Enquanto o podcast roteirizado Star Trek: Khan avança em sua narrativa, tendo Khan Noonien Singh como protagonista, a audiência é convidada a redescobrir uma figura que, embora já conhecida da série original, nunca foi tão profundamente explorada quanto Marla McGivers.
Dublada pela atriz Wrenn Schmidt, conhecida por seu papel como Margo Madison em For All Mankind, a tenente Marla McGivers ressurge não apenas como uma historiadora da Frota Estelar, mas principalmente como uma personagem multifacetada, resiliente e profundamente identificável com os desafios do mundo contemporâneo.
O podcast, que narra o exílio de Khan Noonien Singh em Ceti Alpha V, retoma a jornada de Marla a partir do icônico episódio “Space Seed” da série original. Schmidt, em entrevista ao TrekMovie, revelou sua surpresa ao se deparar com a profundidade da personagem.
Eu não sabia nada sobre Marla McGivers antes disso. Mas achei ela muito interessante, e a história deles é fascinante. Fiquei chocada por eles não terem feito nada com os dois antes. E os roteiros que recebi depois que assinei foram ainda mais empolgantes.
Essa curiosidade inicial transformou-se em entusiasmo ao ler os roteiros subsequentes:
Foi muito legal fazer parte disso, porque é uma experiência muito diferente de fazer uma cena pessoalmente com outro ator, em uma peça, filme ou programa de TV. Grande parte do mundo já está construído ao seu redor, e muito mais disso está no papel. Eu compararia mais a ler um romance, porque é só o que você vê no papel e depois o que você imagina. E nós, como atores, estamos levando isso um pouco mais adiante, mas eu estou imaginando todas essas coisas para mim no momento. Você adiciona todos esses elementos fantásticos, e é muito legal.
Na década de 1960, quando Star Trek estreou, as mulheres frequentemente eram retratadas de maneiras que refletiam as limitações da época, muitas vezes reduzidas a estereótipos ou papéis secundários. Schmidt, no entanto, percebeu algo diferente em Marla, mesmo na série original.
Havia algo no que ela estava fazendo, e, até hoje, eu ainda não consigo nem dizer o que era. Ficou claro que houve uma atração imediata, talvez não apenas física. Parece que parte disso era intelectual. E não havia nada nisso que parecesse um estereótipo ou um tropo. Isso é de alguma forma muito complexo, e acho que tem a ver com esses dois atores juntos nessa história. Há algum tipo de química mágica.
Schmidt destaca a modernização da personagem, apontando para sua autonomia e sua luta por reconhecimento.
No que diz respeito a uma mulher contemporânea se relacionar com Marla, acho que há algo na história de uma mulher inteligente, interessante, atenciosa e resiliente, sendo uma estranha no início desta história, quando ela e todos os outros Augments estão embarcando nesta nova jornada selvagem em um lugar totalmente desconhecido. E ver alguém com ideias realmente fortes e uma bússola moral interna muito forte lutar para ser aceita como ela é, sinto que isso é algo com que muitas pessoas podem se identificar. Mesmo sendo tratada como uma cidadã de segunda classe, ela não se considera uma cidadã de segunda classe, e eu realmente adoro ver isso também.
A conexão entre Marla e Margo Madison, sua personagem em For All Mankind, também é inevitável. Ambas lidam com complexidades morais e ambiguidade, características que Schmidt parece apreciar.
Acho que uma das coisas com que realmente me identifiquei com a Margo é que, muitas vezes, quando jovem, você começa a sentir que há um certo e um errado muito claros, e as coisas são muito mais preto no branco. E então, à medida que você ganha experiência de vida e é cada vez mais maltratada, sinto que há um amolecimento. Há mais espaço para ambiguidade. Então, talvez eu realmente goste de interpretar personagens assim, porque acho que uma das coisas mais emocionantes de assistir a uma história é ver as pessoas lutando com coisas realmente complicadas, às vezes ambíguas, percebendo: “Bem, merda, eu pensei que sabia o que era isso, e na verdade, não sei”.
Para Wrenn Schmidt, fazer parte do universo de Star Trek é mais do que um marco profissional; é uma experiência que transcende fronteiras, tanto literais quanto imaginárias. A atriz não escondeu sua empolgação ao refletir sobre o que significa integrar uma das franquias mais icônicas da ficção científica.
É muito legal. É super, super legal. Nunca me senti atraída por ficção científica enquanto jovem. Sinto que caí muito no estereótipo do ator que dizia: “Adoro Sam Shepard e Tennessee Williams”. Esses são os grandes escritores! Não era algo que eu realmente entendesse ou com o qual tivesse experiência. E quanto mais trabalho com ficção científica, mais percebo que é muito legal. Há tanta empolgação só na possibilidade. Há tantas possibilidades na ficção científica. E há tantas maneiras de conectar coisas que estão acontecendo na ciência e no espaço agora, das quais muitas pessoas não sabem, e então meio que explodi-las para onde isso poderia ir, ao mesmo tempo em que mantém tantas coisas sobre relacionamentos cotidianos. Eu simplesmente acho isso realmente fascinante.
Possivelmente – (bate na madeira) – espero que eles transformem Star Trek: Khan em uma série de televisão, mas veja o que eles trazem para a mesa e criam todas essas criaturas incríveis. Eu simplesmente acho que a ficção científica é muito legal.
E enquanto o universo de Star Trek continua a se expandir, tanto em áudio quanto nas telas, Schmidt parece pronta para embarcar nessa jornada. Perguntada se gostaria de interpretar Marla em live action disse:
Eu estava dizendo à Kirsten (uma das roteiristas de Star Trek: Khan), quando terminamos de gravar que, sinceramente, eu estava me perguntando quanto tempo teria que esperar para interpretar uma personagem tão interessante quanto Margo Madison novamente. Eu não imaginava que viria dessa forma. Incrível. É, incrível, uma personagem realmente interessante.
Star Trek: Khan está em seu quarto episódio, que pode ser ouvido no YouTube. Khan encerrará no episódio 9, em 3 de novembro.
Fonte: Trek Movie
Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok
Descubra mais sobre Trek Brasilis
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.