Sites publicam lista dos títulos dos episódios do segundo ano de Strange New Worlds; confira!

Ainda não é oficial, mas aparentemente vazaram os títulos dos dez episódios da segunda temporada de Strange New Worlds, que dão várias pistas do que podemos esperar para a temporada.

Muito do que vai a seguir é especulação, mas fortemente baseada em fatos, então considere que, adiante, você pode encontrar possíveis spoilers (embora nada que já não tenha sido anunciado antes pelos produtores, ainda que de forma tangencial).

A lista em si apareceu pela primeira vez em 1º de maio, no Reddit, com um vídeo do canal Sci-Finatics. Os mesmos dez episódios também constam de uma lista do site cygnus-x1.net (aqui acompanhados por créditos de roteiro e, às vezes, de direção). E, por fim, os títulos se alinham com as imagens que já tivemos de alguns dos episódios, o que nos dá toda a convicção de que se trata de informação legítima. Ainda assim, como não se trata de uma divulgação oficial, trate-a como rumor. E tenha em mente que até o momento da exibição títulos podem mudar, já que não costumam constar dos próprios episódios em tela (ao menos foi assim na primeira temporada da série).

Tendo dito isso, vamos a ela:

2×01: The Broken Circle
2×02: Ad Astra Per Aspera
2×03: Tomorrow and Tomorrow and Tomorrow
2×04: Among the Lotus Eaters
2×05: Charades
2×06: Lost in Translation
2×07: Those Old Scientists
2×08: Under the Cloak of War
2×09: Subspace Rhapsody
2×10: Hegemony

O primeiro episódio da temporada é “The Broken Circle” (“o círculo rompido”, em tradução livre). As três imagens já divulgadas dele sugerem que veremos Chapel (Jess Bush) e M’Benga (Babs Olusanmokun) em uma missão avançada, com Spock (Ethan Peck) temporariamente na cadeira de capitão da Enterprise. O segmento foi escrito por Henry Alonso Myers & Akiva Goldsman (os dois showrunners da série) e dirigido por Chris Fisher.

Sobre o segundo, “Ad Astra Per Aspera”, é possível que ele esteja centrado no julgamento de Una, após sua prisão, no fim da primeira temporada, por ter escondido seu passado como iliriana, tendo sido submetida a alterações genéticas banidas pela Federação. Está todo mundo pressupondo que se trata de assunto para o primeiro episódio, depois da divulgação de clipe do julgamento, mas o material, no canal do Paramount+ no YouTube (inacessível do Brasil sem o uso de VPN), lista o clipe como pertencente ao segundo episódio. O título em si é uma expressão em latim muito conhecida da comunidade astronômica. Traduzida, significa “dos astros por [caminhos] ásperos”, representando o triunfo após grandes dificuldades — orna bem com o dilema de Una, que sempre sonhou em se juntar à Frota Estelar e para isso tem de superar seu passado como iliriana. O episódio é escrito por Dana Horgan, com direção de Valerie Weiss (segundo o IMDb; nome não consta na lista do cygnus-x1.net).

O terceiro, “Tomorrow and Tomorrow and Tomorrow”, refere-se em parte a uma citação de Shakespeare. Em Macbeth, o personagem-título fala sobre “amanhã e amanhã e amanhã” em alusão à morte de sua esposa e à sensação de futilidade e de impotência diante do destino. Aqui, neste episódio escrito por David Reed e dirigido por Amanda Row, é provável que o segmento tenha relação com viagem no tempo — e aí pode muito bem estar associado às filmagens feitas com Christina Chong (La’An) e Paul Wesley (Kirk) pelas ruas de Toronto. Mas é uma aposta, no momento.

Mais seguro falar sobre “Among the Lotus Eaters” (“entre os comedores de lótus”), o quarto episódio. Pelo contexto das imagens divulgadas, ele envolve um retorno de Pike a Rigel VII. Sua visita anterior ao planeta é mencionada no primeiro piloto da Série Clássica, “The Cage”, e foi parcialmente recriada pelos talosianos como parte das ilusões que ele vivenciou com Vina. Tivemos também a divulgação de um clipe deste episódio, no ano passado, em que Ortegas (Melissa Navia) acaba sendo excluída do grupo de descida. O episódio foi escrito por Kirsten Beyer & Davy Perez, com direção de Eduardo Sánchez.

O quinto episódio, “Charades” (“charadas”), é escrito por Kathryn Lyn & Henry Alonso Myers. A direção, segundo o IMDb, seria de Jordan Canning. E é basicamente tudo que sabemos sobre ele.

O sexto, “Lost in Translation” (“perdido na tradução”), tem roteiro de Onitra Johnson & David Reed, com direção de Dan Liu. Fora isso, nada podemos especular. Talvez seja este o episódio com La’An e Kirk pelas ruas de Toronto? A expressão que dá origem ao título normalmente se refere a alegóricos “peixes fora d’água” e sua dificuldade para se adaptar — o que certamente se aplica a Kirk lidando com a porta giratória de uma loja de departamentos, como visto no trailer teaser.

Chegando ao sétimo, temos a convicção de que a lista é legítima: “Those Old Scientists” (“esses velhos cientistas”) é também o segmento em que Brad Boimler (Jack Quaid) e Beckett Mariner (Tawny Newsome), personagens de Lower Decks, fazem sua aguardada aparição em Strange New Worlds. As imagens divulgadas confirmam isso, o que faz todo sentido: Those Old Scientists é a expressão inventada por Boimler para justificar sua menção à época da Série Clássica pela sigla TOS, usada comumente no fandom para designar a mesma série, mas significando The Original Series. O roteiro é assinado por Kathryn Lyn & Bill Wolkoff, com direção do inimitável Jonathan Frakes.

O oitavo episódio é mais um daqueles sem muitas pistas: “Under the Cloak of War” (“sob o manto da guerra”). Poderia envolver dispositivos de camuflagem (cloaking devices) e conflitos intergalácticos? Talvez klingons? Não sabemos. O roteiro é creditado a Davy Perez, e a direção é desconhecida (nem o IMDb lista essa).

O nono provavelmente é o episódio “musical” da temporada, prometido pelos produtores. O título “Subspace Rhapsody” (“rapsódia subespacial), possível referência à famosa Bohemian Rhapsody, canção da banda Queen, entrega. Mas, fora essa especulação, mais nada temos a oferecer. O roteiro é de Dana Horgan & Bill Wolkoff, e a direção é desconhecida.

 

Para fechar este segundo ano, temos “Hegemony”. Fora uma imagem nada reveladora de Carol Kane como a engenheira Pelia, não temos muitas pistas adicionais dele. Mas o nome pode muito bem ser uma referência à Hegemonia Gorn, nome do estado interestelar comandado por esses alienígenas reptilianos. Sabemos (pelo trailer e por declarações dos produtores) que esses vilões, introduzidos em “Arena”, da Série Clássica, e bem explorados na primeira temporada da série voltarão no segundo ano, o que faz desta uma aposta bem razoável. O episódio é escrito por Henry Alonso Myers, e não há informação do diretor.

E aí, o que você achou? Será que a lista toda de títulos vai se confirmar? E quanto aos palpites do que trata cada um deles? Há algum pelo qual você tenha mais ansiedade? Tem algum palpite adicional? Os segredos começam a ser revelados a partir de 15 de junho, quando a segunda temporada estreia no mundo todo, inclusive o Brasil, pelo Paramount+.

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok