Morre Orlando Drummond aos 101 anos de idade

No dia 27 de julho de 2021, aos 101 anos de idade, por falência múltipla de órgãos, morreu em sua casa o ator e dublador Orlando Drummond.

Carioca nascido em 18 de outubro de 1919, era morador de Vila Isabel, torcedor do Fluminense, marido, pai, avô, bisavô. Trabalhou como contrarregra de rádio, ator de rádio, ator, humorista, dublador, diretor de dublagem. Começou na Rádio Tupi, passou pela TV Tupi, chegou aos estúdios de dublagem e à Rede Globo. Tornou-se referência de arte e humor.

Em mais de seis décadas de carreira na dublagem, ele deu voz a personagens como Scooby-Doo (em várias produções animadas e live action), Popeye (também em várias produções, incluindo no humorístico brasileiro Os Trapalhões), Vingador (Caverna do Dragão), ALF (ALF, o ETeimoso) Gargamel (no desenho dos Smurfs), Papai Smurf (nos filmes dos Smurfs), Gato Guerreiro (He-Man), Odo (Jornada nas Estrelas: DS9), Montgomery Scott (em filmes com a tripulação da Série Clássica), Imperador Palpatine (Star Wars), Puro-Osso (As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy), Sr. Coelho (Mansão Foster para Amigos Imaginários) e tantos outros que marcaram infâncias de netos, filhos, pais, avós e bisavós de todo o Brasil.

Se muitos artistas morrem antes de serem valorizados, Orlando Drummond em vida foi reconhecido e homenageado, principalmente nos anos mais recentes, sendo ele um dos últimos representantes de sua geração.

Reverenciado no ano de seu centenário, 2019, foi enredo do bloco carnavalesco dos dubladores (Diversão Brasileira), no qual esteve presente, trajando uma camiseta com os nomes de seus principais personagens. Em maio do mesmo ano, foi ao ar um comercial do carro Renault Kwid, no qual ele interpretou um de seus personagens mais marcantes, Vingador, do desenho Caverna do Dragão. Em seguida, em 17 de junho, Drummond recebeu a medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Meses depois, foi ao ar uma homenagem no remake da Escolinha do Professor Raimundo, programa no qual viveu o seu personagem mais conhecido da TV. Às vésperas de seus 100 anos de vida, ele se vestiu novamente com o figurino de Seu Peru, emocionando o elenco e, em especial, Marcos Caruso, responsável pela releitura do personagem.

Orlando Drummond teve ainda sua história de vida e longa carreira contada na biografia Versão Brasileira – Orlando Drummond (2019), escrita por Vitor Gagliardo e com introdução do colega, amigo e fã Guilherme Briggs. O livro teve noite de autógrafos em janeiro de 2020. Em janeiro de 2021, foi um dos primeiros cidadãos cariocas a ser imunizado contra a COVID-19.

Em Jornada nas Estrelas, pudemos ver Drummond em participações em episódios das séries dubladas no Rio, como a voz de Scott em alguns filmes com a tripulação da Série Clássica e no elenco principal de Deep Space Nine durante sete temporadas, como o comissário Odo, um personagem complexo e brilhantemente interpretado por Rene Auberjonois. Drummond presenteou-nos com todas as nuances evidenciadas por Auberjonois, apesar de toda a pesada maquiagem, valorizando tanto o trabalho do ator original quanto trazendo o personagem para o público brasileiro e dando-lhe vida, alma e grande profundidade.

Ao longo dos 62 anos de carreira na dublagem, Drummond era, além de ídolo, um grande mestre e amigo dos colegas que conheceu e influenciou em tantas gerações e isso se percebe nos depoimentos que podem ser encontrados nas redes sociais em decorrência de seu falecimento.

Nizo Neto, ator, humorista e dublador do Dr. Bashir (DS9), colega de Escolinha (intérprete do personagem Ptolomeu) e filho de Chico Anysio postou uma foto antiga de Drummond em seu Instagram e escreveu:

Márcio Simões, segunda voz de Jean-Luc Picard (TNG) e Quark (DS9) despediu-se:

Yuri Calandrino, voz de Daniels em Enterprise e vizinho de Drummond no bairro de Vila Isabel, postou:

Seu legado não apenas se mantém nas dublagens que fez ao longo das décadas e que permanecem em serviços de streaming, em reprises em canais de TV paga ou aberta, mas também em seu sobrenome, que permanece na dublagem. Alexandre, Felipe e Eduardo Drummond, seus netos, são dubladores e diretores de dublagem com talento e competência reconhecidos pelo público e por seus pares. Os três tiveram a oportunidade de participar da dublagem de Scooby – O Filme (2020). Enquanto Felipe e Eduardo dividiram a voz do personagem Fred em duas épocas distintas, Alexandre teve a responsabilidade de dar voz ao jovem Scooby-Doo, personagem que foi de seu avô por mais de 35 anos em diversas produções animadas e live action.

Alexandre despediu-se do avô em suas redes sociais:

Assim como seu irmão Felipe:

E o caçula dos três, Eduardo postou uma foto do avô com uma de suas frases mais famosas “A
palavra mais próxima de amor é humor”:

Por fim, trazemos o vídeo compartilhado pelo dublador Wirley Contaifer (dublador do
Homem-Aranha de Tom Holland), no qual Drummond se mostra agradecido por e orgulhoso
de sua longa carreira:

A equipe do Trek Brasilis oferece suas homenagens e seus sentimentos à família, aos colegas e aos amigos de Orlando Drummond. Ao grande mestre, ficam nossos aplausos, admiração e agradecimentos por uma vida e carreira tão longas e prósperas.