Daniel Davis diz o que Moriarty mudou em Picard

Um dos momentos que causou surpresa no novo trailer de Star Trek: Picard, na NYCCC, foi o retorno de Moriarty, o vilão holográfico de Sherlock Holmes, que se tornou senciente na USS Enterprise-D. O ator Daniel Davis, intérprete de Moriarty, voltou ao papel depois de quase três décadas. Ele revela mais sobre o retorno do personagem, incluindo alguns pequenos spoilers.

O holograma de James Moriarty apareceu na segunda temporada de A Nova Geração, episódio “Elementary, Dear Data”, onde Geordi La Forge se encarregou de criar no computador da Enterprise um oponente que pudesse derrotar Data, num jogo holográfico.

O resultado foi um holograma que se tornou autoconsciente e tentou assumir o controle da nave. Davis interpretou o personagem novamente em “Ship in a Bottle” na sexta temporada, que terminou com o holograma sendo armazenado em um cubo que executou uma simulação para que ele acreditasse que havia escapado da USS Enterprise e fosse viver sua vida no universo do século 24. A nave Enterprise-D teve um pouso forçado e semi destruída em Veridian III (filme Star Trek Generations).

Agora o personagem está retornando na 3ª temporada de Picard. O showrunner Terry Matalas disse no painel NYCC que ele é um dos seus três vilões (os outros dois são Vadic de Amanda Plummer e Lore de Brent Spiner). Durante o painel da NYCC, Sir Patrick Stewart foi convidado a falar sobre trabalhar com Daniel Davis novamente, mas para evitar spoilers, ele apenas disse:

Moriarty estar de volta é divertido e ameaçador.

Em um novo vídeo de Cameo de Tim Roy (não disponível), Daniel Davis disse que estava feliz por finalmente poder falar sobre isso, mas também revelou que ele só aparece em um único episódio de Picard.

Eu tenho que dizer um aleluia porque meu acordo de confidencialidade foi levantado ontem na New York Comic Con com o anúncio de que Moriarty retornaria. Eu tive que ficar com essa informação desde dezembro passado, quando fui a Los Angeles para filmar o episódio. Foi uma experiência fantástica como sempre é… O trabalho foi maravilhoso. Foi apenas um dia de filmagem.

Enquanto seu tempo na temporada parece ser limitado, Davis deixou uma pista muito interessante:

A única coisa que creio que posso dizer é que acho que os fãs vão gostar mais do que acontece se entenderem que é um pouco de retorno a uma temporada anterior, muito antes de Moriarty aparecer – o primeiro encontro entre Riker e Data. Você deve se lembrar disso.

O primeiro encontro de Riker e Data foi na cena na estreia da série A Nova Geração em “Encounter at Farpoint”, quando Riker encontra Data no holodeck, onde Data estava tentando dominar o assobio. Davis também indica que na terceira temporada de Picard, ele tem uma cena com o Riker (Jonathan Frakes):

Como Riker diz no roteiro da cena que fizemos: “Esta não é a Moriaridade que conhecemos da Enterprise”. E de fato, isso é verdade. E isso é tudo que posso te dizer. É um tipo diferente de Moriarty, mas ainda é Moriarty. É muito emocionante.

Embora Davis tenha filmado apenas por um dia, ele ficou impressionado com a escala da produção e a atenção aos detalhes. Ele lembrou que para Moriarty em A Nova Geração eles usaram um traje alugado da famosa Western Costume Company, mas em Picard a produção enviou alguém para sua casa, em Nova York, para medi-lo para um traje personalizado.

Eles tinham feito a roupa sob medida para mim e se encaixava como uma luva. Foi absolutamente surpreendente, incluindo uma capa inverness. Era um traje incrível. E então, claro, você é tratado tão maravilhosamente pela empresa.

Ele também se lembrou de poder passar algum tempo de qualidade com Sir Patrick Stewart.

Naquele dia, quando terminei minha prova, eu estava voltando para o estacionamento e encontrei Jonathan Frakes e ele estava do lado de fora do trailer de Patrick Stewart, e Patrick Stewart enfiou a cabeça para fora e ele terminou seu trabalho do dia e ele disse [na voz perfeita de Stewart], “Oh, Daniel, que maravilha que você está de volta” e eu fui convidado para o trailer dele, e nós sentamos e conversamos por talvez 90 minutos… Patrick e eu temos uma experiência semelhante no teatro e nós dois conhecemos Ian McKellen. Claro, eles são amigos muito próximos e eu apoiei Ian em Amadeus na Broadway. Então, nós tivemos muito o que conversar sobre o teatro e sobre seus planos e com o que ele está envolvido atualmente – e eu não posso falar sobre nenhuma dessas coisas também. Mas passamos momentos maravilhosos juntos.

A temporada final de Picard, com dez episódios, estreia na quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023, nos EUA, e no Brasil na sexta pelo Amazon Prime Video, onde estão disponíveis as duas temporadas anteriores.

Fonte: TrekMovie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok