Fã cria vídeo de A Nova Geração como série animada

O primeiro desenho animado baseado em Star Trek, surgiu nos anos 70, logo após o cancelamento da série original. Star Trek: The Animated Series, que dava continuidade as viagens da Enterprise de Kirk, foi criada em 1973 e 1974 por uma produtora de animação chamada Filmation Associates.

A empresa ficou conhecida por usar uma técnica de animação chamada rotoscopia, que consiste em criar sequências animadas desenhando as imagens de um vídeo real, quadro a quadro. Ela produziu várias dezenas de séries animadas, até seu encerramento em 1989.

Esta semana, um vídeo chamou a atenção dos trekkers no youtube. Produzido pela empresa Gazelle Automations, o vídeo de 2 minutos, recria, em animação, a série A Nova Geração do mesmo modo como seria se produzida pela Filmation.

A Gazelle Automations tem o objetivo de criar entretenimento com a magia dos bonecos, miniaturas de modelos e animação. Eles trabalham com Thunderbirds de Gerry Anderson, ITV, BBC, CBC e outros.

Recriando meticulosamente na aparência de The Animated Series, este vídeo é um deleite para os fãs de Star Trek. No clipe, vemos um ataque Borg a Enterprise-D, com Picard sendo sequestrado. Essa sequência é parte do episódio “The Best of Both Worlds”, da quarta temporada. Foram usadas as mesmas falas dos personagens interpretados pelos atores da série. No vídeo temos também um personagem da espécie Kzinti, que se originou na The Animated Series.

O TrekMovie entrou em contato com Justin Lee, um dos donos da Gazelle Automations, para obter mais informações sobre esta homenagem única à Série Animada.

Este vídeo foi apenas um pouco divertido ou havia mais do que isso?

Minha esposa e colega fundadora da Gazelle Automations, Lindsay Lee, é fã de Star Trek: The Animated Series (assim como eu), e falamos há muito tempo sobre como esse programa está cheio de situações sérias e histórias muito sérias, mas com esse estilo de filmagem torna muito disso bastante hilário. Então, comecei a pensar em como seria legal homenagear Star Trek e o quanto a amamos dando esse tratamento TAS (Série Animada) a um momento realmente crucial na história de Star Trek. O que, claro, era Picard sendo sequestrado pelos Borg. E também emparelhar o diálogo de A Nova Geração com a música de TAS de Ray Ellis era apenas algo que realmente queríamos ouvir!

A recepção do vídeo de A Nova Geração me pegou totalmente de surpresa. Depois que postei ontem, eu meio que desliguei tudo e não vi o que tinha acontecido até esta manhã. Então, estamos pensando em coisas agora, mas ainda é uma surpresa maravilhosa que muitos outros fãs estejam gostando disso!

Eu trabalhei nisso por cerca de uma semana. É engraçado que muitas pessoas (inclusive eu) associem o estilo Filmation a ser ‘barato’ (o que em termos relativos é), porque eu encontrei para recriar autenticamente a aparência, não poderia usar a maior parte do meu digital como interpolação de arte para a cabeça, antebraço, torso, etc. Às vezes, a Filmation deslizava uma celuloide estático para fazer um personagem se mover (o Kzinti assustado em The Slaver Weapon vem à mente), mas muitas vezes o movimento do personagem ainda era desenhado um celuloide de cada vez. Então, acabei fazendo uma tonelada de desenhos (mesmo que não pareça!), então, havia aquela ‘vida’ desenhada à mão para o movimento e as linhas. Eu também notei que a sujeira, impressões digitais e assim por diante nos celuloides mudavam toda vez que os celuloides eram trocados, então havia elementos adicionais animados por cima para simular isso.

Sempre tive a intenção de mostrar a porta do turboelevador aberta (um erro frequentemente visto em TAS), mas a ideia de colocar um oficial Kzinti no comando foi uma adição de última hora. De repente, lembrei-me de Walter Koenig falando sobre escrever para TAS, e como Gene Roddenberry continuava dizendo a ele para explorar o meio de animação. Portanto, não seria certo ter uma tripulação animada da ponte A Nova Geração que fosse quase toda humana!

Estou realmente muito feliz que muitos outros fãs estejam gostando deste vídeo. É absolutamente uma carta de amor para Star Trek e uma homenagem à A Nova Geração e TAS. Mas é claro que o estilo de animação é maravilhosamente engraçado!