Frakes comenta sobre dirigir quarto ano de Discovery

O diretor Jonathan Frakes está envolvido na direção de várias séries Star Trek, sob o comando de Alex Kurtzman. Frakes dirigiu recentemente um episódio de Star Trek: Discovery da quarta temporada, intitulado “Stormy Weather”. O diretor concedeu entrevistas em vários sites comentando a respeito do seu amor por trabalhar por trás das câmeras e a continuidade em Star Trek.

Em Discovery, Frakes comenta ao Io9 o desafio de filmar durante a pandemia.

Para ser franco, isso tira a alegria do trabalho. Mas, felizmente, a Paramount e os estúdios no Canadá e nos Estados Unidos são muito rígidos com o cobiçado protocolo. Testamos diariamente. No início da pandemia, tínhamos que usar uma máscara e depois um escudo além da máscara, quando saíamos do set para conversar com os atores. É sufocante. É frustrante. Estou ansioso pelo momento em que possamos trabalhar da maneira como normalmente fazíamos. Quando eu fui para Discovery nesta temporada, tive que ficar em quarentena em um quarto de hotel por duas semanas. Eu não tinha permissão para sair da sala. Você baixa um aplicativo onde eles verificam sua localização, diariamente. Tem um pouco daquela vibração da Rússia Comunista da Guerra Fria.

No último episódio de Discovery, um dos destaques foi a senciência de Zora e sua interação com a capitã e Gray. A atriz britânica Annabelle Wallis dubla a voz de Zora. Frakes falou ao Screenrant sobre os paralelos de Zora com A Nova Geração. 

Annabelle Wallis dá voz a Zora.

Tem muito do Data, não tem? Aspirando a ter senciência e aspirando a ter emoções humanas … conforme a senciência e o caráter de Zora foram revelados no decorrer da temporada, acho intrigante que os outros personagens da série tratem Zora com respeito e um certo nível de polidez e civilidade. não se associa a falar com o Siri, com o computador ou com a Alexa. Eu acho muito inteligente o que está acontecendo com Zora.

Uma das coisas que Jonathan Frakes revela sobre esse episódio (“Stormy Weather”) foi a necessidade de ter mais de uma pessoa para fazer Zora. Desde 2018, a voz da IA ​​é fornecida por Annabelle Wallis. Mas Wallis não estava no set junto com os atores. Frakes achou necessário uma atriz dar a voz no momento da filmagem para ter esta conexão maior com os atores. Assim, essa tarefa ficou a cargo da atriz canadense Robinne Fanfair, como disse ao Inverse.

Ela passou a fazer parte do nosso elenco naquela época. Ela agia um pouco como Annabelle, e provavelmente poderia ter desempenhado o papel sem rodeios se o papel já não tivesse sido escolhido.

Frakes teve que ser criativo para instruir o ator Ian Alexander, que interpreta o personagem Gray, a interagir com algo que não existia – realizar um monólogo como se fosse um diálogo.

Eu não dirigi Ian até o episódio 6. Ian e eu estávamos no set do bar da nave com, essencialmente, Zora como o segundo personagem na cena, e a Steadicam. Exploramos o espaço, exploramos o relacionamento. Acredito que Ian teve muito mais experiência com as câmeras do que Blu Del Bario. Portanto, fiquei menos surpreso com sua conscientização.

Retorno para a quinta temporada?

A quinta temporada de Discovery ainda não foi anunciada, mas em sua aparição ao The Ready Room, onde falou sobre o AR Wall (que não foi usado em “Stormy Weather”), Frakes indicou que espera retornar mais uma vez para a série:

Eu nunca consegui filmar [no AR Wall] … Estarei ansioso por isso na próxima temporada, mas parece fabuloso. Assisti ao sinal, que é o que eles colocam no escritório do produtor, é de tirar o fôlego … Supera o que costumávamos fazer, que é falar com um “X” em uma tela verde.

Dirigindo a segunda e terceira temporadas de Picard

Quando a segunda temporada de Picard estrear em fevereiro, veremos o trabalho de Frakes nesses episódios. O showrunner desta temporada é Terry Matalas. Frakes comentou ao Inverse sobre este trabalho.

Terry Matalas é como Mike McMahan no sentido de que ele tem uma experiência incrível e amor – amor específico – pela Nova Geração. Ele tem um senso de humor incrível e um ótimo senso de narrativa. Acho que com a segunda temporada de Picard, Terry acertou em cheio.

Eu dirigi uma série de episódios na temporada 2 de Picard e estou terminando de editar alguns episódios que dirigi na temporada 3. Eu amo estar nessa série também.

Animado por trabalhar em Strange New Worlds

Devido a medidas de saúde, Frakes não teve a chance de dirigir nenhum episódio de Star Trek: Strange New Worlds 1ª temporada, mas diz que está prestes a começar a dirigir na 2ª temporada. Ele está animado para trabalhar Strange New Worlds, onde verá novamente Rebecca Romijn, Ethan Peck e Anson Mount, elenco no qual ele dirigiu durante a segunda temporada de Discovery.

E estou agendado para dirigir Star Trek: Strange New Worlds temporada 2, que perdi a temporada 1 por causa da pandemia. Esse programa tem mais um sabor novo para Star Trek. Mal posso esperar para ver.

A segunda temporada de Strange New Worlds ainda não foi anunciada oficialmente, mas foi relatado que entrará em produção em fevereiro de 2022, antes mesmo da estreia da primeira temporada, prevista para estrear no primeiro semestre de 2022.

Mais de Riker em Lower Decks

Ele também voltou a atuar na voz do Capitão Riker para a 2ª temporada de Lower Decks e diz que o showrunner Mike McMahan “capturou um novo gosto por Star Trek”.

Falando sobre a série animada, Frakes indicou, ao Screenrant, que ele retornará como Capitão Riker na terceira temporada:

Eu tenho mais (cenas) em Lower Decks. Acabei de assistir Lower Decks com Mike McMahan e Jack Quaid [Boimler].

E finaliza.

Estou emocionado por dirigir Strange New Worlds, bem como Picard, e por fazer parte de Lower Decks, então, me sinto muito abençoado por continuar a tradição de Star Trek.

A quarta temporada, assim como as demais, da série Discovery está sendo transmitida pelo Paramount+ Brasil.

A série animada Star Trek: Prodigy teve um hiato no meio da primeira temporada. Seu retorno está previsto para 6 de janeiro de 2022. No Brasil, a animação vai estrear pelo Paramount+ em data ainda não anunciada.

Já o segundo ano de Star Trek: Picard está previsto para estrear em fevereiro de 2022, mas sem data definida. A primeira temporada está disponível no Amazon Prime Video.

A produção da terceira temporada de Star Trek: Lower Decks está em andamento, mas ainda sem data para estreia. A primeira e segunda temporadas estão disponíveis no Paramount+ Brasil.

Fonte: TrekMovie