VOY 3×19: Rise

Tuvok depende de Neelix e acaba levando uma baita lição de moral

Sinopse

Data estelar: Desconhecida

Quando a Voyager tenta sem sucesso vaporizar asteróides que ameaçam o planeta-natal Nezu, a tripulação recebe uma mensagem do Dr. Vatm, um astrofísico que vem analisando fragmentos na superfície. Vatm quer conversar com o embaixador Nezu, que no momento está a bordo da nave da Federação.

Neelix, Tuvok e um Nezu chamado Sklar vão ao planeta, onde encontram dificuldades de navegação e sofrem um acidente com sua nave auxiliar. Eles encontram Vatm, mas perdem o contato com a Voyager. Neelix então sugere que eles reativem um vagão de transporte que conduz a uma estação espacial em órbita. Se conseguirem ascender acima da turbulência atmosférica do planeta, poderão se comunicar com a nave. Porém, assim que tornam o sistema operacional, Vatm tenta sair sozinho. Tuvok o detém e o grupo começa a subida.

A jornada para cima é desconfortável e perigosa. Vatm se recusa a dizer por que tentou subir sem eles e concentra-se em beber água para amenizar o desconforto. Mais tarde, começa a delirar e diz que há alguma coisa em cima do veículo. Em seguida, tem um ataque e morre. Para Tuvok, trata-se de assassinato; a água dele estava envenenada.

Neelix insiste que descubram o que está no teto, e Tuvok relutantemente sobe. Ele encontra um dispositivo de armazenamento de dados que contém informação sobre uma nave alienígena. Sklar subitamente aparece e o empurra de cima do vagão, mas o Vulcano sobrevive agarrando-se em uma bobina de indução sob o transporte. Neelix ajuda Tuvok a voltar para dentro e na luta que se segue Sklar cai para a morte.

Finalmente, o grupo consegue contatar a Voyager e é transportado a bordo. A tripulação é confrontada por uma nave da Ordem Etaniana, que aspira a posse de Nezu para si. Os Etanianos criam desastres “naturais” — como chuvas de meteoros — em planetas que cobiçam, e então tomam controle quando os habitantes evacuam. Com a informação tática que Tuvok descobriu no dispositivo, Janeway consegue desativar a nave Etaniana. Depois do fato, a tripulação descobre que Vatm sabia que havia um traidor entre os Nezu: Sklar. Porém, não sabia em quem podia confiar. Seu silencio acabou lhe matando.

Comentários

O episódio foi mediano em muitos aspectos. O roteiro não tem muita originalidade, os personagens Nezu pareciam clichês e quase não houve participação da tripulação. Aliás, quanto tempo faz desde que a premissa da série foi trabalhada? Não dá para entender muito por que Voyager estava ajudando colonos de uma raça alienígena, desperdiçando os tão preciosos – e teoricamente insubstituíveis – torpedos. Com certeza não era em troca de um meio mais rápido de chegar em casa…

No terceiro ano, o senso de “recursos limitados” parece desaparecer de vez da cabeça de quem escreve as histórias. E a Voyager cada vez mais é abordada como uma nave convencional da Federação, a poucos anos-luz de uma base estelar. Mas, no contexto do relacionamento entre Tuvok e Neelix, a história não deve ser subestimada. Se a temporada peca por deixar de lado o realismo da situação, ganha mérito por desenvolver os personagens mais do que as anteriores.

“Rise” é claramente um episódio baseado em Tuvok e Neelix. Em “Caretaker”, o público já sabe que a relação entre os dois será problemática. Eles são como água e óleo, e, embora Neelix demonstre alguma afeição pelo Vulcano, o sentimento com certeza não é recíproco.

Pelo contrário, Tuvok não se preocupa em esconder o desconforto de estar na presença do Talaxiano. Às vezes, tem-se a impressão de que ele não apenas se acha superior àqueles à sua volta – no caso dessa semana, lembrando ao Nezu que sua raça possui força física superior -, mas faz questão de deixar isso claro. Qual é a lógica em esperar de Neelix a perícia de um oficial da Frota com anos de treinamento e prática? Qual é, também, a lógica de deixá-lo com a ansiedade lá em cima em situações de risco extremo? A lógica deste Vulcano vem caindo em descrédito…

Essa tem sido uma temporada difícil para Neelix; rompeu o namoro com Kes, a Voyager finalmente ultrapassou o espaço conhecido por ele, e o Talaxiano está desesperadamente tentando ser indispensável à capitã. Mas, no planeta, demonstrou grande habilidade de liderança. Embora Tuvok não tenha enxergado isso, um “oficial da moral” tem um talento nato para isso. Neelix sabe que manter as pessoas calmas aumenta a produtividade, estimula a lealdade e confiança. Engraçado, pois aqui os papéis se invertem. Agora é Neelix que detém o conhecimento, enquanto Tuvok é forçado a se calar e ouvir.

Sobre a trama secundária, realmente não há muito o que dizer… foi fraca. Talvez a produção não tenha querido tirar a atenção da “dupla dinâmica” e acabou colocando uma raça sem atrativo algum, uma batalha para enfeitar o episódio, e novas teses cientificamente improváveis – no caso, os asteróides teleguiados. Se a Ordem Etaniana tinha potencial bélico a ponto de construir asteróides devastadores e naves com poder de fogo, por que agiam às escondidas? Não faz sentido algum intimidar o inimigo dessa forma, pois não há vantagens definidas nisso.

Sobre o traidor, parece que a história é uma cópia de “Ex Post Facto”, do primeiro ano. A diferença é que aqui Tuvok não o detecta a tempo, e não há qualquer motivo para a traição. Além disso, a sua identidade é evidente desde o começo da história…

Mas, mais uma vez, “Rise” merece crédito. É um dos raros episódios a tratar da relação Tuvok e Neelix, e o faz bem. Só é uma pena que as melhores cenas estejam nos dois últimos minutos de tela. É sempre interessante ver alguém dando uma lição de moral em um Vulcano, principalmente se este Vulcano é Tuvok.

Avaliação

Citações

“Vulcans are notoriously difficult to impress.”
(Os Vulcanos são notoriamente difíceis de impressionar.)
Doutor

“Strange, but I really like him. I just wish the feeling was mutual.”
(Estranho, mas eu gosto dele de verdade. Só queria que o sentimento fosse mútuo.)
Neelix

“Thank you, mr. Neelix.”
(Obrigado, sr. Neelix.)
Tuvok

“Your instincts were correct. However, one day your intuition will fail and you will finally understand that logic is primarily above all else.”
“And one day. mr. Vulcan, I’ll get you to trust your gut.”
“That is doubtful.”
(Seus instintos estavam corretos. No entanto, um dia a sua intuição falhará e você finalmente entenderá que a lógica está primeiramente acima de tudo.
(E um dia, sr. Vulcano, vou fazer você confiar no seu pressentimento.)
(Isso é improvável.)
Tuvok e Neelix

“Something tells me you just hate to lose an argument.”
“Losing is irrelevant.”
“See what I mean?”
“No, I do not.”
(Algo me diz que você simplesmente odeia perder uma discussão.)
(Perder é irrelevante.)
(Vê o que quero dizer?)
(Não, não vejo.)
Neelix e Tuvok

Trivia

  • Jeri Taylor, a principal produtora de Voyager durante a terceira temporada, expressou em entrevista o seu desapontamento com a história. “‘Rise’ simplesmente não foi feito da forma que tínhamos imaginado. Ele teve uma concepção maravilhosa, mas tinha que ter sido ancorado no que estava acontecendo entre Neelix e Tuvok e eu não acho que isso foi tratado como deveria”, disse.
  • Alan Oppenheimer também participou de A Nova Geração, como Koroth, no episódio “Rightful Heir”, da sexta temporada, e em Deep Space Nine foi o capitão Keogh, de “The Jem’Hadar” (segundo ano). Além disso, em 2000 emprestou a voz para o jogo Star Trek: Starfleet Command – Volume II: Empires at War.
  • Tom Towles apareceu em Deep Space Nine como o Klingon Hon’Tihl, no episódio “Dramatis Personae”, do primeiro ano da série.

Ficha Técnica

História de Jimmy Diggs
Roteiro de Brannon Braga
Dirigido por Robert Scheerer

Exibido em 26 de fevereiro de 1997

Título em português: “Ascensão”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco convidado

Alan Oppenheimer como embaixador Nezu
Lisa Kaminir como Lillias
Kelly Connell como Sklar
Tom Towles como Dr. Vatm
Geof Prysirr como Hanjuan
Gary Bullock como Goth

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Ricardo Delfin

Episódio anterior | Próximo episódio