The Questor Tapes de Roddenberry terá remake

A Roddenberry Productions celebrou um acordo com Ron Howard da Imagine Television para desenvolver um antigo piloto de Gene Roddenberry, The Questor Tapes, em uma nova série de TV. O anúncio foi feito por Rod Roddenberry, durante o evento Hall of Fame Ceremony, na Academia de Artes e Ciências da Televisão. Na ocasião, Gene Roddenberry recebeu um título póstumo.

Na década de 1970, após o fim da série original de Jornada na NBC e antes de iniciar o projeto Star Trek Phase II, Gene Roddenberry desenvolveu uma série de sci-fi para TV, que foi transformada num filme piloto. Esta série nunca passou do piloto, como ocorreram com outros projetos seus: “Genesis II” e “Planeta Terra”. O filme foi chamado de The Questor Tapes (As Fitas de Questor), cuja  história se passa num futuro não determinado, onde um andróide (interpretado por Robert Foxworth) busca o seu criador com o propósito de inserir informações em suas fitas de memória incompletas. Ele foi ao ar em janeiro de 1974. Gene Coon, produtor da Série Clássica, também trabalhou no piloto com Roddenberry, juntamente com Majel Barrett Roddenberry, tendo a novelização ficado por conta de D. C. Fontana. A emissora NBC havia firmado um compromisso de botar no ar 13 episódios, mas após não chegar a um acordo sobre as alterações com Roddenberry, o projeto foi desfeito.

Agora,  36 anos depois, “Questor” está de volta. Rod Roddenberry irá desenvolver o projeto na Roddenberry Productions em associação com o produtor e diretor Ron Howard, que é sócio da Imagine Television (responsável por séries como Felicity, 24 Horas, Lie To Me…). A equipe está atualmente em negociações com o escritor Tim Minear (Firefly, Arquivo-X, Angel, Buffy) para produção do novo roteiro. É claro que ainda não há garantias de que o novo “Questor” começará, mas caso Questor se transforme em uma série de TV, será o terceiro projeto de Gene Roddenberry a ir ao ar desde que ele faleceu. Outras idéias de Roddenberry foram desenvolvidos em Terra Conflito Final (1997) e Andrômeda (2000). Ambas tiveram cinco temporadas.

Embora o andróide de “Questor” não tenha conseguido ir adiante, ele acabou influenciando Gene Roddenberry na criação de um personagem famoso de A Nova Geração, Data. Na mesma série há uma referência a “Questor”, no episódio The Royale, onde Data maneja os dados para ganhar o jogo.

Fonte: Trek Movie

19 Comments on "The Questor Tapes de Roddenberry terá remake"

  1. Lembro que muito de vez em quando a Sessão da Tarde reprisava “The Questor Tapes” e cheguei a baixar o ele, Genesis II e Planeta Terra há pouco tempo.
    Foram bons projetos com roteiros inteligentes porém como a NBC, na época, ainda estava com Star Trek na cabeça, talvez não tenha dado muito crédito ao velho Gene.
    Algumas curiosidades: quem é novo e assistiu Andromeda talvez não saiba mas seu plot é todo “chupado” de Genesis II, com várias atualizações é claro. E Robert Foxworth, o Questor, participou da 4a. temporada de Enterprise como o Administrador V´Las em Kir´Shara, Awakening, The Forge.
    Genesis II foi feito em 1973 e não agradou. Para tentar sanar esse problema, Planeta Terra foi produzido em 1974. O detalhe é que contou-se a mesma história com pequenas modificações.
    Para variar, a NBC rejeitou as duas como séries mas passou a exibir O Planeta dos Macacos, que tinha um plot muitíssimo semelhante ( gente do passado transportada para o futuro no meio de uma sociedade bélica,etc. ).
    Tomara que o novo Questor seja bem produzido. Seria mais uma boa idéia de Gene bem revisada e um sopro de novidade nesta mesmice da TV.

  2. The Questor Tapes passou no SBT (quando ainda era TVS), mas até hoje não intendí o que as fitas tinham: se o Questor era um andróide que deveria completar seu banco de dados para substituir alguém que tinha morrido. Ou se ele receberia uma identidade completa para assumir um posto importante junto a outros como ele e assim dominar a sociedade.

  3. Padô, na verdade Questor tipo um “andróide ultimate” que receberia o acúmulo de todo o conhecimento humano através de seus antecessores. No final do episódio, ele e Jerry Robinson ( Mike Farrell ) chegam numa caverna no meio de um deserto, encontram VÁRIOS androídes deitados em camas e na última está o criador de Questor ( que também era um andróide e desde o começo do filme já estava desaparecido há anos… ).
    Com o “arquivo final” incorporado ao seu sistema, Questor poderia finalmente integrar-se com a sociedade humana e melhorar o “way of life” da humanidade, acabar com a fome e o desentendimento e essas coisas todas dos anos 70.

  4. Eu lembro deste filme nos anos 80 na tv s . Gostei muito ,vamos torcer prá agora virar série .

  5. post. 3
    O nome dele é Eugene Roddenberry, Jr, o mesmo do pai. Rod ficou como apelido.

  6. Sei que este não é o lugar de fazer tal pergunta, mas gostaria de saber se há algum lugar onde possa encontrar algo do tipo “TREKBRASILIS: Como tudo começou e sua história até os dias de hoje…”

    Obrigado.

  7. Carlos José, valeu! Acho que esse filme iria ficar na minha cabeça martelando até a morte. Mas não intender quando se tinha apenas uns 7 ou 8 anos é normal vai.

  8. Me lembro de ter assisitido esse filme com o nome de PROJETO QUESTOR, não sabia que era do Roddenberry. Na época gostei muito mas já não lembro os detalhes, somente a cena final que marcou bastante.

  9. post. 8
    Com certeza, Padô.
    É como diz um amigo meu, tem filmes que ficam bem melhor dentro da nossa mente!
    Tipo Star Trek by J$J$… ( olha a lenha na fogueira,rsrsrsrsrs! )

  10. post 7.
    Raul, basta ver a seção Sobre o TB, que se encontra em cima dos noticiários.

    Abs.

  11. OFF TOPIC
    J GOUVEIA
    Deixe uma resposta no assunto “Abrams brinca sobre vilões Gorns para Star Trek 2”.
    Como já é um assunto antigo, resoli deixar um lembrete aqui.

    Abraços

  12. Obrigado! Eu li a história do TrekBrasilis!

    É, muitas coisas terminam no nada quando fazemos por simples impulso, mas se há o amor como alicerce de um sonho, a realidade vai alén do que esperamos!

    Vida longa ao STAR TREKBRASILIS!!!

    ************************

    Por falar em velharias (que é o assunto desta matéria), vou deixar um link aqui para quem se interessa em antiguidades.

    Eu assisti a esse video do YouTube que me deixou muito animado.

    Adianto que o video aborda um tema que já foi assunto dentro do TrekBrasilis.

    Alguem se lembra de um tal de Jornada nas estrelas do Japão?

    Parece até que JJ Abrams pos a mão aí!

    http://www.youtube.com/watch?v=ONkh786EbSg

  13. Tomara que vingue, precisamos de novas séries scifi urgente. Estou tentando assistir Stargate Universe, mas ta sofrido e Doctor Who, que tanto queria acompanhar, só baixando e aí já fica meio xarope.

    Aproveitando que o assunto são coisas antigas, muito bom o final da Nova Geração que passou no Scifi Channel dia 22/01, maravilhoso, que atuação do elenco, isso é uma história sobre viagens no tempo bem arrumada. Patrick Stewart é demais e aquele final com o pessoal jogando poker e a Enterprise se afastando na imensidão do cosmo…a Nova Geração deixou saudades, hoje comparando com BSG por exemplo, a Nova Geração é muito mais scifi, muito mais cientifica, mais diversificada, só aquela cena onde Q leva Picard a origem da vida, na sopa primordial, já coloca Jornada em outro nivel. Jornada nas Estrelas, como um todo, é muito especial.

    Sinto falta dos review do pessoal no guia de episódios, é sempre bom ler o que vocês acham das histórias, mas só tem dos episódios iniciais.

  14. Essa história parece uma mistura de Data com V’Ger….vou procurar esse filme pra assistir!!

    Mas fora Jornada, nunca gostei dos outros projetos de Roddenberry. Andromeda e Terra Conflito Final, achei um lixo. Já Genesis II é bem interessante.

    Mas o que eu estou assistindo mesmo é V – A Batalha final (o original dos anos 80) no TCM. Essa série é sensacional.

    O novo V que tá dando nos EUA eu já assisti os 4 primeiros episódios. A série promete…

  15. V- A ABATALHA FINAL antiga é legal, mas o final fica na guerrilha e cai no lugar comum.
    Dizem que esse último STAR GATE é parecido nBSG mas ainda não assisti. Os anteriores não gostei, sometne o filme do cinema é que gosto.
    Eureka é legal, mas é mais comédia.
    Ainda bem que está chegando uns sci-fi novos por aí.

  16. Sobre o filme “THE QUESTOR TAPES” (PROJETO QUESTOR) de 1973, alguém saberia me dizer onde posso arranjar em dvd uma cópia dublada ou legendada ? Obrigado. [email protected]

  17. Ola pessoal, gostei de todos os comentarias sofre o filme projeto Questor, gostaria de saber a onde posso encontrar uma copia do mesmo, so um tekker e nao sabia que o filme era de Gere, se alguem precisar de filmes e desenho antigos tenho algumas coias, obrigado e ate mais

  18. Sobre o filme “THE QUESTOR TAPES” (PROJETO QUESTOR)também conhecido como “O ANDRÓIDE” de 1973, alguém saberia me dizer onde posso arranjar em dvd uma cópia dublada ou legendada ? Obrigado. [email protected]

Leave a comment

Your email address will not be published.


*