Fãs querem recuperar nave Galileo Seven

Um grupo de fãs arranjou um jeito de resgatar um pedaço da história de Jornada. O grupo em questão é The Federation. Anteriormente conhecido como Federation Internacional of Trekkers (IFT), eles querem recuperar a maquete da nave Galileo Seven num leilão de ferro velho que se realizará no mês de junho.

A nave auxiliar mais famosa da série original, surgiu pela primeira vez no episódio clássico “Galileo Seven”. Agora, o que ainda resta da maquete, está jogado num depósito de ferro velho e sendo parte de um lote de leilão que acontecerá no mês junho deste ano.

Um grupo de fãs, The Federation, quer recuperar a nave antes que venha a se tornar material reciclado, e está pedindo a ajuda dos Trekkies de toda parte para trazer a maquete tamanho natural de volta aos fãs.

Russ Haslage, presidente da Federation, tem um plano de dar a um número de fãs propriedade conjunta sobre a peça suporte, e ainda tem um dos melhores especialistas do país em restauração para trazer Galileo de volta à sua antiga glória.

Fotos lote do leilão mostram uma nave que está em mal estado, num ferro-velho, em cima de um reboque velho de barco.

“O Galileo é uma das poucas partes autênticas da série original,” disse Haslage ao Airlock Alpha. “Ela foi uma estrela de alguns episódios e talvez ainda mais importante, ela é parte do legado de Gene Roddenberry. Galileo tem quase 50 anos de idade. Ela merece ser salva depois de ter sido negligenciada por tanto tempo.”

A maquete foi usada para cenas externas, mas as filmagens interiores foram feitas em um cenário separado. Isso significa que o interior do Galileo em si é vazio.

A maquete circula no fandom desde que foi recuperada a partir do cancelamento da série, no entanto, ela passou anos em decomposição até ocorrer um projeto de restauração em 1991, que restaurou a maior parte do exterior e reconstruída a moldura. No entanto, a restauração não foi concluída, e a maquete acabou passando muitos anos ao ar livre, terminando neste estado atual.

“Eu diria que cerca de 50 por cento ou mais é original”, disse Haslage. “Todo o exterior é original, como as portas, janelas de exibição, motores e muito mais.”

Haslage diz que ainda está trabalhando nos detalhes de como esse resgate iria funcionar, mas basicamente, ele planeja que um grupo de investidores possa ajudar a comprar o Galileo em leilão, e a IFT iria administrá-lo.

O primeiro passo seria mudar a “nave” de sua casa atual para um local a uma hora de distância em Ohio, onde Haslage está. Depois disso, ela seria transferida para Nova York e entregue a James Cawley (produtor e ator do fanfilm Star Trek Phase II) para restaurar.

“James é o mais talentoso e meticuloso construtor de cenário no universo de Jornada, e é o mais adequado para restaurar a Galileo”, disse Haslage.

Os proprietários receberiam certificados de propriedade, e tomariam parte das decisões do grupo feitas sobre o que fazer com a Galileo. Alguns planos podem incluir trazê-la para várias convenções, ou talvez até mesmo emprestando-a para “Star Trek Phase II” como uma verdadeira peça histórica, e colocá-la de volta na frente das câmeras.

No entanto, o preço pode ser um pouco salgado. Os leiloeiros prevêem que o valor de venda poderia passar dos 100.000 dólares, apesar de sua condição atual.

“Eu não sei se 100.000 dólares é realista em seu estado atual, e considerando que ela está do lado de fora, no tempo, possivelmente causando podridão para o casco (original) externo.”

Mas isso não vai parar Haslage e a IFT de tentarem. O leilão começa 18 de junho e vai até 28 de junho.

Fonte: TrekToday e Airlock Alpha