James Cawley defende novo filme de Jornada

james-cawley-5.JPGO produtor executivo do fanfilm New Voyages, James Cawley, chegou a ser uma das vozes a críticar o rumo da produção do novo filme de Jornada nas Estrelas. Após conhecer J. J. Abrams, Cawley, ao que parece, passou a ser um ardoroso defensor do novo projeto. Em mensagem enviada através do site Trek Movie, o produtor revela o seu otimismo quanto ao futuro da franquia nas mãos de J. J. Abrams. Veja o teor de sua mensagem.

“Respirem fundo e relaxem. Eu sou o maior purista (contrário a qualquer mudança em Jornada) da franquia. Mas, após encontrar-me com J. J. Abrams, Bob Orci e Damon, devo dizer que meus medos se dissiparam”, escreveu Cawley. “Eu descobri que os três rapazes sabem profundamente o significado de Jornada. Eles se interessam pelo coração da série”, defendeu o produtor.

Continuando em seu comentário sobre a visão de Jornada. “Alguns fãs vêem o cânon como uma apresentação inteira, que é o visual dos cenários, do vestuário, assim como da história. E eu era um deles. Mas, sejamos realistas, fomos educados desse modo por muitas equipes de produção e roteiristas que vieram antes. Cada um deles fez a sua maneira para preservar “o visual” de cada encarnação de Jornada. Explicavam a mudança de visual e a evolução da história, usando palavras como “refit” (restaurar), para que tudo se encaixasse e que fosse totalmente verossímil. Isso capturou nossas imaginações por 40 anos. Mas eu me dei conta de que não quer dizer que seja ruim mudar algumas coisas”.

No final, Cawley envia uma mensagem de otimismo para os fãs com relação ao futuro da franquia nas mãos de Abrams. “Jornada precisa crescer e durar mais 40 anos. Acima de tudo, nós necessitamos de uma divertida história, que ensine sobre nós mesmos pelo caminho. Essas pessoas que fazem esse filme não assumem essa responsabilidade com a intenção de descartar Jornada, muito pelo contrário. Então, procure acreditar em seus colegas trekkers “Orci, Lindelof e Abrams” a encontrar algo desse otimismo que Gene Roddenberry acreditou que todos possuímos. Vamos trabalhar juntos para levar os demais fãs a se entusiasmarem com essa produção. Com esse filme e todos os demais fanfilms, parece nos levar aos anos 70 outra vez, um tempo quando era bacana ser um fã de Jornada. Esse filme tem o potencial para realmente re-energizar o interesse pela série original, e levar as pessoas a assistirem outra vez, além de introduzir uma nova geração de jovens que podem apenas tê-la ignorado. Vamos todos apreciar o passeio, porque ela tem sido a diversão por décadas”, finalizou Cawley que fará uma ponta no filme como tripulante da Enterprise.

Ao que parece, a produção de Jornada nas Estrelas poderá deslanchar com mais tranqüilidade a partir de agora. A notícia divulgada pelo site Variety informa que o sindicato que representa os roteiristas de Hollywood em greve anunciou que pode ter chegado a um acordo com os estúdios após um movimento de três meses que prejudicou a produção cinematográfica e televisiva. A previsão é de que o movimento termine antes da cerimônia do Oscar, no dia 24 de fevereiro. “Apesar do acordo não ser perfeito nem ser tudo o que merecemos pelas inúmeras horas de trabalho duro e de sacrifício, nossa greve foi um sucesso”, afirmou o Writers Guild of America em comunicado enviado aos seus membros por email. O comunicado do sindicato diz que o acordo cria fórmulas para a distribuição de receitas levantadas com a Internet e estabelece o princípio de que “quando eles ganham, nós ganhamos”.

Isso significa que os novos episódios das séries de TV poderão ir ao ar em poucas semanas, enquanto que os diretores poderão fazer as mudanças pretendidas nas gravações, que não foram emplementadas, em razão da proibição pelo sindicato, durante a greve. Então, ao trabalho!

Fonte: TrekMovie e TrekWeb

Edição: Nívea Doria