TAS 1×09: Mudd’s Passion

Mudd reencontra a tripulação da Enterprise com uma poção do amor

Sinopse

Data estelar: 4978.5

A USS Enterprise está a caminho do sistema Arcadiano a procura de um velho amigo: Harry Mudd, procurado por fraude, fabricação ilegal de medicamentos e vigarice. Segundo Spock, a probabilidade dele estar no planeta Motherlode é de 81%, com uma margem de erro de 0,53.

De fato, Harry Mudd está no planeta. Seu novo esquema é tentar vender para os mineiros no planeta um cristal mágico que torna uma pessoa irresistível ao sexo oposto. Para provar a eficácia de sua poção, Mudd derrama uma parte da substância em si mesmo, tornando-se irresistível para a mulher que o acompanha. O preço é de trezentos créditos.

Quando Mudd vai vender a droga, Kirk e Spock, recém transportados para a superfície, aparecem para prendê-lo, mas ele os lembra que Motherlode não reconhece as leis da Federação. Spock revela que a mulher que se apaixonou por Mudd é na verdade um hipnóide rigeliano projetando uma ilusão. Diante da revolta dos mineiros, Kirk diz que não tem autoridade para prendê-lo, mas Mudd pode se render, escapando da multidão enfurecida.

Mudd se rende e é levado à Enterprise onde é submetido a um exame médico pela enfermeira Christine Chapel. Percebendo a afeição da enfermeira por Spock, ele oferece um de seus cristais. Ela apenas deve esfregar o líquido contido na cápsula para despertar o amor incondicional de Spock.

A Enterprise segue viagem para investigar um sistema binário não mapeado com um planeta Classe M.

Quando Chapel não acredita em Mudd, ele a lembra que é uma cientista e pode aceitar o cristal para testá-lo. Ela se propõe a conduzir os testes no laboratório da nave, mas Mudd adverte que isso poderá destruir o cristal, que deve ser testado de acordo com as instruções originais. Ela aceita o desafio e, enquanto experimenta uma momentânea tontura, Mudd aproveita para roubar dela o dispositivo que abre a cela da prisão da nave. Assim que Chapel parte, ele desativa o campo de força da prisão e altera a credencial roubada da enfermeira para seu uso,

Chapel leva o relatório do prisioneiro para o Sr. Spock e provoca um pequeno acidente para poder tocá-lo. A droga de Mudd parece não ter feito algum.

No hangar, Harry Mudd tenta executar sua fuga, mas é surpreendido por Chapel, furiosa por ser vítima dos esquemas de Mudd e porque, aparentemente, o cristal não teve efeito algum. Enquanto lutam, alguns cristais se partem e seu líquido se espalha pelo sistema de ventilação da Enterprise. Mudd consegue render Christine e a leva como refém em uma nave auxiliar.

Na ponte, o Sr. Spock começa a pensar obsessivamente em Christine Chapel. A poção de Mudd está funcionando. Para a surpresa de todos, ele declara seu amor pela enfermeira e seu desejo de protegê-la a todo custo. O vulcano se voluntaria para uma missão de resgate, mas, percebendo seu estado alterado, o dr. McCoy não o considera em condições de liderar a missão. Kirk propõe se teletransportar para o planeta com Spock.

Pouco antes de Kirk e Spock partirem, McCoy informa o capitão sobre cristais encontrados no hangar, o que estaria causando alterações no comportamento da tripulação, incluindo o capitão.

Mudd e Chapel pousam no planeta e parecem não encontrar nenhuma forma de vida, sem perceber que são observados pelo que parece ser uma estranha formação rochosa. Kirk e Spock chegam ao planeta a tempo de testemunhar a criatura rochosa esmagar a nave auxiliar roubada por Mudd. Kirk tenta contatar a Enterprise, pedindo ajuda, mas não recebe resposta. A tripulação foi afetada pelos cristais do amor.

Outra criatura surge e, junto com a primeira, parte em perseguição a Kirk, Spock, Chapel e Mudd. A Enterprise continua inalcançável, com a tripulação rendida aos efeitos da poção de Mudd. O capitão Kirk, então, usa os últimos cristais contra uma das criaturas rochosas, permitindo que haja tempo de solicitar um pedido de teletransporte de emergência, o qual, uma tenente M’Ress recuperada dos efeitos dos cristais, atende.

De volta à Enterprise, Spock confronta uma enfermeira Chapel furiosa e descobre um dos efeitos da poção de Mudd: assim que o amor intenso passa, surge um ódio irrefreável; enquanto Mudd é preso novamente.

Comentários

Harry Mudd apareceu pela primeira vez em Jornada nas Estrelas no episódio “Mudd’s Women” da primeira temporada da Série Clássica. Retornou na temporada seguinte em “I, Mudd”.

Nesta sua terceira aparição, ele menciona como escapou do planeta controlado pelos andróides de “I, Mudd”, através do roubo de uma espaçonave. Em seguida, buscou abrigo em Ilyra VI, onde vendeu a Academia da Frota Estelar para a população inocente e amigável. Com os créditos obtidos, viajou para Sírio IX, onde descobriu sua poção do amor, vendida aos milhares, deixando seus usuários doentes.

Nas três ocasiões o personagem foi interpretado por Roger C. Carmel. O ator veterano apareceu em diversas séries populares nos anos 1960 como Batman, Viagem ao Fundo do Mar e O Agente da UNCLE. Contracenou com Jerry Lewis e Susan Oliver, a Vina do episódio “The Cage”, em Um Trapalhão Mandando Brasa (1980). Morreu prematuramente aos 54 anos em consequência de uma cardiomiopatia hipertensiva, em 1986.

Em 2017, 44 anos depois, Mudd apareceu no episódio “Choose Your Pain” da primeira temporada de Discovery, desta vez interpretado por Rainn Wilson. Ele ainda aparece em “Magic to Make the Sanest Man Go Mad” e em “The Escape Artist” de Short Treks, dirigido por Wilson..

Alguns elementos da trama podem parecer um tanto anacrónicos para o público atual, como o cartão de identificação usado pela enfermeira Chapel. Ou a suposta fragilidade feminina, com uma tripulante treinada e competente sendo ludibriada pelo discurso de Mudd por causa de seu amor por Spock. Situação semelhante foi vista em “The Enterprise Incident” da Série Clássica, quando a comandante romulana vivida por Joanne Linville também descumpre seu dever por uma paixão.

Uma vez mais vemos Spock abandonar sua lógica pelo amor, através dos efeitos da poção de Mudd. Em “This Side of Paradise”, também da Clássica, o vulcano é vítima dos efeitos de um esporo e cede aos encantos de Laila Kalomi (Jill Ireland).

Avaliação

Citações

“The probability of his presence on Motherlode is 81%, plus or minus .53.”
“Why can’t you just say, ‘Mudd’s probably there’?”
“I just did, doctor.”
(A probabilidade de sua presença no planeta Motherlode é de 81%, com margem de erro de 0,53.)
(Por que simplesmente não diz: ‘Mudd deve estar lá’?)
(Acabei de dizer, doutor.)
Spock e McCoy

“With this magical liquid, no person of the opposite sex can resist you. It matters not whether you are young, old, fat, ugly or repugnant.”
(Com esse líquido mágico, ninguém do sexo oposto resistirá a você. Não importa se você é jovem, velho, gordo, feio ou repugnante.)
Mudd

“And appended hereto is a medical summary by Nurse Christine Chapel. Nurse Chapel’s sweet summary. Dear, lovely Christine.”
(O apêndice anexado é o resumo médico da enfermeira Christine Chapel. O doce resumo da enfermeira Chapel. Da querida, adorável, Christine.)
Spock

“Darling, are you all right?”
“Darling?”
(Querida, você está bem?)
(Querida?)
Spock e Chapel

“Jim… No, Captain. We’re both reacting to the drug. The love potion.”
“It worked?”
(Jim… Não, capitão. Ambos estamos reagindo à droga. A poção do amor.)
(Funcionou?)
Spock e Mudd

Trivia

  • Esse foi o oitavo episódio produzido para A Série Animada e o décimo exibido.
  • Desconsiderando o elenco principal, Roger C. Carmel foi um dos três atores a participarem tanto da Série Clássica quanto da Série Animada. Os outros dois foram Mark Lenard (Sarek) e Stanley Adams (Cyrano Jones).
  • Em uma visão panorâmica do hangar da Enterprise vemos diversos tipos de naves auxiliares.
  • A nave auxiliar 12 é vista primeiro no lado esquerdo do hangar e depois no direito.
  • Quando é encurralado pela criatura rochosa, Kirk está vestindo um uniforme vermelho.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log Three publicado pela Ballantine Books em dezembro de 1974.

Ficha técnica

Escrito por Stephen Kandel
Direção de Hal Sutherland

Exibido em 10 de novembro de 1973

Título em português: “Paixão de Mudd”

Elenco

William Shatner como James T. Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura/mineira ursinóide
Majel Barrett como Christine Chapel/tenente M’Ress/Lora
James Doohan como Montgomery Scott/tenente Arex/mineiro ursinóide/mineiro humano

Elenco convidado

Roger C. Carmel como Harry Mudd

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição e Revisão Ricardo Delfin

Episódio anterior | Próximo episódio