Detalhes do novo fanfilm em desenho animado

farragut-the-animated-episodes-1.jpgO escritor Jack Trevino e o produtor da empresa NEO f/x, Michael Struck, foram entrevistados pelo site TrekWeb, onde comentaram sobre o projeto Starship Farragut The Animated Episodes, um fanfilm em desenho animado baseado na mesma série amadora. A nova produção está prevista para ser lançada ainda este ano.

farragut.jpgStarship Farragut é uma série amadora em live action (atores humanos) que começou a ser produzida em 2005 e teve o seu primeiro episódio, “The Capitaincy”, lançado em 2007. Com duas histórias já disponíveis no site, a produção baseia-se no período da Série Clássica, onde a nave USS Farragut vive aventuras paralelas as do capitão Kirk e sua turma. A série tem uma parceria técnica com outro fanfilm, Star Trek: Phase II, onde são utilizadas as mesmas locações, vestuários e equipamentos de produção.

Agora seu produtor, John Broughton, anuncia o desenvolvimento de uma nova versão da mesma série em desenho animado. A edição especial está sendo criada nos mesmos moldes de Star Trek The Animated Series. Isso foi possível em razão de uma associação com a empresa de efeitos especiais NEO f/x, que junto com a Farragut Films, pretende lançar dois episódios dessa animação. Atores já conhecidos de Jornada foram convidados a fazerem as vozes dos personagens.

O roteirista Jack Trevino, juntamente com Michael Struck, escreveram o primeiro episódio, chamado “The Needs of the Many”, o qual refere-se ao planeta Cestus III, local onde ocorreu a luta entre Kirk e um Gorn (Arena). Nessa nova história, a USS Farragut é enviada ao planeta para ajudar um cientista Vulcano.

voz-tim-russ.jpgOs atores Chase Masterson (Leeta), Tim Russ (Tuvok) e o filho de James Doohan, Chris Doohan, aceitaram o convite para fazerem as vozes dos personagens, “Eu imaginava que seria uma grande saudação as fortes personagens femininas, se incluísse uma outra mulher heroína”, disse Trevino, “Sabendo que o papel seria de extrema importância para a história, eu imediatamente voz-masterson-e-doohan.jpgpensei em Chase Masterson. Ela está muito bem em Of Gods and Men e sabia que contribuiria com outro projeto de animação, de modo que contatei-a e expliquei um pouco sobre o projeto. Após ela ler o roteiro, ficou animada para fazer parte desse trabalho. Também achei que seria interessante se ela fizesse uma personagem meio hispânica. Reconheço a influência de Nichelle Nichols e George Takei sobre os jovens negros e asiáticos americanos, durante a série original. Eu quis inserir um hispânico de igual força. Michael e Chase concordaram”.

Continuando Trevino a respeito dos convidados especiais, “Depois o Tim Russ veio a bordo para esse trabalho e foi muito fácil adaptá-lo ao papel, uma vez que ele faz o cientista vulcano. Nós imaginamos ter esse personagem alguma similaridade com o personagem de Tim em Voyager, sugerindo que eles pudessem ter um parentesco.

Para Chris Doohan, que recentemente esteve fazendo ponta no novo filme de Jornada nas Estrelas, Trevino imaginou um novo personagem, “Eu tinha em mente um personagem especial para a tripulação da Farragut. Eu queria um alienígena misturado. O papel que tinha na cabeça era para ter originalmente a voz do ator James Doohan, mas aí veio a idéia de convidar o filho dele”, disse o roteirista.

Trevino e Struck queriam também a participação do ator Walter Koenig para fazer a voz de Chekov, “Mas o ator sentiu que se tivesse de fazer o Chekov morrer, não seria interessante, para ele, revisitar o personagem”, explicou Truck acrescentando, “Com a recusa de Koenig, o personagem Chekov foi descartado, e elegemos uma fêmea como personagem principal, resultando no convite a Masterson”.

farragut-nave.jpgA animação será produzida em 2-D, como na original, “Nós estamos trabalhando para fazer disso um cartoon de sábado de manhã”, disse Struck, “Contudo, as histórias serão mais modernas e assim não iremos imitar os erros que ocorreram com o original. O nosso desenho terá consistência de cor, de cena para cena, melhor sincronização (cena e voz), melhor profundidade dos personagens no fundo de cena. Mas os movimentos e a construção das cenas serão em Filmation”.

De acordo com o produtor, haverá mais um episódio, chamado inicialmente de “Power Source”, e que está sendo escrito por Thomas J. Scott. Mas ainda não há previsão de lançamento. Também está nos planos da produção lançar uma outra versão da série no formato de revista em quadrinhos, que seria lançada no mesmo período dos episódios em animação.

Fonte: TrekWeb e TrekToday