Easter eggs e referências de “The Spy Humongous”

ATENÇÃO: ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS!

The Spy Humongous” é o 6º episódio da segunda temporada de Star Trek: Lower Decks, disponibilizado dia 16 de setembro nos Estados Unidos e Canadá. Os easter eggs e referências, como sempre, são apresentados na ordem que aparecem no episódio, para facilitar seu encontro.

O título do episódio pode ser uma brincadeira com o jogo online Among Us, cuja pronúncia em inglês é semelhante a humongous, e é sobre descobrir impostores a bordo de uma nave.

Os pakleds fazem sua segunda aparição em destaque da temporada, no que parece ser uma tentativa de se tornarem os principais antagonistas da Frota Estelar na série.

Depois que vimos a bandeira dos pakled em “Kayshon, His Eyes Open”, o emblema pakled, destaque na bandeira, é totalmente estabelecido no planeta Pakled. O emblema é baseado em fivelas do cinto dos pakled, vistas no episódio “Samaritan Snare” de A Nova Geração.

Shaxs sugere que Freeman pode estar a caminho de conseguir “uma Enterprise”. Embora ainda não esteja explicitamente declarado na tela, a foto de Thaddeus Riker em “Nepenthe” sugere que Picard foi promovido a almirante até 2381, ano em que este episódio ocorre, deixando uma vaga na ponte da Enterprise. No livro The Last Best Hope, Picard indicou Worf para comandar a Enterprise.

Assim como os pakleds confundiram a Cerritos e a Titan com a Enterprise em “No Small Parts”, aqui eles confundem a capitão Freeman com a capitão Janeway da Voyager.

Os novos amigos de Boimler se denominam camisas vermelhas (redshirts), pois isso os faz “soar invencíveis”. A hesitação de Boimler implica que ele pode estar ciente da piada mais famosa de StarTrek em relação à morte de oficiais aleatórios vestindo vermelho. O romance Redshirts de John Scalzi, essencialmente um prenúncio de Lower Decks, explora essa ideia com mais detalhes.

O alferes Kzinti, só visto em episódios recentes como “Mugato, Gumato”, fala pela primeira vez.

O alferes Casey fala Excelsior. Além de ser a nave do Sulu, nos filmes Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock e Jornada nas Estrelas VI:  A Terra Desconhecida, é também uma saudação que Stan Lee usava com frequência.

 

O espião Rumdar pede para ver o “campo de força carmesim” da Cerritos, uma referência ao primeiro episódio com os pakleds, “Samaritan Snare” de A Nova Geração, onde tal dispositivo fictício apareceu. Este campo de força era uma arma defensiva fictícia, inventada por Geordi La Forge e pelo comandante Riker. O efeito do campo de força foi feito soprando exaustão de hidrogênio através dos coletores Bussard, o que criou um show de luz inofensivo, que foi usado para assustar os pakleds para que devolvessem seu refém, Geordi La Forge, de volta para a USS Enterprise-D. A arma poderia supostamente desarmar os torpedos fotônicos de uma nave de ataque. Na verdade, La Forge desativou manualmente os torpedos enquanto fingia fazer testes para ter certeza de que funcionariam.

Rutherford diz que o esqueleto que Tendi segura pode ser do planeta onde tudo evolui de forma estranha, uma referência ao episódio “Genesis” de A Nova Geração, onde a tripulação sofre uma involução.

Rumdar obtém uma camiseta da USS Cerritos. A equipe da Discovery usava camisas semelhantes, embora neste caso, a camisa tenha a intenção de fazer os fãs rirem dela.

Ao depreciar o espião pakled, Ransom diz: “Não estamos exatamente lidando com os Tal Shiar aqui”, referindo-se à famosa polícia secreta romulana. O Tal Shiar era uma agência de inteligência romulana, uma organização implacável e eficiente, cujo propósito era garantir lealdade; desafiá-los é convidar à prisão, ao desaparecimento forçado ou morte. Foram vistos, entre outros, nos episódios “Face of the Enemy” de A Nova Geração, “Inquisition” e “The Die is Cast” de Deep Space Nine e “Maps and Legends” de Picard.

Mariner cheira uma flor que a ataca. Isso evoca o enredo de “This Side of Paradise” da Série Clássica, onde flores atiravam esporos de êxtase na tripulação. No episódio “The Apple” da Série Clássica, uma flor atirou um monte de espinhos em Kirk, e nocauteou Spock, com um golpe no peito. Outra flor também matou um camisa vermelha, mas deveria ser impossível porque os camisas vermelhas são invencíveis.

Os tubos que piscam, vistos em vários episódios e filmes de Star Trek, aparecem pela 3ª vez nesta temporada, na cena em que Mariner é atacada pelo relógio, depois de serem vistos nos episódios “We’ll Always Have Tom Paris” e “Strange Energies”.

Quando o alferes Kzinti está discutindo a postura com Boimler, ele se curva e enruga as orelhas, assim como o telepata Kzin em “The Slaver Weapon” da Série Animada. Todos os outros Kzinti andam eretos.

A transformação do uniforme de Boimler com ombreiras é uma referência aos uniformes usados em Star Trek: The Next Generation, que tinham ombreiras que eram ocasionalmente visíveis.

Boimler derruba um frasco de nanobots. Originalmente chamados de nanites, microrobôs inteligentes foram introduzidos em “Evolution” de A Nova Geração e mais tarde vistos como nanoprobes usados para assimilação pelos borgs. Rutherford fala que Billups não consegue se lembrar de fechar a tampa do frasco, que foi exatamente o que Wesley Crusher fez no episódio citado.

Enquanto faz seu discurso, Boimler imagina estar na ponte da Enterprise-D. Acredito que esta é a primeira representação animada de uma ponte “famosa” desde a Série Animada.

Na imaginação de Boimler da ponte USS Enterprise-D há um indicador de alerta adicional à direita da porta do turbolift superior, não vista, por exemplo, no episódio “The Wounded” de A Nova Geração.

Boimler sabe como fazer a pose de Riker, apoiando-se no braço da cadeira do capitão. Para comparação: “No Small Parts”, “Kayshon, His Eyes Open”, “Firstborn”, “Et in Arcadia, Ego II” e “Power play”.

A pilha de lixo no escritório do Dr. Migleemo contém um fone de ouvido como os usados por Uhura e Spock na ponte da USS Enterprise na Série Clássica .

Quando Tendi abre o livro Os Três Porquinhos, os porcos voltam à vida. Rumpelstiltskin ganhou vida depois que O’Brien contou a Molly a história em “If Wishes Were Horses” de Deep Space Nine.

Durante a fúria dos Três Porquinhos podemos ver algumas notas de dólar, o Olho da Providência em um pedaço de papel e uma bola mágica 8 azul. O Olho da Providência é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide. Costuma ser interpretado como a representação da divina providência, o olho de Deus observando a humanidade. A bola mágica 8 é uma esfera de plástico, feita para se parecer com uma bola oito, que é usada para adivinhar o futuro ou pedir conselhos. Foi inventado em 1946 por Albert C. Carter e Abe Bookman e atualmente é fabricado pela Mattel.

Os consoles dos laboratórios de ciências da USS Cerritos são baseados nos consoles do laboratório de ciências da USS Voyager, vistos pela primeira vez em “Tuvix”, mas também, entre outros, em “Scientific Method” e “Day of Honor”.

A capitão Freeman faz o espião Rumdar confessar que eles pretendem colocar uma bomba varuviana na Terra. Essa bomba usa o mesmo minério da missão secreta da Titan, introduzido no episódio “Kayshon, His Eyes Open”, desta temporada, onde os pakleds invadem uma mina e são derrotados por Riker.

O tenente Winger Bingston tem um novo show de um homem só, onde ele interpreta todas as luas de Júpiter. No episódio “Moist Vessel”, da 1ª temporada de Lower Decks, ele realizou seu show de um homem só, intitulado A Federação Unida de Personagens, na frente da equipe sênior, incluindo a capitão Carol Freeman e sua filha, a recém promovida tenente Beckett Mariner.

 

Acredite ou não, esta é a terceira vez que Lower Decks faz referência a Armus. Na 1ª temporada, enquanto delirava no episódio “Veritas”, Billups gritou “Tasha não! O saco de lixo está atrás de você! E no final da 1ª temporada, em “No Small Parts”, Mariner diz que vai alimentar Boimler “em um Armus”, como vingança por abandoná-la. Esta é a primeira vez que a poça negra consciente Armus faz sua aparição na tela desde o episódio “Skin of Evil” de A Nova Geração, que tem o nome em português de “A Essência do Mal”, no qual ele mata a chefe de segurança Tasha Yar.

Vagra II, o planeta do Armus, é semelhante, no desenho, ao planeta do episódio “Skin of Evil” de A Nova Geração tanto na versão original como na versão remasterizada.

Na vida real, Armus foi nomeado em homenagem a um dos primeiros produtores de A Nova Geração, Burton Armus.

Estes foram os easter eggs e referências que encontramos. Se você encontrar mais alguma, coloque nos comentários.

Fontes: Jörg Hillebrand, Trekmovie, Trekcore, Reddit, Memory Alpha