TOS 1×24: This Side of Paradise

Vulcanos também amam

Sinopse

Data estelar: 3417.3.

A Enterprise segue em direção a Omicron Ceti III, a fim de investigar a suposta perda de um grupo de 150 colonos, os quais deveriam estar mortos devido à ação de um tipo de radiação recentemente descoberto. Porém, ao chegar ao planeta, a tripulação da Enterprise descobre os colonos vivos e bem, o que se mostra um mistério, uma vez que a radiação mortal continua a incidir sobre o planeta.

Apesar do aparente bem estar das pessoas em terra, entre elas o líder da colônia, Elias Sandoval, Kirk e Spock parecem céticos em acreditar que o grupo resistiu à radiação. O capitão ordena uma pequena investigação na colônia, que Sandoval descreve como sendo um paraíso, um lugar de paz absoluta. Nesse meio tempo, os oficiais da nave são apresentados a uma mulher chamada Leila Kalomi, botânica da expedição e que parece já encontrado Spock anteriormente.

A investigação revela alguns detalhes pitorescos, como a ausência de animais no assentamento, algo estranho para uma colônia agrícola. Enquanto isso, Leila e Sandoval, a sós, conversam a respeito do passado comum da moça e Spock. Ela revela que o conheceu seis anos antes e que se apaixonou, mas, obviamente, não foi correspondida. Sandoval pergunta se ela gostaria que Spock se tornasse um “deles” e, apesar de Leila afirmar não ser possível, Sandoval parece confiante em conseguir tal intento.

McCoy completa os exames em parte do grupo de colonos, exames que revelam que a saúde deles, em todos os aspectos, se encontra em perfeita ordem. Spock informa não haver nenhum sinal de vida no planeta além dos colonos e da flora. McCoy especula que os animais trazidos da Terra para suprir parte das necessidades de alimentação dos colonos não sobreviveram, o que é um fato estranho.

Apesar das desconfianças da tripulação da Enterprise, Sandoval parece muito solícito e feliz com o modo de vida que seu grupo leva no planeta, embora o que deveria ser uma colônia agrícola tenha se tornado apenas em uma espécie de “sítio”, produzindo somente o necessário para a sobrevivência dos colonos.

McCoy descobre também, ao comparar os registros médicos de Sandoval, que sequelas de problemas médicos anteriores desapareceram sem explicação. Enquanto isso, Spock continua sua pesquisa acompanhado de perto por Leila, que, assim como Sandoval, reponde às perguntas do vulcano com evasivas. Spock insiste, até que Leila diz que lhe mostrará o motivo do excelente estado de saúde dos colonos.

Kirk tenta convencer o líder da colônia a evacuar o planeta, mas Sandoval não está disposto a fazê-lo, de nada adiantando Kirk e McCoy tentarem demovê-lo, explicando a ameaça dos raios Berthold. Sandoval retruca, alegando que os próprios instrumentos de McCoy mostraram que a saúde de todos é ótima e que não há perigo para eles.

Nesse momento, Leila mostra a Spock um tipo de vegetal que seria a causa do bem estar dos colonos, embora ela não tenha sucesso em explicar como. Ambos se aproximam da planta até que ela lança em Spock um tipo de esporo que, inicialmente, causa muita dor ao vulcano, mas que, em seguida, o deixa no mesmo estado de catarse de todos os membros da colônia e, imediatamente, caindo de paixão por Leila.

Kirk continua tentando, em vão, convencer Sandoval a deixar Omicron e está disposto a evacuar o planeta à força se necessário, enquanto Spock, agora sob influência dos esporos, passa a se comportar como um adolescente apaixonado, ignorando as ordens do capitão e suas obrigações como tripulante da nave. Kirk sai à sua procura e encontra seu primeiro-oficial pendurado em uma árvore, fazendo macaquices para a namorada.

O capitão ordena a Sulu que prenda Spock e o leve de volta à Enterprise, ordens que Spock ignora mais uma vez. Ele faz com que Sulu e o tenente DeSalle, que o acompanhava, sejam expostos aos mesmos esporos que o infectaram e os dois passam a ter a mesma atitude de Spock imediatamente, recusando-se a seguir as ordens de Kirk e afirmando ser errado remover a colônia.

Kirk deixa o local bastante irritado, mas ainda disposto a seguir suas ordens iniciais. Porém, quando encontra McCoy, percebe que o doutor também foi afetado pelos esporos. Ele retorna à Enterprise, onde descobre que toda a tripulação está sob efeito das plantas. Uhura sabotou as comunicações, deixando apenas uma linha para a superfície e o restante das pessoas está fazendo fila no teletransporte para descer ao planeta. Todos se recusam a seguir as ordens de Kirk.

Ele, então, percebe que está só e impotente, uma vez que não sabe como deter a ação das plantas e recuperar sua tripulação. O capitão tenta mais uma vez conseguir alguma ajuda de McCoy, embora o médico não esteja nem um pouco interessado na questão. Kirk retorna a Omicron e encontra Spock e Sandoval discutindo o sucesso da operação de descida da tripulação da nave. Apesar de estar sob o efeito dos esporos, Spock consegue dar ao capitão algumas informações. Ele diz que as plantas são algum tipo de alienígena que teriam viajado pelo espaço até chegar a Omicron e que seus esporos, ao entrar no corpo humano, causavam uma grande sensação de bem estar, além de curar os males de saúde. Uma vez sob a influência dos esporos, um ser humano teria todas as suas necessidades atendidas.

Ao perceber que não poderia fazê-los mudar de ideia, Kirk retorna à Enterprise. Masm com toda a tripulação em terra, ele não pode fazer nada para deter a infestação. Enquanto pensa sobre o assunto, o capitão é infectado por uma das plantas. Imediatamente, ele entra em contato com Spock e informa que se juntará a eles. O vulcano recebe a notícia com satisfação e diz que estará esperando por ele.


Após passar em seus alojamentos e pegar seus pertences pessoais, Kirk segue em direção à sala de transporte, quando é acometido por uma súbita crise de raiva, ao perceber que está deixando a Enterprise para sempre. Tal surto emocional livra-o da influência dos esporos.

Ele prepara um plano, segundo o qual planeja causar raiva a Spock para que este se liberte, um plano que pode levá-lo à morte, uma vez que o vulcano é várias vezes mais forte que um ser humano. Kirk atrai Spock até a nave e começa a insultá-lo, até que ele é tomado por raiva extrema e ataca seu capitão. O plano dá certo e Spock consegue se livrar da influência dos esporos.

Kirk explica a Spock o que aprendeu e, juntos, eles preparam um mecanismo capaz de livrar todo o pessoal da superfície da influência alienígena. Antes que o plano seja posto em prática, Leila, que havia ficado em terra esperando pelo vulcano, estranha sua demora, entra em contato usando o comunicador de McCoy e pede para ir a bordo.

Ao chegar à nave, Leila percebe que Spock não está mais afetado, mas pede para que ele retorne com ela mesmo assim, pois ela o ama. Spock responde que não pode, pois estaria fugindo às suas responsabilidades. Leila está inconsolável, mas ele permanece irredutível e, embora consternado, ignora seus pedidos. Ele retorna à ponte e, junto com Kirk, coloca o plano em ação.

O mecanismo montado por ambos, ao ser acionado, provoca reações violentas em todas as pessoas em terra, iniciando uma breve briga, de curta duração, que tem como resultado a esperada liberação de todos da influência dos esporos, incluindo Sandoval. Este percebe o tempo perdido e finalmente concorda em deixar o planeta. Toda a tripulação retorna à nave, os colonos são removidos e a Enterprise se coloca a caminho da Base Estelar 27.

Comentários

A chegada da Enterprise em Omicrom Ceti III para uma missão de salvamento em busca de uma expedição condenada acaba se transformando em uma ótima oportunidade para Leonard Nimoy mostrar uma faceta diferente e é claro, sua reconhecida competência como ator.

Dada a personalidade (ainda em construção) de Spock, as atuações de Nimoy são sempre necessariamente contidas, dando pouco espaço para variações significativas. Ao longo dessa temporada apenas “The Naked Time”, “The Menagerie”, e“The Galileo Seven” ofereceram oportunidades para que pudéssemos conhecer facetas diferentes do primeiro oficial da Enterprise.

Aqui, os tais esporos alienígenas criam uma situação perfeita para que possamos conhecer um Spock emocionalmente livre — sem arranhar a credibilidade do personagem ainda em construção, mas já com alguns parâmetros definidos a essa altura. Na ideia original, seria Sulu a ser inicialmente atingido pelos esporos, porém foi de D.C. Fontana a ideia de que o segmento seria mais interessante se Spock tivesse esse papel.

Embora cause certo estranhamento para o fã ter contato com o até então frio e calculista vulcano no papel de um homem apaixonado, se pendurando em árvores ou fazendo odes às borboletas, “This Side of Paradise” acaba sendo um complemento interessante para a sua personalidade. Mais uma vez, é sugerido que Spock luta constantemente para manter os seus sentimentos (que sim, existem) sob controle.

Sua frase final ao declarar “Pela primeira vez eu fui feliz” evoca, ao mesmo tempo, tristeza e simpatia pelo personagem. Numa série que nunca foi orientada a personagens, esse episódio é quase um oásis nesse sentido. Ao mostrar esse lado até então contido do personagem, o segmento acrescenta um interessante tijolo na construção da sua persona, acrescentando camadas ao personagem e tornando essa caminhada em busca de seu equilibro emocional mais interessante, mais adversa e, portanto, mais admirável.

Completando o drama, Jill Ireland (Leila Kalomi), interesse romântico de Spock, também tem boa participação nesse processo, graças ao ar de ingenuidade que ela imprime a sua personagem. Assim como o vulcano, ela também tem um arco triste, ao constatar, mais uma vez, a impossibilidade da realização de seu amor. Apesar das dificuldades de trabalhar esses arcos dentro do tempo de existência de cada episódio, são momentos de uma sensibilidade que poucas vezes foi mostrada na Série Clássica.

Outro assunto lateral que passa pelo enredo do episódio é a referência ao uso das drogas e suas consequências. A versão trekker da “pílula da felicidade” é uma alegoria a essa questão e seu tratamento é compreensivelmente superficial, dado o tempo em tela e, provavelmente, a censura da época. De toda forma, porém, é importante notar, mais uma vez, a conexão da série com itens de relevância para a sociedade como um todo, mostrando que Jornada nunca teve como opção fugir da realidade na qual estava inserida. Mesmo que Gene Roddenberry pensasse o futuro da série como um futuro idílico, ele sempre esteve atento ao mundo real, criando formas de dialogar com esse mundo e, aqui, vemos mais um exemplo dessa abordagem.

Passando aos problemas, um deles é a questão da existência de uma colônia agrícola isolada do resto da Federação. Isso causa certo estranhamento, se pensarmos em que utilidade ela realmente teria sem ter para quem entregar sua produção. Um pequeno detalhe, mas que não fere a essência do que o segmento deseja realmente mostrar.

O outro passa pelo capitão Kirk. Dessa vez, ele tem importância discreta, uma vez que ele, ao menos dessa vez, não é o protagonista, embora seja ele quem mais uma vez salva o dia. Shatner não compromete e nem brilha, ficando num meio termo adequado ao segmento e ao protagonismo temporário de Spock. Mas é forçoso dizer que a resistência de Kirk aos esporos precisa de um pouco de “suspensão de descrença” para funcionar, visto a facilidade com que todos foram facilmente dominados. Enfim, podemos dar esse crédito ao capitão da Enterprise

De uma forma geral, em termos de atuações individuais, apenas Nimoy merece destaque. Jill Ireland faz um bom contraponto, sem ser excepcional, mas adequada ao roteiro. O mesmo poder ser dito de todos os demais, regulares ou convidados, num episódio que não fornece mesmo grandes oportunidades para os demais atores.

Um episódio que não é brilhante, mas é eficiente ao fornecer algum frescor romântico, alguma dose de suspense mas, acima de tudo, uma rara oportunidade para uma visão diferenciada do nosso vulcano favorito.

Avaliação

Citações

“Pure speculation, just an educated guess, I’d say that man is alive.”
(Pura especulação, só um chute calculado, mas diria que aquele homem está vivo.)
McCoy

“I have never understood the female capacity to avoid a direct answer to any question.”
(Eu nunca entendi a capacidade feminina de evitar uma resposta direta a qualquer pergunta.)
Spock

“I love you. I can love you.”
(Eu amo você. Posso amar você.)
Spock

 “No wants. No needs. We weren’t meant for that. None of us. Man stagnates if he has no ambition, no desire to be more than he is.”
(Sem vontade. Sem necessidades. Não fomos feitos para isso. Nenhum de nós. O homem para se não tem ambição, nenhum desejo de ser mais do que é.)
Kirk

“I have little to say about it, Captain, except that for the first time in my life… I was happy.
(Eu tenho muito pouco a dizer, capitão, exceto que pela primeira vez na minha vida… eu fui feliz.)
Spock

“Well, that’s the second time man’s been thrown out of paradise.”
“No, no. This time we walked out on our own. Maybe we weren’t meant for paradise.”
(Bem, é a segunda vez que o homem é expulso do paraíso.)
(Não, não. Desta vez nós saímos por conta própria. Talvez não tenhamos sido feitos para o paraíso.)
McCoy e Kirk

Trivia

  • Jill Ireland (Leila Kalomi), esposa de Charles Bronson, morreu em 1991, devido a um tumor no seio. Ela dedicou os últimos anos de sua vida em uma valente campanha para promover a importância de um diagnóstico preventivo deste tipo.
  • Frank Overton, que fez o papel de Elias Sandoval, viria a falecer três meses após o término das filmagens, vítima de ataque cardíaco aos 49 anos.
  • A história original deste episódio foi escrita em junho de 1966 por Jerry Sohl e chamava-se, então, “Sandoval’s Planet” (“O Planeta de Sandoval”) e, posteriormente, passou a se chamar “Power Play” (“Jogo de Poder”). O roteiro final foi elaborado por D.C. Fontana, que introduziu algumas mudanças (por isso Jerry Sohl usa um pseudônimo) e foi entregue em outubro de 1966 para a produção com o título “The Way of the Spores” (“O Modo dos Esporos”). Em 27 de outubro, Robert Justman, em um memorando para Gene Roddenberry, sugere a mudança de título para aquele que viria a ser o definitivo. O episódio entrou em produção em 5 de janeiro de 1967.
  • A cena em que Kirk entra na ponte vazia foi usada para a simulação da ponte da Enterprise no holodeck no episódio da Nova Geração “Relics“.
  • Esse episódio marcar a volta de D.C. Fontana, agora como editora, à equipe de Jornada das Estrelas.

Ficha Técnica

História de Nathan Butler e D. C. Fontana
Roteiro de D. C. Fontana
Dirigido por Ralph Senensky

Exibido em 2 de março de 1967

Título em português: “Deste lado do Paraíso” (AIC-SP), “Deste lado do Paraíso” (VTI-Rio)

Elenco

William Shatner como James T. Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard H. McCoy
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Nyota Uhura

Elenco convidado

Jill Ireland Leila Kalomi
Frank Overton Elias Sandoval
Grant Woods como Kelowitz
Michael Barrier como DeSalle
Dick Scotter como Painter
Eddie Paskey como Leslie
William Blackburn como Hadley

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Carlos Henrique Santos
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio