Jonathan Frakes fala sobre a 3ª temporada de Picard

Jonathan Frakes, que em Star Trek: A Nova Geração fez o papel de William T. Riker, e agora é capitão da Frota Estelar em Star Trek: Picard, deu uma entrevista para a revista inglesa SFX, falando sobre a terceira temporada do seriado, que estreia no Paramount+ dos Estados Unidos no próximo dia 16 de fevereiro e no Brasil no dia 17 de fevereiro, também no Paramount+.

Veja aqui as perguntas da revista e as respostas de Frakes:

Isto parece o maior Star Trek já feito.

É incrível, não é? É espetacular. Parece muito com um filme, mas tem uma pequena vibração de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato. Estou entusiasmado com isso. Terry [o showrunner Terry Matalas] revitalizou toda a franquia.

Como foi revisitar Riker de uma maneira tão proeminente?

Fiquei emocionado, Terry realmente entendeu. Mas também fiquei nervoso porque eu estava principalmente dirigindo. Estava ansioso, de uma maneira positiva. Eu sabia que seria essencialmente uma explosão, porque estes são meus amigos. Francamente eu não sabia que ia ser desta alta qualidade, a história e a filmagem. Eu dirigi os episódios três e quatro. Foi um período de tempo realmente emocionante por estar fazendo este seriado novamente, estar com Patrick [Sir Patrick Stewart, o almirante Picard] e estar em conflito. Ter Riker em conflito com Picard foi delicioso.

Havia alguma coisa em Riker que você quisesse mudar?

Terry fez isso por mim. Ele criou um conflito. Roddenberry, por alguma razão que eu não entendo, acreditava que na Enterprise a família deveria estar virtualmente livre de conflitos. O que, como todos sabemos, é exatamente o oposto do que o drama precisa. À medida que avançamos no cânone de Star Trek, o conflito se tornou menos proibido. A ideia de que Picard e Riker têm dois pontos de vista diferentes sobre como as coisas devem ser tratadas, cria um drama melhor. Terry realmente fez esse trabalho, por isso eu estava tão entusiasmado com o novo Riker.

Para onde você acha que a estrada leva você e o elenco?

Espero que a estrada conduza para outra série. O cenário está lá claramente, como você verá até o final da temporada. Tudo me parece que os personagens desta última temporada de Picard, se der certo, estão preparados para outra jornada. Estou certamente otimista. Acho que pode ser o fim da história de Picard, mas não tenho certeza se é o fim da história de A Nova Geração. Esta é a vibração. Eu sou um eterno otimista. Tenho certeza de que é o que Terry gostaria!

Você consideraria um filme?

Os filmes são difíceis! Nem mesmo JJ [Abrams] consegue lançar este quarto filme. Todos esses maravilhosos rumores? Noah Hawley estava ligado a um filme de Star Trek, e Quentin [Tarantino] estava brincando com as emoções das pessoas sobre fazer um filme. Se esses dois nomes não conseguem fazer a droga de um filme, não sei. A TV é o futuro, me parece.

Em que momento você percebeu que isso estaria com você para sempre?

Provavelmente aconteceu na terceira ou quarta temporada de A Nova Geração, quando o público do antigo seriado, os fanáticos trekkers da Série Clássica, que não queriam ter nada a ver com um capitão inglês careca com um nome francês, gradualmente nos deixaram entrar em seu mundo. Eu não sabia o quão importante era Star Trek. 35 anos depois, eu nãopodia estar mais grato.

 

Não há muitos atores que retornam a um papel depois de 35 anos.

A ideia é que o espetáculo está repleto de pessoas idosas! Patrick tem mais de 80 anos, todos nós estamos na década de setenta. LeVar [LeVar Burton/Geordi La Forge] é o cara mais jovem do elenco e tem 65 anos. É uma loucura. Somos todos tão velhos que é bizarro. Os níveis de leveza nesta série, é muito fácil trabalhar juntos, os personagens se conhecem, eles fazem piada uns com os outros. O público sabe… é por isso que Deadpool me parece um grande sucesso. É uma espécie de modelo Marvel; eles piscam o olho um para o outro e permitem o humor e eu acho que o público é sofisticado o suficiente para que a leveza faça parte do nosso mundo. A gente sabe que isso ajuda a não se levar muito a sério. É apenas um incrível show de ficção científica ambientado no século 29, ou o que quer que seja.

O que você pode adiantar sobre o crossover Strange New Worlds/Lower Decks que você dirigiu?

É tão bom. Eu tenho Jack Quaid e Tawny Newsome, que são incríveis. Para mim foi uma delícia, porque é uma comédia a todo vapor. Completa. E eles são destemidos lá, eles fazem grandes balanços em Strange New Worlds. Eles são animação no início e no final. É um produto inteligente e simples. Não é realmente Roger Rabbit porque o que acontece é que estes caras vêm para cá, são humanos e você os aceita assim que eles chegam na Enterprise. Os dois têm grande energia, e isso liberou os atores de Strange New Worlds para atuar mais amplamente. Anson [Anson Mount/capitão Pike] é um comediante maravilhoso, muito seco, mas Rebecca [Rebecca Romijn/Una Chin-Riley] também é. Isso encorajou Ethan [Ethan Peck/Spock] e todo mundo, foi muito positivo para eles, tendo a coragem de fazer uma comédia completa, especialmente em um crossover com um seriado de animação.

Qual é a peça mais estranha de mercadoria Riker que você já viu?

O dispensador da bala Pez é o mais absurdo [risos], mas também acho bizarro encontrar pessoas que arregaçam as mangas e têm um Riker no bíceps ou na coxa. É mais do que incrível. Mas o dispensador da bala Pez tem um senso de absurdo. Também acho engraçado que todos os anos eu tiro fotos de pessoas pendurando seus enfeites de Natal da Enterprise ou do Riker. É muito louco.

Star Trek: Picard estreia no Paramount+ dos Estados Unidos na quinta-feira, dia 16 de fevereiro e no Brasil, também no Paramount+, no dia 17 de fevereiro.

Fonte: SFX número 362, Fevereiro de 2023

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok