Martin Quinn quer fazer um Scotty autêntico em Strange New Worlds

O ator Martin Quinn confirmou à BBC Escócia que seu papel de Scotty retornará para a terceira temporada de Strange New Worlds.

O famoso personagem da Série Clássica, engenheiro Montgomery “Scotty” Scott, foi interpretado originalmente pelo ator canadense James Doohan e, posteriormente pelo inglês Simon Pegg no filme Star Trek2009. Agora, o ator escocês Martin Quinn está interpretando uma versão mais jovem do personagem em Strange New Worlds. O jovem Scotty fez sua estreia no final da segunda temporada, no episódio ‘Hegemony’, e agora irá se somar ao elenco regular da série no seu terceiro ano.

O personagem escocês Montgomery Scott, agora está sendo interpretado por um ator verdadeiramente escocês. Nascido na área de Gallowhill, em Paisley, Escócia, Martin diz que espera que mais escoceses assistam Star Trek por sua participação na série e está trazendo elementos de sua cidade natal para isso (talvez como o ator Gerard Butler, por exemplo, que tem um sotaque escocês de sua cidade Paisley).

No episódio Wolf in the Fold” da série original, Scotty se referiu a si mesmo como um “rastreador de pub de Aberdeen”. Quinn observou que James Doohan pode ter baseado o sotaque do personagem em algum residente de Aberdeen.

Acho que James Doohan baseou o personagem em algum Aberdoniano que ouviu, e até mesmo Linlithgow o reivindicou, mas não tenho certeza de onde veio.

Nota de redação: James Doohan revelou em entrevista que chegou a testar vários sotaques para Gene Roddenberry, e sugeriu o escocês por serem os melhores engenheiros na época. Além disso, Doohan havia conhecido um militar escocês, durante a Guerra, natural de Aberdeen, o qual ninguém conseguia entendê-lo. Com a convivência, Doohan aprendeu a imitar este sotaque e usou em Scotty.

Nunca foi mencionada a cidade de nascimento de Scotty, seja nas séries ou filmes. A cidade de Linlithgow há muito reivindica Montgomery Scott como um de seus filhos mais famosos. Linlithgow fez sua afirmação graças ao romance ‘Vulcan Glory’ de DC Fontana, mas o livro de Fontana não é considerado canônico. Talvez Paisley entre no cânone agora.

Desde que assumiu o papel, Martin diz que tem trabalhado com escritores para sugerir que eles o deixem usar gíria escocesa usual e não de outras regiões:

Eles me deixaram colocar a palavra ‘bawheid‘ em vez de ‘turnip-heid’ . Talvez eles pensem que todos os escoceses são agricultores? Mas eles foram muito gentis com isso. E [os escritores] também querem ser autênticos na Escócia, e isso é muito bom – nem todo mundo é assim.

Em 2022, quando Martin estava fazendo o teste para a série, os produtores deram ao programa um codinome para que ele não soubesse que era Star Trek.

Suponho que isso ajudou porque você não estava se pressionando para imitar James Doohan.

Mas o sotaque forte escocês lhe causou um certa confusão inicial com o elenco e a equipe no set.

Tenho que pronunciar constantemente porque acho que eles não sabem o que estou dizendo.

Considerando que Strange New Worlds recebeu sinal verde para a quarta temporada, esperamos ver mais de Scotty e demais personagens da Série Clássica.

A terceira temporada de Strange New Worlds ainda não tem data de estreia, mas você pode assistir as duas temporadas anteriores pelo Paramount+.

Fonte: TrekMovie e Screenrant

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok