Orci fala do cânon de Jornada em chat com fãs

roberto-orci-4.jpgUm dos roteiristas do filme de Jornada nas Estrelas, Roberto Orci, voltou a ter um breve bate-papo com os internautas do site The Trek Movie. Orci respondeu questões a respeito da canonicidade da franquia e sua importância para a história do filme, além de dizer se ela se enquadrará ou não nessa nova visão de Jornada por J. J. Abrams.

Qual a sua visão da importância do cânon para o filme?  

Oric: “Eu estou 147% certo de que esse filme será um negócio grandioso. Como já disse antes, os trekkers estão entre os mais inteligentes do mundo, e desde que eu e Damon (Lindelof) humildemente nos consideramos fãs, sabíamos que isso seria muito significativo. O cânon é parte do DNA de nossa história. Se você conhece Jornada, seu conhecimento não será jogado fora. Se você não a conhece, isso não evitará você de entrar nesse incrível mundo que tem sido cuidado por mais de 40 anos pelos fãs. Qual outra franquia tem um tão definido e consagrado fenômeno quanto tem um nome para seus fãs (Trekkie ou Trekker)? Mesmo a mídia popular dá cobertura à base dos fãs. Não existe nenhum Spidermanners ou Piraters ou Supermannies. Jornada faz parte de todos nós. Eu vejo muito o cânon como se fosse uma constituição. É um documento vivo, mas tem alguns princípios que são invioláveis”.

Nós teremos de assistir a Série Clássica numa luz diferente, após ver esse filme?

Orci: “Eu acredito que nós somos os recebedores sortudos de 40 anos da escola de Jornada. Ninguém que veio antes de nós teve esse benefício. E, como resultado, nós tivemos a oportunidade de aprender (eu espero) o que é essencial e maravilhoso sobre a franquia. Adicionalmente, a tecnologia e o orçamento disponíveis para nós permitirão também lançar uma visão de Jornada que espero que seja mais “real” sempre. Também por aproximarmos em algum degrau como um prequel, nós argumentamos para o público novo de que é tempo de saltar para o universo de Jornada e descobrir porque o resto de nós adora Jornada por tanto tempo. Agora, como questão de se ou não você verá a série original numa luz diferente, minha sincera esperança e crença é que ela será aprimorada. De qualquer modo, esse é o objetivo. Como sempre, nosso sucesso ou fracasso dependerá inteiramente do julgamento de vocês”.

Está prevista alguma foto publicitária para o filme mostrando uniformes ou a nova Enterprise?

Orci: “Em breve. Sem ser modesto, apenas não marcamos a data para algumas dessas produções promocionais”.

Fonte: Trek Movie

Edição: Nívea Doria    

14 Comments on "Orci fala do cânon de Jornada em chat com fãs"

  1. uma fotinho da tripulação agora seria uma boa…..

  2. Hummmm…. Faz tempo que não leio tantas respostas vazias em um único texto… Parece até entrevista com jogador de futebol…

  3. O que se podia esperar deles?
    Se tudo está em segredo e vai ser mantido o máximo que puderem até a estréia, acostume-se a ler sempre respostas evasivas. Pode ser que algum ator dê uma escorregada, mas dependendo de Abrams e cia não sairá nada que eles não queiram.
    E eles estão conseguindo um feito notável, esconder as filmagens de qualquer spy trekker ou não.

  4. “Nosso sucesso ou fracasso dependerá inteiramente do julgamento de vocês”. Isso é chantagem, heim? Orci está jogando a responsabilidade da continuação ou não da franquia nas nossas costas! Por favor, amem este filme!!! Rsrsrsrsrsrsrs…

  5. Ao menos ele reforçou que o cânon é importante para eles e será preservado! Um bom sinal =]

  6. P.S. na língua portugesa a frase “uma fotinho da tripulação agora seria uma boa…” está incorreta.

    ‘FOTO’ é redução das palavras FOTOGRAMA e FOTOGRAFIA. Ambas do gênero FEMININO.

    Portanto, o correto seria “Uma fotinhA da tripulação agora seria uma boa…”

    P.S.2: Qual outra franquia tem um tão definido e consagrado fenômeno quanto tem um nome para seus fãs (Trekkie ou Trekker)?

    Simples, embora incomum, os fãs de STAR WARS são as vezes denominados STAR WARRIORS. Embora na maioria das vezes se autodefinam com JEDI ou SITH.

    Detalhe: STAR WARS rende (vende) muito mais do que STAR TREK independente da qualidade dos filmes ou derivados.
    Vide Uma Centena de GAMES, e literalmente MILHARES de GIBIS e DEZENAS de LIVROS lançados desde 1977, inicialmente pela MARVEL e depois, e até hoje, pela Dark Horse, Del Rey Books e Dorling Kindersley.

    Sou Trekkier (Trekkie + Trekker) e sou também Star Warrior (particularmente me indentifico com o estilo dos Dark Jedi). E sei de longa data que os fãs de Jornada são bem mais chatos que os de Star Wars.

    E é por isso que Roberto Orci está jogando a responsabilidade da continuação ou não da franquia nas nossas costas. Bem, eu topo essa empreitada, então o ônus do que vier a acontecer não será mais meu… Se virem aí, pessoal!

  7. Luís Henrique Campos Braune | 8 de fevereiro de 2008 at 12:37 am |

    Essa do Star Wars eu não sabia. Também sou fanzaço de Star Wars, mas por motivos diferentes. SW produz/vende mais por ser mais pop. São extremos diferentes e que gosto muito. Mas, me identifico mais com ST.

  8. Eu posso estar errado? Sim, posso!

    Mas “eu” acredito que a responsabilidade final é realmente nossa. Ele “não a está jogando nas nossas costas”… Ela já está. Pois, o produto final, quando for lançado, será avaliado por nós e o futuro da franquia, sim, em nossas mãos dependendo das nossas criticas.

    Augusto.

  9. Respostas bem ao estilo JJ!!
    Não diz nada e deixa a galera ainda mais curiosa!!!

  10. Vamos rezar…

  11. Concordo com o Augusto! Quem valida o produto final são os consumidores, ou seja, somos nós os Trekkers. Se o filme não for bem aceito a culpa ainda é deles. Não existe transferência de responsabilidade ao meu ver. Eles têm ciência disso!

  12. Thiago Nóbrega | 8 de fevereiro de 2008 at 3:22 pm |

    Não há dúvidas de que será um acontecimento este filme, quer para o bem da série , quer para seu fim. Esperemos com paciência!

  13. Por que a Paramount não investe em publicidade ? Não é a propaganda a alma do negócio ? Não vejo nada na midia sobre Jornada. Um exemplo de publicidade: Vejam o filme do Homem aranha por exemplo: Você vai no mercado e vê bolachas do homem-aranha, sucrilhos do homem-aranha, neston do homem-aranha…Vai em lanchonete e aí vem o Lanche do homem-aranha, pacote de batata-frita do homem-aranha. É cansativo, mas é publicidade… Eles querem estourar na bilheteria sem divulgação… fica difícil só com os fãs.

  14. E que venham depois as séries, pois é nelas que está a vida de jornada, onde podemos acompanhá-las dia a dia, fase a fase!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*