas estão em processo de evolução. Portanto, não pertencem ao zoológico e, assim, são libertos.

Comentários

A ideia de um zoológico espacial esteve presente em Star Trek desde o princípio e foi apresentada no primeiro piloto da série, “The Cage”, escrito por Gene Roddenberry. O episódio também possui semelhanças com “Shore Leave”, com a recriação de ambientes mentalizados pela tripulação, e “The Ambergris Element”, com o ataque de criaturas gigantescas, da Série Clássica e da Série Animada, respectivamente.

O roteirista David P. Harmon era um veterano da série, tendo escrito os episódios “The Deadly Years” e “A Piece of the Action”, este em parceria com Gene L. Coon. Em uma entrevista à revista Starlog, contudo, ele revelou não ter ficado satisfeito com o resultado final.

Os lactranos são uma solução curiosamente econômica. Seu modo de locomoção, deslizando sobre o solo, evita o trabalho de animar pernas em movimento. Sua comunicação telepática também, evitando a necessidade de animar o movimento dos lábios e sincronizá-los com os diálogos gravados.

Ao longo da Série Animada, o doutor McCoy parece não seguir sua personalidade estabelecida anteriormente, tendo um comportamento excessivamente ranzinza. Desta vez, ele questiona Kirk sobre a necessidade de enviar um grupo de busca para encontrar os tripulantes desaparecidos da USS Ariel, contrariando sua atitude sempre humanitária.

Avaliação

Citações

“According to their log, they beamed down six weeks ago.”
“Five weeks, three days, two hours, and four minutes, to be exact, captain.”
“Careless of me, Mr. Spock.”
(De acordo com o diário de bordo, eles se transportaram há seis semanas.)
(Cinco semanas, três dias, duas horas e quatro minutos para ser exato, capitão.)
(Descuido meu, sr. Spock.)
Kirk e Spock

“Everyone all right?”
“Ten yards the other way and we’d be boiled alive.”
(Estão todos bem?)
(Dez metros no outro sentido e seríamos fervidos vivos.)
Kirk e McCoy

“Captain, the beast, did it seem familiar to you?”
“I’ve seen something very like it on Canopus III, but that’s light-years from here. Still, this desert area is the same on Canopus III.”
“You propose the same environment necessarily prompts the same evolution?”
“My shoes are full of sand.”
“Doctor, your lack of scientific interest is amazing.”
(Capitão, a besta lhe pareceu familiar?)
(Vi algo bem parecido em Canopus III, mas isso é a anos-luz daqui. Mesmo assim, essa área deserta é a mesma de Canopus.”
(Você sugere que o mesmo ambiente leva à mesma evolução?)
(Tem areia nos meus sapatos.)
(Doutor, sua falta de interesse científico é fascinante.)
Spock, Kirk e McCoy

“What’s their impression of us?”
“We seem to frighten the smaller ones. Some… the females, I believe, find us quite ugly.”
(Que impressão eles têm de nós?)
(Parece que assustamos os menores. Alguns, as fêmeas, eu imagino, nos acham muito feios.)
McCoy e Spock

Trivia

  • Esse foi o 15º episódio produzido para a Série Animada e o 15º exibido.
  • O título do episódio vem da citação em inglês “Beauty is in the eye of the beholder” (“a beleza está nos olhos de quem vê”), retirada do livro “Molly Bawn” (1878) da escritora irlandesa Margaret Wolfe Hungerford e também foi usado na sétima temporada da Nova Geração, porém sem o artigo “the”.
  • A insígnia no uniforme de Markel alterna da esquerda para a direita.
  • Ao retornar para a Enterprise, Kirk fala para transportarem um grupo de humanos, esquecendo-se de seu amigo vulcano.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro “Star Trek Log 8” publicado pela Ballantine Books em julho de 1976.

Ficha Técnica

Escrito por David P. Harmon
Dirigido por Hal Sutherland

Exibido em 05 de janeiro de 1974

Título em português: Os Observadores

Elenco

William Shatner como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelly como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu (apenas nos créditos)
Nichelle Nichols como Uhura (apenas nos créditos)
Majel Barrett como Christine Chapel (apenas nos créditos)/M’Ress/Randi Bryce
James Doohan como Montgomery Scott

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio