Harry Kim vem passar Carnaval na Terra no fim-de-semana

É isso mesmo. Harry Kim toma chá de cogumelos e passa um dia na Terra, mesmo sabendo que deveria estar do outro lado da galáxia, a bordo da Voyager. Esse e outros mistérios aguardam os fãs que vão ter algum tempo no fim-de-semana de carnaval para lembrar que Jornada existe.

Confira o que você vai (ou não vai) ver no USA Network neste sabadão em nosso suplemento semanal, o inigualável Jornadas Inéditas.

 

 

“Night Terrors”
(“Terrores na Noite”)

A Nova Geração
4ª temporada

Episódio 091
Exibição nos EUA: 18/03/1991
Data Estelar: 44631.2.

sábado, 16h; domingo, 13h

Sinopse:

A Enterprise encontra a nave estelar USS Brattain, desaparecida há muitas semanas, à deriva no espaço. Com a exceção do conselheiro Betazóide, toda a tripulação está morta.

Enquanto a tripulação da Enterprise investiga o acontecido, estranhos eventos começam a ocorrer. Deanna Troi é atormentada por pesadelos enquanto La Forge não consegue religar os motores da Brattain e a tripulação da Enterprise começa a demonstrar sinais de uma irritabilidade sem sentido.

A dra. Crusher sugere então que possivelmente o que aconteceu a bordo da Brattain, e que vitimou sua tripulação, possa estar começando a ocorrer a bordo da Enterprise. Picard decide que é melhor a nave deixar a área, porém descobre que os motores da Enterprise, a exemplo dos da Brattain, não funcionam. Será que o destino de Picard & cia. será o mesmo da tripulação da Brattain?

Notas:

A placa na ponte de comando da Brattain, criada por Michael Okuda, identifica a nave como da classe Miranda (a mesma da USS Reliant, de Jornada II), e que seu registro é NCC 21166. Segundo a placa, a nave foi construída em “Yoyodyne Division” (uma referência a “Buckaroo Banzai”), que fica no Sistema Solar de 40 Eridani-A . 40-Eridani-A é a estrela do Sistema Solar Vulcano. Estranhamente, na maquete utilizada nas filmagens, o nome da nave mudou para “Brittain”.

Referências aos nomes de diversos membros da equipe de produção da Nova Geração podem ser vistos neste episódio. Exemplos: “Mooride Polyronite 4” (Ron Moore), “Takemurium Lite” (David Takemura), “Neussite 283” (Wendy Neuss, produtora associada), “Bio Genovesium” (Cosmo Genovese) e “Hutzelite” (Gary Hutzel).

Brian Tochi, que aqui interpreta o alferes Kenny Lin, participou do episódio da Série Clássica “And the Children Shall Lead”, como o pequeno Ray Tsingtao. Mais recentemente ele fez a voz de Leonardo nos filmes de cinema das “Tartarugas Ninjas” e ainda apareceu nos dois últimos filmes para cinema da série “Loucademia de Polícia”.

Elenco convidado:

Rosalind Chao como Keiko O’Brien
John Vickery como Andrus Hagan
Duke Moosekian como alferes Gillespie
Craig Hurley como alferes Peeples
Brian Torchi como alferes Kenny Lin
Lanei Chapman como alferes Rager
Colm Meaney como tenente Miles Edward O’Brien
Whoopi Goldberg como Guinan
Deborah Taylor como capitã Chantal R. Zaheva

Dirigido por Les Landau
História de Shari Goodhartz
Roteiro de Pamela Douglas e Jeri Taylor

 

“Paradise”
(“Paraíso”)

Deep Space Nine
2ª temporada

Episódio 035
Exibição nos EUA: 14/02/1994
Data Estelar: 47573.1.

sábado, 17h; domingo, 14h

Sinopse:

Sisko e O’Brien estão em uma missão de reconhecimento em um Explorador quando detectam sinais de vida humana em um planeta supostamente desabitado. Os dois transportam-se para a superfície do planeta, onde encontram uma colônia humana (fruto de uma nave acidentada) mantida no local por mais de 10 anos sem benefício algum da tecnologia (existe um misterioso campo de força no planeta que torna inútil qualquer
dispositivo tecnológico, inclusive os de Sisko e O’Brien). Assim, eles ficam presos no planeta.

Para complicar ainda mais a situação, Alixus, a líder desta colônia e
uma naturalista radical, está resolvida a preservar o seu “paraíso” a todo custo, tentando forçar os dois tripulantes de Deep Space Nine a aceitar o seu modo de vida.

Notas:

A dupla Hans Beimler & Richard Manning já havia trabalhado nas três primeiras temporadas da Nova Geração e depois se envolveram (entre outras) nas séries “TekWar”(de William Shatner) e “Beyond Reality” (onde Beimler conheceu Nicole de Boer, que acabaria se juntando ao elenco de DS9 na sétima temporada, como Ezri Dax). Beimler, que já havia trabalhado antes com Ira Behr na série “Fame”, se juntou em definitivo à equipe de roteiristas de DS9 a partir da quarta temporada da série. Manning hoje em dia trabalha na série “Farscape”.

Presença de Julia Nickson como Cassandra, que também interpretou Catherine Sakai, um interesse amoroso do comandante Sinclair, em diversos episódios de “Babylon 5”.

O produtor-executivo Ira Steven Behr tem o seguinte a dizer sobre o episódio: “Foi um episódio forte para Sisko. Foi o nosso “Great Escape”, com Sisko no lugar do personagem de Steve McQueen, o firme rei, que nunca recua um centímetro. Mas em termos da comunidade de colonos em si, a mensagem do episódio sempre pareceu muito pouco clara.”

Elenco convidado:

Julia Nickson como Cassandra
Steve Vinovich como Joseph
Michael Buchman Silver como Vinod
Erick Weiss como Stephan
Gail Strickland como Alixus
Majel Barrett como a voz do computador

Dirigido por Corey Allen
História de Jim Trombetta e James Crocker
Roteiro de Jeff King e Richard Manning & Hans Beimler

 

“Non Sequitur”
(“Non Sequitur”)

Voyager
2ª temporada

Episódio 022
Exibição nos EUA: 25/09/1995
Data Estelar: 49011.0.

sábado, 18h; domingo, 15h

Sinopse:

O alferes Harry Kim acorda em São Francisco, na Terra. Embora sua memória dos eventos ocorridos em Voyager até esta data estejam intactas, a realidade à sua volta indica que ele nunca se apresentou para servir a bordo da USS Voyager, e logo, não está preso no quadrante Delta.

Em vez disso, Kim trabalha como especialista em design para a divisão de engenharia da Frota Estelar e está para casar com sua antiga namorada, Libby. Checando os bancos de dados da Federação Harry descobre que além dele Tom Paris também não embarcou em Voyager, e vai à procura do parceiro (que obviamente não o conhece nessa realidade alternativa).

Porém, ao fazer isso, Kim é apontado como suspeito de ser um espião Maquis agindo em parceria com Paris. Além de provar sua inocência, Harry Kim terá que achar uma maneira de voltar para sua própria realidade.

Notas:

Em uma medida de contenção de custos, uma cena do episódio“Relics” da Nova Geração foi reutilizada. Repare quando Tom Paris e Harry Kim fogem a bordo de um Explorador (“Runabout”), eles passam pelo portal da Esfera Dyson de “Relics”, que aqui é utilizada como porta da doca espacial da Frota.

O ator Jack Shearer, que aqui interpreta o almirante Strickler, apareceu em “Jornada nas Estrelas – Primeiro Contato” como o almirante Hayes. Esse mesmo personagem (Hayes) esteve presente nos episódios “Hope and Fear” e “Life Line”, de Voyager. Shearer também participou dos episódios de Deep Space Nine “The Forsaken”, como o embaixador Vadosia, e“Visionary”. como Ruwon. Jack Shearer é veterano da televisão americana, e além de Jornada, já fez participações em séries como “Seinfeld”, “Murphy Brown”, “Mad About You”, “O Desafio”, “Ally McBeal” e “Arquivo-X”.

Repare em uma cena onde Harry Kim acessa sua ficha de serviço. Lá consta que o nome do alferes é Harry S. L. Kim. Nunca foi revelado o quer esse “S. L.” quer dizer, mas Garrett Wang, o ator que interpreta Kim, sugeriu que fosse algo como “Sexy Lips”…

Elenco convidado:

Louis Giambalvo como Cosimo
Jennifer Gatti como Libby
Jack Shearer como almirante Strickler
Mark Kiely como tenente Lasca

Dirigido por David Livingston
Escrito por Brannon Braga