D. C. Fontana escreve para quadrinhos de Jornada

d-c-fontana.jpgA escritora D. C. Fontana (Dorothy Catherine Fontana), sempre demonstrou sua paixão pela série original de Jornada, na qual escreveu vários episódios. Agora, ela continua a contar sobre o universo da franquia, através das histórias em quadrinhos (comic books) pela IDW. Em entrevista ao site IGN, Fontana  falou um pouco desse seu primeiro trabalho, Star Trek: Year Four: The Enterprise Experiment.

A coleção Star Trek Year Four, lançado pela editora IDW Publishing, mostra prosseguimento da missão de cinco anos da nave Enterprise (Série Clássica), numa imaginária quarta temporada. Em parceria com Derek Chester, Fontana criou a história para o quarto exemplar dessa coleção, intitulado The Enterprise Experiment.

Fontana disse que escrever para quadrinhos significa ter mais liberdade de expressão, “Qualquer coisa pode ser desenhada”, comentou a escritora, “Desse modo qualquer tipo de situação, ou alienígena, ou criatura pode ser colocado na página, onde não poderíamos ter feito com a tecnologia disponível na época”.

A possibilidade de incluir personagens exóticos, para Fontana, não a afasta da principal característica da franquia, “Eu creio que sempre guiamos nossas histórias para o elemento humano. Estamos contando essas histórias para as pessoas se divertirem. Gene Roddenberry costumava dizer que se você não escrever para as pessoas para quem vai escrever então?! Desse modo, mantivemos sempre isso em mente, mas o fato é que na Série Animada e nos quadrinhos você pode ir por debaixo d´água num mundo submerso e ter todo o tipo de criaturas. Na Série Animada nós tivemos o personagem felino Kzinti, criado por Larry Niven. Existe esse tipo de coisa que podemos facilmente desenhar, mas que não era fácil na época (da série original)”.

Fontana falou sobre o trabalho em conjunto com o designer Gordon Purcell que procurou interpretar suas palavras em desenhos, “Não costumo falar de artistas, mas ficamos muito felizes com o seu trabalho. Fizemos alguns poucos comentários que foram mais técnicos, como o disparo de phaser que deveria ser azul da Enterprise, a mudança de cores feita de forma a concordar com o estabelecido na série ou Kirk que deveria estar vestindo uma roupa espacial porque a porta do compartimento de carga estava aberta. Coisas desse tipo. Foram mudanças que puderam ser feitas antes da impressão final. Mas ficamos incrivelmente gratos pela qualidade da arte”.

Falando do elemento humano, a escritora disse que seu personagem favorito é aquele meio vulcano, “É claro que sempre gostei de Spock”, admitiu Fontana, “Mas eu amo igualmente McCoy e Kirk. Porque o triunvirato, como dizia Shatner – Nós três fazemos um ator completo – ou seja: cerebral, emocional e físico, expressado pelos personagens”.

Sobre continuar a escrever para a IDW, “No momento não, simplesmente porque meu parceiro, Derek Chester, e eu estamos muito ocupados promovendo nosso novo livro de Jornada. Isso nos impediria de fazer alguma coisa em quadrinhos agora. Mas gostaria de pensar sobre isso no futuro”.

Fonte: TrekWeb e TrekToday