Personagens gays seriam mostrados em Voyager

bryan-fuller-1.jpgO escritor e produtor Bryan Fuller concedeu uma entrevista ao site AfterElton.com, no qual falou sobre a presença de personagens gays em grande parte de suas histórias. Ao se referir a Jornada nas Estrelas, Bryan falou sobre a série Voyager e a quase introdução de dois personagens num episódio em particular, com a finalidade de discutir o tema da homossexualidade na série da franquia.

Bryan Fuller, que já se declarou homossexual, criou personagens gays nas séries Dead Like Me, Wonderfalls e Pushing Daisies. Apesar do seu interesse em trabalhar nesse tipo de personagem, ele também revelou sua admiração pelo gênero ficção científica. Para Bryan as séries Deep Space Nine, A Nova Geração e Voyager são as suas favoritas.

Quanto a Voyager, Bryan disse que havia tentado introduzir personagens homossexuais na série, “Havia uma alferes gestante, a Wildman, que queria ter padrinhos gays para seu filho”, disse Fuller, explicando que o roteiro nunca chegou a ser produzido. No entanto, o escritor não ficou chateado por isso uma vez que ele queria que seus personagens fossem importantes para o tema e não que se tornassem cômicos, “Parece estranho vindo de mim, mas na verdade foi até bom, porque iria ficar muito cliché”, comentou o escritor. Fuller não foi o único a tentar introduzir a temática homossexual em Jornada, o roteirista David Gerrold já teve um roteiro sobre o assunto, para A Nova Geração, abortado.

O tema da homossexualidade nunca foi explicitamente mostrado em Jornada pelo estúdio, mas isso não impediu que fosse muito usado nos fanfilms. Star Trek Hidden Frontier foi a produção amadora que mais abertamente introduziu personagens gays no elenco principal, como o oficiais Corey Aster e Ro Nevin, que tiveram um relacionamento intenso, contando vários aspectos de suas vidas nos episódios. O personagem Ro Nevin acabou tendo sua própria série, Star Trek Odyssey, sendo atualmente o primeiro capitão declaradamente gay das histórias não canônicas da franquia.

O mais conhecido fanfilm, Star Trek: Phase II, também já introduziu personagens gays na Enterprise de Kirk. O episódio “Blood And Fire” (em pós-produção), escrito por David Gerrold, aborda o relacionamento de dois personagens, como explica o produtor James Cawley, “Apenas acontece deles serem gays que se envolvem em circunstâncias pouco comuns na nave. Para todos da Enterprise, eles são um casal comum, que está apaixonado. Tem havido muitas pessoas abertamente declaradas gays que contribuíram para a criação de Jornada nesses últimos 40 anos. É hora de incluí-los nessa visão otimista de futuro. Essa foi a minha primeira razão de fazer esse episódio e de manter a promessa de Gene, de que incluiria personagens gays em Jornada“.

O roteirista Brayn Fuller escreveu os episódios Friendship One“, “Workforce: Part 1 e 2” e “Flesh and Blood: Part 1” para a série Voyager e “The Darkness and the Light” e “Empok Nor” para Deep Space Nine. Além de ter sido editor e co-produtor das mesmas séries e de Heroes.

Fonte: TrekWeb