A nova série da franquia Starfleet Academy, que chegou ao streaming do Paramount+ em 15 de janeiro de 2026 com os dois primeiros episódios (“Kids These Days” e “Beta Test“), não conseguiu entrar na lista dos 10 programas originais mais assistidos nos Estados Unidos, segundo os dados da Nielsen.
Os dados são referentes à semana de 12 a 18 de janeiro. A ausência no ranking da Nielsen — uma das métricas mais respeitadas para medir consumo em streaming — contrasta com o desempenho de outras produções recentes da franquia Star Trek. Para comparação, a terceira temporada de Star Trek: Strange New Worlds, lançada no verão de 2025, estreou na 7ª posição com 471 milhões de minutos assistidos — números que teriam garantido fácil colocação na semana de lançamento de Starfleet Academy. A série Landman, outro sucesso do Paramount+ (produzida por Taylor Sheridan), ocupou a 3ª posição na mesma lista, mesmo caindo de 2º na semana anterior.
A Netflix dominou o topo, com His & Hers liderando com 2,224 bilhões de minutos assistidos, enquanto Run Away fechou o top 10 com 343 milhões. Apesar do tropeço na Nielsen, a série mostra sinais de vida em rankings internos e alternativos.

No próprio Paramount+, Starfleet Academy costuma entrar e sair do top 10, especialmente após o lançamento de novos episódios — na tarde de quinta-feira (13 de fevereiro), figurava em 7º lugar nos EUA. No Amazon Channels (que monitora conteúdos via Prime Video), o desempenho foi melhor, alcançando a 4ª posição no mesmo dia. Internacionalmente, segundo o FlixPatrol, a produção chegou ao top 10 do Paramount+ em países como Áustria, Canadá, Alemanha, Irlanda, Itália, Suíça e Reino Unido.

Após estreia no SkyShowtime na Europa, chegou a ocupar a 2ª posição em alguns mercados. Do ponto de vista crítico, a recepção foi positiva: a série ostenta nota “Certified Fresh” no Rotten Tomatoes, com cerca de 88% de aprovação da crítica — superior às primeiras temporadas de Discovery e Picard, embora um pouco abaixo da estreia de Strange New Worlds.

No entanto, o público demonstra divisão clara. O “Popcornmeter” (avaliações de usuários no Rotten Tomatoes) e as notas no IMDb registram pontuações bem mais baixas pelos usuários, embora tenha subido um pouco desde o lançamento (de 20-40% iniciais para 44%).

Pelo menos sabemos que a série já foi renovada para uma segunda temporada e que a produção está na fase final em Toronto. Mas se Starfleet Academy não firmar uma base sólida de espectadores em breve há o risco de não ser renovada para uma terceira temporada.
Starfleet Academy segue semanalmente no Paramount+, com novos episódios às quintas-feiras.
Fonte: TrekMovie
[redes]
Descubra mais sobre Trek Brasilis
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
