Matalas fala sobre ausência de Janeway em Picard

O showrunner da terceira temporada de Star Trek Picard, Terry Matalas, falou sobre as participações especiais na última temporada da série, em especial uma que não aconteceu, a da almirante Kathryn Janeway (Kate Mulgrew).

Durante um bate-papo Zoom do Master Replicas Collectors Club em fevereiro, Terry Matalas revelou que chegou a ter a ideia para uma possível participação especial de Janeway:

Havíamos conversado sobre Janeway, obviamente, porque o nome dela foi citado várias vezes. Mas principalmente porque ela é a almirante que todos conheciam. Teria parecido que se tivéssemos colocado Janeway no final – especificamente na última cena em que Sete é promovida – essa era a ideia original, ela foi promovida por Janeway, isso poderia ter sobrecarregado a cena e tornado mais sobre Janeway e menos sobre Sete. E não poderíamos pagar por Kate [Mulgrew], mesmo que quiséssemos. Então, tudo funcionou como deveria.

Naomi Wildman também faria uma ponta

Além de Janeway, outras participações especiais também foram consideradas na última temporada de Picard. Uma dessas foi a humana/ktariana Naomi Wildman. Durante a série Voyager a personagem foi interpretada pela jovem Scarlett Pomers. No episódio “Shattered”, Naomi aparece já adulta, numa linha de tempo alternativa, e interpretada por Vanessa Branch. A atriz Scarlett Pomers está hoje com 35 anos:

Houve um episódio em que a USS Titan estava fugindo e precisa se esconder. E, então, tivemos a ideia de Sete trazê-los para uma espécie de Tortuga espacial, como uma doca espacial para piratas onde estavam os Fenris Rangers. E ela recebe ajuda de Naomi Wildman, mais velha, que também seguiu seus passos como Fenris Ranger e era durona. Mas Sete percebe que ela criou um monstro porque Naomi se tornou mais dura do que ela. E, assim, foi uma história de Sete/Naomi. Contamos a história e entramos em contato com a atriz que interpretou Naomi [Scarlett Pomers]. Mas simplesmente não foi considerado – se você tivesse 13 episódios, você estaria fazendo isso com certeza. Mas se você tem 10, você diria, ‘Preciso ter a oportunidade do LeVar’. É hora de chegar lá.

O ator Garrett Wang também foi cogitado para retornar como Harry Kim, seu papel em Voyager:

Harry Kim apareceu como capitão da Voyager-B no primeiro rascunho do Frontier Day. Mas Prodigy estava contando muitas histórias de Voyager e não sabíamos se Harry iria aparecer e não queríamos pisar no pé deles. Mas sim, para mim, eu teria tantos quantos pudéssemos. Eu teria feito Star Trek Avengers: Endgame. Eu teria feito o Frontier Day com muitas naves… Eu teria Kira Nerys (Nana Visitor de Deep Space Nine) lá, mesmo que tudo o que você consiga seja uma tomada na ponte. Mas tudo isso é muito caro. Já éramos ambiciosos demais.

Garrett Wang interpretou o capitão alternativo Harry Kim em Voyager no episódio “Endgame”.

O evento da celebração do Dia da Fronteira da Federação com a Frota Estelar, no episódio 9 “Vox”, acabou contando com o retorno de Elizabeth Shelby (Elizabeth Dennehy) de A Nova Geração.

Duas aparições de Tuvok

Apesar de Picard apresentar algumas participações especiais, Matalas observa que a produção encontrou uma resistência inicial do estúdio quanto a isso e que ficou grato por um personagem em particular poder retornar:

Eles pegaram os dois últimos roteiros e disseram, ‘Como vai fazer?’ Tivemos que começar a construir a Enterprise-D na segunda semana em que viramos a chave na 3ª temporada, porque demora muito. Então, honestamente, o fato de ultrapassarmos tudo isso – com Tuvok. Fiquei muito feliz por ter Tuvok, sempre adorei Tuvok.

O ator Tim Russ aparece pela primeira vez em Star Trek: Picard na 3ª temporada, episódio 7, “Dominion”, como um infiltrado Fundador se passando por Tuvok. Depois de ser resgatado no final da série, o verdadeiro Tuvok se encontra com Sete e comunica sua promoção a capitã.

 O destino da Enterprise-E

Na última temporada de Picard, além da volta magistral da reconstruída USS Enterprise-D de A Nova Geração, tivemos a apresentação da Enterprise-F comandada pela Almirante Shelby no Dia da Fronteira. No episódio final, a nave acabou sendo desativada e substituída pela USS Titan rebatizada como Enterprise-G. A curiosidade ficou por conta da USS Enterprise-E, a única nave em que não há uma menção canônica de seu destino final. Ela foi vista pela última vez no filme Star Trek Nemesis. Curiosamente, no episódio “Vox” da 3ª temporada de Picard, o Comodoro Geordi La Forge (LeVar Burton) observa que Picard e os demais precisam usar uma nave mais antiga não conectada em rede com o resto da Frota Estelar, mas que eles obviamente não poderiam usar a USS Enterprise-E, momento em que todos se voltam olhando para Worf, que afirma que o destino da nave não foi culpa dele.

Perguntado se ele e os roteiristas já haviam pensado no que realmente aconteceu com a nave E. Matalas disse que tinham ideias, mas achou que funcionava melhor como uma piada:

Tínhamos ideias, mas no momento em que eles perguntam: ‘E a Enterprise-E?’ Não teria sido legal alguém dizer, ‘Bem, a Batalha tal.’ Você está olhando para a Enterprise-D! Você não poderia fazer isso e não faria justiça, seja lá o que for. Você poderia dizer que está guardada ou que estamos repintando. Você poderia dizer, mas eu pensei que seria muito mais engraçado se todos eles se voltassem para Worf e ele dissesse: “Não foi minha culpa”. Então, todo mundo estaria pensando: “O que diabos aconteceu?” Isso é muito mais divertido. Alguém poderá algum dia contar essa história sobre o que aconteceu com Worf e a Enterprise-E, mas é mais divertido imaginar todas as possibilidades. Está perdida em uma fenda interdimensional e ainda está por aí em algum lugar? Foi uma autodestruição acidental? Quem sabe? A pergunta é quase melhor que a resposta.

Star Trek Legacy

Perguntado a respeito de como anda sua ideia para um spin-off de Picard, intitulado por ele como Star Trek: Legacy, em relação ao estúdio, disse o produtor:

Estou perguntando sobre Legacy também… posso responder, não há nada. Olha, eles têm Star Trek que estão fazendo. Eles têm a Seção 31 em produção agora, o que é legal. Strange New Worlds também está sendo filmado agora. E eles estão preparando a Academia da Frota Estelar. Isso é muito Star Trek, muito dinheiro sendo alocado para Star Trek. Então, não sei o que você tem que fazer. Então, a resposta é: Não… atualmente não. Olha, tudo pode acontecer.

Quanto ao tipo de histórias que poderíamos ver se o Legacy algum dia acontecesse, Matalas relutou em oferecer detalhes, mas deixou claro que pensou um pouco sobre isso:

Eu adoraria fazer Legacy. Seria um sonho voltar ao século 25 para fazer A Nova Geração – fazer uma versão que incorporasse muitos personagens novos, mas que visse esse mundo. Sim, no segundo em que eu menciono alguma ideia, isso se torna uma manchete, então, não sou – mas houve coisas realmente ótimas com os Klingons e Worf, é tudo o que vou dizer. 

Embora não tenha oferecido ideias específicas para o enredo, Matalas opinou sobre como o Legacy poderia equilibrar a serialização versus um formato episódico mais tradicional:

Há uma história maior e mais rica que você pode contar em dez horas do que apenas uma. Se eu fosse fazer outra série, faria um híbrido. Eu acho que você fazer uma versão de arcos mais longos e histórias “da semana” de Star Trek é uma ótima maneira de fazer isso – de uma maneira que Strange New Worlds está fazendo, mas talvez um pouco mais serializada. Serializado e “da semana”, acho que eles podem ir juntos. O que é interessante em Star Trek é que novas missões chegam, mas pode haver arcos mais longos. O que mais penso é The Shield, da FX, com Michael Chiklis. Era um programa policial processual com uma novidade policial toda semana, mas havia tópicos serializados – os principais – percorrendo a série que eram fenomenais. Essa é a maneira de fazer isso, na minha opinião.

Matalas revelou que atualmente está trabalhando em outros projetos não Trek, mas que está pronto para retornar à franquia se a chamada chegar:

Estou trabalhando em algumas coisas que ainda não posso falar e estou me reunindo em algumas coisas que não posso falar, mas são legais… não Star Trek: Legacy. Posso dizer que não estou trabalhando em nada de Star Trek no momento, mas estou ansioso pelo que eles farão.

O que quer que eles me deixassem fazer. Se precisarem de alguém para pintar as paredes, estarei lá, tanto faz. Novamente, é uma corporação. Além disso, a empresa Secret Hideout de Alex Kurtzman está administrando e vem mantendo isso unido há algum tempo. Então, eles têm pessoas muito boas descobrindo tudo. Eles sabem onde me encontrar. Se algum dia eles me quiserem, eu ficaria feliz em fazer parte disso.

Fonte: TrekMovie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok