LDS 2×04: Mugato, Gumato

A negociata no planeta dos mugatos

Sinopse

Data Estelar: 58036.4

No ginásio da Cerritos, Mariner encontra Rutherford e Boimler indo praticar anbo-jyutsu e se convida, algo que anima os alferes, pois será uma oportunidade de mostrar para ela que andaram praticando. No que a luta começa, ambos já passam o rodo na moça, pega totalmente de surpresa, e eles ficam meio com dó de Mariner caída no meio do tatame. A dó já se torna pavor no que ela levanta com um sorriso animado, dizendo que finalmente não precisa mais se segurar, e pega para capar os dois, que, desesperados pela surra, pedem clemência a Shaxs. O bajoriano apenas responde para eles ficarem à vontade, ele está adiantado para o seu horário.

Mais tarde, Freeman está reunida com Ransom e Shaxs. A capitão comenta que está descontente com a mais recente missão recebida, irem investigar a aparição de mugatos em Frylon IV, sendo que a espécie não é natural daquele planeta. No bar, Boimler e Rutherford lambem as feridas enquanto se divertem com um jogo de tabuleiro do século 24. Depois que Mariner vai para outra mesa, Honus, um dos atendentes do bar da Cerritos, comenta para o par de alferes a respeito dos rumores da reputação de Mariner — supostamente uma agente altamente treinada para operações clandestinas da Frota. Os alferes descartam a possibilidade, mas Rutherford fica encanado.

Na enfermaria, Tendi está se sentindo meio deixada de lado, mas T’Ana dá a ela uma tarefa que anima a órion: encontrar uma lista de tripulantes que estão se esquivando de fazer seu check-up anual de saúde. Já no muquifo onde trabalham, Rutherford começa a especular com Boimler a respeito de aparente inconsistências na ficha de serviço de Mariner, e a chegada repentina de Mariner ali os deixa ainda mais assustados. Já no grupo avançado, os três descem ao planeta com Shaxs e mais alguns tripulantes para buscar os mugatos avistados ali, e Shaxs lidera o grupo ao seguir o rastro dos bichos.

Logo, os federados esbarram com a resposta que buscavam: encontram uma instalação cheia de ferengis e mugatos capturados, e observam um ferengi fazer negócios com Hyde, um trambiqueiro adquirindo chifres de mugatos. Apesar de a instalação ter inibidores de teleporte e comunicações, deixando isolado o grupo avançado, Shaxs opta por abordar os ferengis e já dá voz de prisão ao líder por violarem leis ambientais federadas.

O ferengi ataca Shaxs com um chicote energético, mas a chicotada atinge o controle de jaulas da instalação, e isso, aliado a estarem de noite no meio de uma tempestade, já faz o lugar virar um Jurassic Park, com os mugatos escapando e criando caos. Boimler e Rutheford observam o que parece ser Mariner alucinadamente atacando Shaxs, e fogem apavorados, com Mariner correndo atrás deles. Em toda aquela confusão e sem feisers, já que o protocolo da missão não os incluiu para não arriscar ferir mugatos, o que resta do grupo avançado é capturado.

A Cerritos detecta a nave de Hyde tentando deixar a órbita do planeta, mas sem saber do que se trata, por conta dos inibidores de sinal e da tempestade no local da instalação ferengi. Freeman desconfia da atitude do sujeito e ordena a ativação do raio trator, mas, mesmo no nível mais baixo de tração, a nave do sujeito é acidentalmente destruída no processo, com eles teleportando o cara para a ponte da Cerritos. Alheia a tudo isso, Tendi está ocupada com sua tarefa. Ela intercepta na marra os vários tripulantes na lista — Stevens no bar, Lundy no holodeck, Jet no ginásio, e assim por diante, para realizar o escaneamento deles com o tricorder médico.

Enquanto fazem um plano para contatar a Cerritos, Boimler e Rutherford têm que fugir de um mugato, mas são encontrados por Patingi, um telarita com sotaque australiano que se apresenta como um especialista naqueles animais. Os alferes se juntam a ele, mas não demora para perceberem que o cara era uma farsa ao ser rapidamente morto por um dos bichos. Os alferes se escondem em um tronco oco, local que acaba cercado de mugatos acasalando.

Ao conseguirem retomar a trilha, os alferes conversam a respeito de Mariner e saem correndo quando ela os encontra, o que faz Mariner se distrair e ficar presa em uma armadilha para mugatos. Eles aproveitam isso para confrontá-la sobre o que testemunharam e descobriram, mas Mariner responde que apenas procurou tirar o veneno de mugato de Shaxs, e que os rumores a respeito dela foi ela própria que espalhou, para manter chatos longe dela, mas fica tocada de que eles achem que alguém da reputação dela não fosse querer ser amigo deles. Contudo, os ferengis chegam neste momento e os alferes têm que se esconder para bolar um plano, enquanto os ferengis levam Mariner.

Na Cerritos, Tendi está quebrando a cabeça sobre o último tripulante da sua lista, identificado apenas por seu número de série nela, mas logo descobre de quem se trata: a própria dra. T’Ana. A caitiana confessa que pegou Tendi para a tarefa pois achava que ela iria desistir sem insistir em descobri-la, mas a órion quer finalizar a lista de qualquer jeito, o que faz T’Ana já sair correndo pelos corredores da nave fugindo dela. Tendi a encurrala em um tubo Jefferies, no que a própria T’Ana tem que desistir da fuga para atender Tendi quando ela quebra o braço ao cair, o que também dá a chance à órion de escaneá-la e finalizar a tarefa.

Para compensar Hyde pela perda de sua nave, Freeman propõe dar a Hyde uma das naves auxiliares da Cerritos para o sujeito, apesar da reserva de Ransom a respeito. O sujeito ainda consegue convencê-la a dar alguns dos seus itens pessoais expostos na sala, mas Freeman descobre que o pilantra estava armando golpes semelhantes em uma conversa com o seu marido almirante, e ela já ordena a Cerritos a recapturar a nave auxiliar.

Boimler e Rutherford analisam a situação na instalação ferengi e cozinham o seu plano para resgatar o grupo avançado e resolver o problema. Depois de coletar algum material, eles aparecem e confrontam os ferengis com um improvisado… projetor de slides holográfico, que usam para descrever um “powerpoint” que fizeram para convencer os ferengis que transformar aquele local em um parque temático e área de conservação ambiental vai trazer muito mais lucros para eles. Com isto, a Kynk’s Mugatoland é inaugurada em Frylon IV.

Comentários

No seu todo, “Mugato, Gumato” contou com momentos individuais de humor muito bons, que carregaram o episódio até a linha de chegada, mas os seus elementos mais convencionais não agradaram tanto. Este foi um aspecto desafiador, pois sempre é bom lembrar do que falamos: Lower Decks não é uma série convencional e portanto um julgamento de seus episódios apenas e tão somente por este prisma nunca será realmente adequado.

Aqui, tivemos uma trama principal que tem dois aspectos que se encontram (investigar os avistamentos de mugato e os alferes desconfiarem de Mariner), além de duas outras tramas menores. Tudo aquilo que acabou envolvendo os mugatos foi muito bem tocado, no meu ver: o uso de um elemento da Série Clássica integral ao episódio como um todo, os ferengis propositalmente retratados como aqueles vistos nas primeiras temporadas de A Nova Geração (certamente não a melhor versão, mas remeter a eles foi uma boa ironia), um problema de importância, mas localizado (atividades clandestinas com fauna em planeta dentro da Federação), a retratação dos mugatos enquanto espécie e o humor inserido nesses elementos, que caiu muito bem, em particular a cena da fornicação dos mugatos e o telarita australiano, por exemplo.

Entrelaçado a isso, tivemos Boimler e Rutherford totalmente surtados com o rumor que aprenderam sobre Mariner ser uma agente de alguma força especial federada. Isso teve um aspecto positivo de colocar os dois para atuarem juntos (coisa que vinha faltando). Mas a forma como Boimler e Rutherford agiram ao longo de todo episódio faz pensar que forças federadas de campo estão divididas entre os típicos redshirts incompetentes e os eficientes, mas nefastos, membros de forças especiais clandestinas.

Isso não é algo que chega a ser realmente inconsistente com o que já vimos na franquia como um todo, mas não é algo que seja desejável — é perfeitamente possível existirem forças de elite na Frota, mas sem todo o verniz clandestino que ambos ali consideravam que existiria em Mariner, e ela pode muito bem ter todo aquele treinamento e experiência mas sem a necessidade de ter sido alguma viúva negra em esquadrão suicida. Seguindo essa linha, seria desejável que as explicações de Mariner tivessem sido mais embasadas.

Quanto aos elementos de narrativa do episódio, devo confessar que alguns deles, devido à maneira que foram retratados, podem induzir um estado de espírito convencional em analisar uma série de Jornada: o grupo avançado ir sem feisers ao planeta foi puro fiat de escritor para que fossem facilmente capturados; e a burrice da Freeman foi arbitrária demais em lidar com o trambiqueiro.

No caso do grupo avançado, foi mais um daqueles elementos “roteiro precisa que seja assim”, e aplica-se um pouco da sempre presente dose de “procedimento da Frota que volta para morder o traseiro deles”, e segue o jogo. Já sobre Freeman querer dar uma nave auxiliar inteira para Hyde foi abusar um pouco disso, pois seria como um capitão de destróier da Marinha dos EUA, para compensar um maluco qualquer, entregar de mão beijada um helicóptero MH-60 Seahawk, com toda sua tecnologia sensível embarcada.

É um momento que custa muito caro em lógica em contraste com a quantidade de humor que entrega, uma troca ainda pior do que a equivalente em “Terminal Provocations”, considerando também as ações de Freeman naquele episódio. Foi louvável da parte dela querer consertar o rolo sem burocracia, mas tivesse ela seguido algum procedimento regular a respeito, teria descoberto a pilantragem sem passar vexame na frente de sua tripulação. Mas aí não tem esta trama, claro.

O arco mais redondinho acabou sendo com Tendi, muito por sua simplicidade e ser despretensioso em entregar seu humor. Lastreada em um velho clichê de Jornada de tripulantes que fogem do médico, dava até para ver que T’Ana seria a paciente misteriosa da lista, mas novamente: essa previsibilidade pode muito bem passar batida enquanto elemento de trama quando a diversão que alimenta é bem feitinha. É algo totalmente dentro do esperado para se julgar Lower Decks.

Aqui, tivemos a órion inserida em piadinhas que foram a sua cara e ilustram a maneira pela qual tanto ela quanto T’Ana interagem com seus colegas tripulantes. E todo o “desenvolvimento de personagem” que Tendi recebe ser trabalhado naquele curto período de tempo também foi uma metapiada, claro, como própria frase da órion sugere.

No mais, é interessante observar que eles estão entregando as “miniaventuras” dos teasers de maneira mais integradas ao todo do episódio, em contraste com a primeira temporada, que trazia eventos bem contidos em si mesmos. É um caminho acertado, e ainda conseguimos ter situações cômicas diversas, mas com alguma integração maior no restante do episódio.

No final das contas, apesar dos problemas em relação a elementos da narrativa, o que o episódio entrega é divertido, sempre a prioridade da série, e isso claramente faz a balança pender em seu favor.

Avaliação

Citações

“Well, if raktajino makes you all jumpy, then just swith to human coffee.”
“Eh, I tried, but it’s too weak…”

(Bem, se raktajino te deixa muito agitada, então apenas mude para café humano.)
(É, eu tentei, mas é muito fraco…)
Casal de denobulanos explorando Frylon IV

“I said the tractor beam!”
“It was, Captain! At the lowest tractor factor.”

(Eu disse para usar o raio trator!)
(E usei, capitão. No nível mais fraco de tração.)
Freeman e tenente encarregada de armamento na ponte da Cerritos

“Patingi, are we gonna be in your next book?”
“Hmm? Oh, no, I don’t write, mate. I’ve read five books on moo-goes.”
“Wait. What?”

(Patingi, nós vamos estar no seu próximo livro?)
(Hum? Oh, não, eu não escrevo, cara. Eu li cinco livros sobre muu-gats.)
(Espera aí. Como é que é?)
Boimler e Patingi, sobre a suposta expertise do sujeito no tema

“Maybe the old Tendi was a pushover, but a lot’s changed since slightly earlier today.”
(Talvez a velha Tendi era uma molenga, mas muita coisa mudou desde um pouquinho mais cedo hoje.)
Tendi para T’Ana, sobre a experiência de vida que ganhou em um par de horas

“Oh, Mariner, what’s happening?”
“Those two beautiful, nerdy men are negotiating us to safety using the power of math.”

(Oh, Mariner, o que está acontecendo?)
(Aqueles dois lindos nerds estão negociando nossa liberdade usando o poder da matemática.)
Shaxs e Mariner, ao observarem os alferes negociando com os ferengis

Trivia

  • O título do episódio brinca com as diversas grafias e pronúncias do termo “mugato” no episódio da Série Clássica onde a espécie foi introduzida, “A Private Little War”. Originalmente descrita no roteiro como “gumato”, foi modificada para “mugato” por DeForrest Kelley não conseguir pronunciar direito o termo anterior, ainda que ele e Shatner acabem pronunciando como “mugatu” no episódio. Ainda assim, o termo original “gumato” é utilizado nos créditos finais.
  • Embora este episódio se encontre quase na metade da temporada, sua data estelar é bem no início de 2381, o que indica que a equipe criativa da série pode estar evitando de propósito o costume que havia nas séries de Jornada dos anos 1990 de uma temporada ocorrer aproximadamente durante um ano terráqueo. Isso pode ser uma preparação prévia para conseguirem encaixar um número maior de temporadas antes que a narrativa se aproxime demais de 2385 e, portanto, de eventos estabelecidos por Star Trek: Picard.
  • Este episódio conta com a primeira aparição de denobulanos em outras séries de Jornada desde a introdução desta espécie em Star Trek: Enterprise.
  • Você pode conferir todas as referências e easter eggs do episódio neste artigo de Maria-Lucia Racz no Trek Brasilis.

Ficha Técnica

Escrito por Ben Rodgers
Dirigido por Jason Zurek

Exibido em 2 de setembro de 2021

Elenco

Tawny Newsome como Beckett Mariner
Jack Quaid como Brad Boimler
Noël Wells como D’Vana Tendi
Eugene Cordero como Sam Rutherford
Dawnn Lewis como Carol Freeman
Jerry O’Connell como Jack Ransom
Fred Tatasciore como Shaxs
Gillian Vigman como T’Ana

Elenco convidado

Anthony Atamanuik como Honus
Robert Gilbert como Patingi
Tom Kenny como Kynk e capanga Ferengi
Phil LaMarr como almirante Freeman
Jessica McKenna como alferes Barnes
Ben Rodgers como Steve Stevens
Paul F. Tompkins como Hyde

TB ao Vivo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Leandro Magalhães
Revisão de Salvador Nogueira

Episódio anterior | Próximo episódio