VOY 3×12: Macrocosm

Janeway desfaz o penteado, engatinha, rola por corredores e testa a força física

Sinopse

Data estelar: 50425.1

Ao retornarem de uma missão comercial com os tak tak, Janeway e Neelix ficam perplexos quando encontram a Voyager à deriva no espaço. Depois de pousar sua nave auxiliar no hangar, eles notam que não há tripulantes à vista e que muitos dos sistemas estão desativados. Enquanto investigam a nave aparentemente deserta, seu turboelevador é atacado por várias formas de vida, uma das quais faz um rombo na porta com um longo ferrão. Neelix é atingido por uma substância viscosa, mas a dupla consegue escapar. Porém, não muito depois Neelix começa a passar mal, levando a capitã a correr pelos tubos Jefferies à procura de um kit médico de emergência. Quando volta para medicá-lo, ele se foi.

Agora sozinha, Janeway se arma pesadamente e vai até a ponte, onde é picada por uma das estranhas formas de vida. No Refeitório, descobre muitos tripulantes inconscientes, sob a guarda de uma enorme criatura que tenta atacá-la.

Buscando refúgio na enfermaria, Janeway encontra o Doutor armado com um feiser. Ele conta que a nave está tomada por um estranho macrovírus alienígena e explica que, enquanto ela e Neelix estavam fora, a Voyager respondeu a um pedido de auxílio médico vindo de uma colônia de mineração infectada pelo vírus. Alguns dos “bichos” migraram para a nave quando o Doutor retornou e, desde então, espalharam-se pelos sistemas e pela tripulação. O Doutor reporta que desenvolveu um antígeno, mas que não teve a chance de testá-lo, já que as enormes versões adultas do vírus – como a que atacou a capitã – o impediram de deixar a enfermaria. Infectada, Janeway se candidata a testar a droga e é curada. Agora, o problema é espalhar o medicamento para toda a tripulação.

Janeway sugere que a cura seja distribuída em forma gasosa pelo sistemas ambientais da nave. Usando seu arsenal, ela luta em seu caminho até os controles. Mas antes que a capitã possa espalhar o antígeno, a Voyager é atacada pelos tak tak, que querem exterminar o vírus destruindo a nave. Janeway conta-lhes sobre a cura e pede tempo para tratar sua tripulação. Eles concedem uma hora. Com os controles ambientais danificados pelo ataque, ela consegue desenvolver uma bomba carregada com o remédio e destrói os invasores com êxito.

Comentários

A história da semana só teve um propósito aparente: testar os limites físicos da capitã. Esse lado nunca antes tratado em Voyager foi diversas vezes mostrado nas outras séries de Jornada. Todos sabem que os capitães acabam passando por provas físicas, sendo surpreendente que até então Janeway, com sua vida pouco convencional no quadrante Delta, não tenha descido do salto (salvo raras exceções, como “Resistance” e “Basics”).

O fato é que ver um William Shatner jovem e sem camisa jogando-se no chão é bem diferente de uma Kate Mulgrew, atriz com 41 anos de idade. Não que a idade ou o fato de ela ser mulher represente alguma coisa, aliás, Mulgrew está em ótima forma e se orgulha de ter feito 99% das cenas de ação da série, mas o telespectador deve ter se surpreendido com o desempenho da personagem (e, consequentemente, da atriz), pois até então ela sempre foi enérgica nas palavras e não nos movimentos.

É nisso que se restringe a parte interessante do roteiro (que foi divertido, mas fraco). Nisso, e na participação sempre especial do Doutor, porque, quanto à parte científica, o episódio é digno dos comentários de “Parallax” e “Threshold”.

Sobre os outros personagens, que tiveram apenas participações pequenas, vale ressaltar a interação entre Paris e Torres. Nesse ponto da série o telespectador deve começar a ficar mais atento no relacionamento dos dois e na promoção de Neelix. O papel dele na nave vai mudar drasticamente a partir do episódio seguinte.

Houve pequenas indicações de continuidade. Foi citado o bebê da alferes Wildman (“Deadlock”) e o programa “Bom Dia Voyager” que Neelix apresentou em “Investigations”. Neelix também menciona que só tem um pulmão, referindo-se ao episódio “Phage”, da primeira temporada.

Avaliação

Citações

“Grab a phaser, Ambassador. We’re going to get some answers.”
(Pegue um fêiser, Embaixador, vamos conseguir umas respostas.)
Janeway

“Well, Ambassador, I’d say we’ve got a non-expected guest.”
“Somehow I don’t think he is the diplomatic type.”
(Bem, Embaixador, parece que temos um convidado surpresa.)
(De alguma forma não acho que ele seja do tipo diplomático.)
Janeway e Neelix

“Who designed this ship, anyway?”
(E quem foi que projetou esta nave?)
Doutor

“One down. Ten billion to go.”
(Um a menos. Faltam dez bilhões.)
Doutor

Trivia

  • O episódio fala da primeira missão externa do Doutor.
  • Durante as filmagens do episódio, Kate Mulgrew disse: “Eu tenho pouco envolvimento com as histórias que eles escrevem, eu não posso escolher a essência das histórias. Posso colocar a minha posição, fazer alterações que julgo necessárias, mas se eles vão fazer um ‘Macrocosm’, e é o que eles vão fazer, eu tenho que pegar um rifle fêiser e fazê-lo, e faço 100%. Mas este foi o único episódio de ação orientado em mim. Eu viveria sem ter que pular de escotilha em escotilha com um rifle fêiser – vou ser perfeitamente franca sobre isso”.

Ficha Técnica

Escrito por Brannon Braga
Dirigido por Alexander Singer

Exibido em 11 de dezembro de 1996

Título em português” “Macrocosmo”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco Convidado

Albie Selnick como Tak Tak
Michael Fiske como mineiro Garan

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Ricardo Delfin
Revisão de Roberta Manaa

Episódio anterior | Próximo episódio