Atrizes, intérpretes de Uhura, homenageiam Nichelle

Os fãs de Star Trek e do entretenimento em geral tiveram uma triste surpresa mês passado, com a notícia do falecimento da atriz Nichelle Nichols. Conhecida por interpretar a tenente Uhura na Série Clássica. Nichelle foi uma inspiração singular para futuras artistas jovens negras.

Anos depois, o papel de Nyota Uhura foi interpretado novamente por Zoe Saldana para o reboot da franquia dirigido por JJ Abrams. Na época, Nichols ficou feliz por ter outra atriz encarnando a oficial de comunicações da Enterprise, dizendo que Saldana “se saiu muito, muito bem com isso.”

Saldana foi ao Instagram para elogiar o trabalho de Nichols e sua personalidade.

“Estou triste ao saber da morte de Nichelle Nichols. Perdemos uma verdadeira estrela – uma artista única que sempre esteve à frente de seu tempo. Ela é um ícone, uma ativista e, mais importante, uma mulher incrível – que abriu um caminho que mostrou a tantos como ver as mulheres de cor sob uma luz diferente. Sua luta pela igualdade foi inabalável.”

Zoë também destacou a importância e o desejo em preservar a memória de Nichelle:

“Minha esperança é que continuemos a manter sua memória viva, celebrando seu incrível trabalho e espalhando a mensagem de paz e igualdade entre todas as pessoas”. Vai ser difícil esquecer o que ela disse e o que ela fez, e com certeza será impossível esquecer como ela nos fez sentir. Descanse em paz, Rainha Michelle.”

Celia Rose Gooding é a mais nova intérprete de Uhura na série Star Trek: Strange New Worlds. Depois de oferecer seus pensamentos iniciais nas mídias sociais, Gooding escreveu uma coluna, convidada pelo The Hollywood Reporter, intitulada “Nichelle Nichols inspirou mulheres negras a sonhar alto para o futuro”. Em sua coluna ela descreve seu sentimento de gratidão:

Abracei o papel da cadete Nyota Uhura, compreensiva e grata pelo papel que Nichols desempenhou em pavimentar o caminho e pelo trabalho que ela fez para estabelecer uma orgulhosa tradição de mulheres negras conquistando um lugar para outras preencherem. Eu nunca tive a chance de conhecê-la, mas sinto sua presença no set todos os dias e vejo seu legado refletido nas vidas que ela tocou. Na tela da TV e além, o legado de Nichols vive em todos nós, inclusive eu, que somos gratos e nos beneficiamos de sua perseverança, talento e graça.

Assim como muitas celebridades de Star Trek, os colegas da Série Clássica também manifestaram pesar pelo falecimento da companheira de set e amiga fora das câmeras, mas se mostraram gratos por compartilharem os momentos memoráveis juntos.

George Takei, o capitão Sulu prestou sua homenagem.

Fiquei realmente emocionado com as homenagens e mensagens que honram a vida e o trabalho de Nichelle Nichols, nossa própria tenente e mais tarde comandante Uhura em Star Trek. Embora nossa série original tivesse apenas três temporadas, nos tornamos ligados.

Nosso eterno capitão Kirk, interpretado por William Shatner, também teceu comentários sobre Nichelle.

Sinto muito pelo falecimento de Nichelle. Ela era uma mulher bonita e interpretou uma personagem admirável que fez muito por redefinir as questões sociais tanto aqui nos EUA quanto em todo o mundo. Eu certamente sentirei falta dela. Enviando meu amor e condolências à sua família.

O ator de Pavel Chekov, Walter Koenig, também compartilhou seu pesar pela perda da amiga. Koenig passou por uma trágica perda em família, a do seu filho Andrew, em 2010.

Meu coração está com o filho de Nichelle, Kyle, as irmãs de Nichelle e Sky Conway, que se despediram e apoiaram nossa querida colega de trabalho Nichelle Nichol nesses últimos anos muito difíceis. Amor sempre.

Nossa saudade eterna.