Produção fala sobre trabalho de bastidores

A revista Star Trek Magazine traz, em sua 19ª edição, um encarte especial, falando sobre parte do trabalho de bastidores na produção das cenas de Star Trek. Nessa edição temos os comentários do compositor da trilha sonora Michael Giacchino, do coordenador de dublês Joe Box e do diretor de fotografia Daniel Mindel.

Trechos da entrevista com o compositor Michael Giacchino.

De acordo com o compositor, sua abordagem na partitura de Star Trek é muito diferente do modelo de John Williams para Star Wars

Falando muito honestamente, esta foi a primeira direção (na franquia) que tivemos, e eu tinha escrito vários temas que foram um tipo de espaço ópera, alguma coisa entre o que Jerry Goldsmith e John Williams fizeram, nesta linguagem que todos nós viemos a conhecer como “música do espaço”. Em cada uma delas, parecia um grande filme sobre espaço, mas isso não deveria ser em nosso filme. Mais uma vez, o filme volta para a idéia de que nós estávamos tentando fazer algo que não era exatamente o que você viu ou ouviu antes. Nós queríamos fazer algo que era um pouco diferente dos filmes de espaço, que não tivesse esse som.

J.J. (Abrams) sempre quis fazer uma música sobre o personagem. Ele dizia que o tema para este filme não poderia ser refinado, não poderia ser altivo, tinha de ter um sentido quase-inacabado, da mesma forma que Kirk é quase um personagem inacabado. Ele não é uma pessoa que está pronta, ele está chegando lá, mas Abrams giacchinonão está lá. Ele é um pouco grosseiro. J.J. queria algo que fosse um pouco triste, um pouco ressentido. Isso não é claramente o que Jornada tem sido, no passado, ou Star Wars, ou qualquer coisa que normalmente deveria ir nessa direção.

Acho que ele tinha toda a razão em dizer o que ele disse e o filme realmente teve a música em uma direção diferente. Estamos lidando com o início das relações entre esses personagens que conhecemos tão bem. É um começo difícil para eles, não é fácil. Teve uma hora em que tentamos fazer muito heróico ou demasiado tradicional, e isso pareceu errado, não verdadeiro com o que estava acontecendo emocionalmente na história. Musicalmente, se tivéssemos seguido em uma direção que a franquia havia ido antes, poderia ter um sentido vazio. Não teria a sensação de que estávamos indo em qualquer lugar diferente. Eu sinto que o filme realmente precisava de ser tratado de maneira diferente do que tinha sido nos últimos 10 anos.

Trecho da entrevista com o coordenador Joey Box.

A seqüência do skydiving (para-quedas orbital), quando Kirk, Sulu e Olsen se dirigem para a plataforma de perfuração acima de Vulcano, é um dos destaques do filme. Foi o maior desafio no filme. Houve uma série de incógnitas. Isso foi tudo acrobacias, com um pouco de efeitos visuais. Os nossos fantásticos efeitos visuais do diretor Roger Guyett acrescentou-lhes tremendamente.

Nós não tínhamos qualquer prática no skydiving. Isso fez com que fosse um pouco mais difícil, porque, se o fotógrafo está fazendo skydiving juntamente com as pessoas em queda pelo espaço, há uma oportunidade muito maior, na medida em que o movimento prossegue. Quando você começa a pôr fios sobre as pessoas, você pode perder o movimento do corpo natural, quando fica no espaço. No entanto, filmando isso em um conjunto de pedaços, fez evoluir um pouco mais, e no final do dia tivemos uma seqüência realista.

Na sequencia do skydiving não usamos dublês. A primeira coisa que fizemos foi simular a aterrissagem. Então, pegamos os atores e os colocamos pendurados em fios. Posicionamos eles e, em seguida, começamos a treiná-los. Eles ficavam de 9 a 12 metros no ar. No final do dia, você deseja que seus atores façam aquilo tanto quanto possível, caso contrário, você os estaria vendo em meio-perfil, com as cabeças balançando de forma não natural.

Eu diria que, nessa seqüência, 80 a 85 por cento foi feito pelos atores. Eles não fizeram o desembarque de forma perigosa, mas mesmo assim, fomos arrastando Chris Pine por toda a plataforma de perfuração. Ele era um verdadeiro desportista, ele é um cara durão. Todos eles foram fantásticos, e você não poderia ter conseguido um melhor grupo de atores como esse. Chris e John Cho estavam lá o tempo todo.

Trecho da entrevista com o diretor de fotografia Dan Mindel.

Eu presumi que o filme iria ser visualmente baseado na série de TV e filmes que decorreram antes, mas ficou óbvio muito rapidamente que J.J. (Abrams) não queria fazer isso. Ele disse-nos que não deveríamos realmente submeter-nos a qualquer coisa que não fosse o sentimento global da série, e não dos filmes e, então, produziríamos nossa própria interpretação disso, o que nós fizemos.

O meu primeiro pensamento foi, como sempre, que eu queria fotografar anamorficamente omindel filme para lhe dar um sentido de grande tela. Eu vi os outros filmes no decorrer da minha vida e realmente não acho que eles tenham fugido do sentimento da TV. Pela natureza da série, os filmes ficaram antiquados, e queríamos modernizar Jornada, de tal forma que os jovens que nunca tinha visto ou ouvido falar ficariam engajados. J.J. é um mestre nisso. Sua contemporização destes empreendimentos monolíticos é fantástico. Ele é um dos diretores por aí com o conhecimento do popular Zeitgeist (espírito da época). Ele pode interpretar o que os jovens estão procurando. Estou confiante que todos estes novos garotos irão ver Star Trek e adorar.

Demorou um tempo para chegarmos à forma como queríamos esse visual, mas uma vez que fizemos as filmagens testes, tornou-se óbvio. Eu persuadi J.J. para filmar em widescreen Missão Impossível III, e quando nós começamos Star Trek, eu  disse que realmente deveríamos filmar da mesma forma, feito analógico, não digital. Ele disse: “Prove”, de modo que foi o que fizemos. Transformou-se em estética, em oposição ao lado técnico das coisas. Fomos capazes de mostrar-lhe a estética.

Como já foi noticiado anteriormente, o DVD de Star Trek (com lançamento previsto para setembro) virá com extras referentes ao trabalho da produção, contendo entrevistas, comentários e muito mais. Aguarde por mais detalhes.

Fonte: TrekMovie