Todd Stashwick se despede do Capitão Shaw

O episódio 9, “Vox“, da terceira temporada de Star Trek: Picard, trouxe a despedida de um personagem que ganhou a simpatia dos fãs, o capitão Liam Shaw, oficial comandante a bordo da USS Titan-A.

Todd Stashwick, que interpretou Shaw, conversou com ComicBook e comentou a respeito de seu trabalho e satisfação de estar na série.

Reação pela morte de Shaw

A decisão de ter isso como parte do arco da história não veio imediatamente. Isso foi algo que foi decidido no final da temporada. Então, é claro, você tem um pouco de funeral em seu coração porque pensa: “Eu só quero continuar e continuar”.

Eu seria negligente em dizer que não doeu nem um pouco no meu coração, entendendo que serve para uma história maior, e então estamos aqui para contar boas histórias. E karmicamente, há um círculo completo nisso, onde Shaw consegue pagar a dívida que lhe foi dada no início de sua carreira. Então, eu vejo todas as razões narrativas para isso.

Egoisticamente, como ator, eu pensei, “Cara, tudo bem.” Ninguém nunca quer ouvir isso. Ninguém nunca quer que isso aconteça. Como personagem, você só quer continuar e continuar e continuar e continuar.

Mas eu entendo e acho … Acho que é uma bela e poética conclusão de seu tempo em Picard.

Todd diz se espera uma campanha dos fãs pelo retorno do Capitão Shaw, como foi com Lorca.

Se eu esperasse algo disso, diria muito sobre meu perfil psicológico. Eu não espero nada. Eu não esperava nada. Eu me diverti muito gravando isso e fiquei impressionado com a resposta ao personagem.

Eu fiz uma piada para Terry. Eu disse: “Devemos fazer um vídeo in memoriam onde você mostre a morte de Spock, a morte de Data, a morte de Picard e depois a morte de Shaw.”

Todd Stashwick em Enterprise

Olha, é ficção científica, então se eles precisarem narrativamente que Shaw apareça de novo, eles sabem onde me encontrar. Mas há um milhão de maneiras pelas quais eles podem encontrar uma maneira de ver esse homem novamente, se acharem adequado se a história for divulgada dessa maneira. Os fãs são poderosos, eles são capazes de fazer muitas coisas, mas se tudo o que consigo na minha experiência em Star Trek, já disse isso antes, é meu tempo em Enterprise e depois nesta temporada de Picard, caramba, que presente. Qualquer outra coisa seria cereja.

Bem, acho que enquanto eles estão descobrindo a história e a revelando, acho que eles têm uma ideia aproximada do que farão. Mas eu não acho que ele foi escrito para ser morto.

Surpresos pela reação positiva dos fãs

Quero dizer, terminamos um ano antes de ir ao ar. Então, acho que todos nós ficamos agradavelmente surpresos com a forma como as pessoas responderam ao bastardo salgado. Não havia como você saber.

Eu sabia o que estava fazendo na sala e no set, e sabia que o personagem que eles escreveram para mim era delicioso de interpretar, mas não tinha ideia de que as pessoas reagiriam a ele da maneira que reagiram, e não sei acho que eles também. Acho que eles ficaram emocionados e agradavelmente surpresos. E acho que você ainda tem que contar a história que tem para contar. Quero dizer, ainda não foi ao ar [no momento da entrevista], então, não sei como as pessoas vão reagir. Talvez eles digam: “Graças a Deus. Livre-se desse bastardo ressentido”.

Shaw chamando de Sete de Nove

Shaw tem aquele último momento com Sete de Nove, onde ele finalmente se dirige a ela como Seven of Nine, e eu sinto que há duas maneiras de interpretar isso. A primeira é que ele está genuinamente neste último momento, vendo sinceramente quem ela se vê e dizendo isso sinceramente. E, então, há a interpretação mais prática de que ele está apenas dizendo a ela o que acha que ela quer ouvir, porque ela está prestes a assumir o comando e liderar os sobreviventes dessa confusão.

Oh, eu não acho que ele está tentando – quando você está ofegante, você está tentando – porque quando você diz a alguém o que eles querem ouvir, é porque você está tentando obter favores para si mesmo mais tarde na estrada. Acho que a catarse dele começou, acho, no episódio quatro, quando Sete diz: “Ela me chama de Comandante Sete, por respeito”. E, então, ele diz algo como “Bom para você”.

Acho que o processo de catarse dele está começando aí, e a catarse não acontece da noite para o dia. Ele constrói a um ponto. E acho que reconhecendo que, se eles tivessem chegado do outro lado dessa experiência angustiante intactos daquele ponto em diante, ele a teria chamado de Sete de qualquer maneira. Mas acho que em seu último suspiro, ele queria ter certeza de que ela sabia que ela o mudou.

Cena preferida com Shaw

Bem, é a gestalt (totalidade) da experiência, eu acho que em última análise. Que passeio que eu fui convidado a fazer. A única outra coisa que posso comparar é quando me pediram para fazer parte da reunião de Seinfeld em Curb Your Enthusiasm. É um raro momento da história da televisão em que me pediram para fazer parte, contribuir e criar uma nova televisão.

Mas memórias? Adorei filmar o monólogo Wolf 359. O suporte que recebi e a cópia foi incrível. E meus parceiros de cena com Ed e Patrick, e depois Jonathan atrás da câmera, foi um dia muito especial.

Eu realmente gostei de estar nos bastidores com Jonathan e ser bobo com Patrick e Jeri e Ashley e Steph e Gin e Joe. Foi especial.

Já me perguntaram: “O que Star Trek significa para você?” Significa família. A família foi o que me apresentou ao show em 1974. Eu fiz uma nova família ao ser convidado para fazer parte deste projeto, e ,então, conheci uma família totalmente nova com os fãs. Então, a coisa toda apenas mudou minha vida e melhorou – eu já tinha uma ótima vida e apenas acrescentou outro lindo brilho à galáxia da minha existência aqui.

No ultimo dia de filmagens

Bem, é estranho porque foi no meio do dia, e eles estavam filmando um monte de outras coisas, então, eu não acho que foi… Eu não acho que foi a última coisa que eu filmei. Eu não tenho certeza. Eu teria que voltar e olhar porque era só Jeri (Ryan) eu e Michelle (Hurd). Terry Matalas estava lá porque estava dirigindo o episódio. Ele estaria lá de qualquer maneira. E, então, eu tenho que sair e pisar na minha ponte e ter esse maravilhoso adeus. E Michelle faz uma coisa realmente especial onde ela representa todo mundo no elenco de Picard e ela dá o grande adeus, e, então, eu fiz uma saudação vulcana e troquei algumas palavras e algumas lágrimas, e foi lindo porque eu estou na minha ponte cercado pelo elenco e equipe me mandando embora, e foi muito especial.

Interpretar outros personagens ou encerrar com Shaw?

Eu não me vejo meio que… Denise [Crosby] fez a mesma coisa, onde ela voltou como outros personagens. Eu não acho que eles fariam isso. Acho que agora também… A forma dos personagens é muito específica, e não acho que os fãs me aceitariam em qualquer outro papel.

Então, novamente, é ficção científica. Existem milhões de maneiras pelas quais poderíamos ver Shaw novamente. A piada que faço é que sou Aragorn e eles têm minha espada. Sempre que eles precisarem, estou pronto e disposto a aparecer e fazer o que eles precisarem para mim. Eu pertenço a Star Trek.

Esperando por novos trabalhos

Minha resposta padrão geralmente é: “Estou sempre ansioso para fazer o que não vejo chegando”. E se você tivesse me dito no início de 2021 que eu acabaria como capitão de uma nave estelar, eu teria dito: “Você é louco”. E, no entanto, aqui estamos agora. Portanto, há algo na minha frente que ainda não sei se existe, e isso vai me surpreender e superar minhas expectativas, como todas as outras coisas em minha carreira que me surpreenderam e que eu não vi. Eu apenas espero ansiosamente pelo desconhecido.

O episódio final de  Star Trek: Picard estreia nesta quinta-feira pelo Paramount+ e pelo Amazon Prime.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok