Orci dá dicas sobre tempo decorrido em Star Trek 2

Ainda não temos novidades sobre a continuação de Star Trek, exceto por alguns atores do elenco principal, que especularam quanto a expectativa deles nessa nova produção. Mas um dos roteiristas, Roberto Orci, respondendo a uma das perguntas dos internautas do site Trek Movie, deu algumas dicas sobre quanto tempo terá se passado entre o primeiro filme e a próxima história. Veja a seguir e chegue as suas conclusões.

Existem muitas perguntas dos fãs sobre como ocorrerá a sequência de Star Trek. Por exemplo: não sabemos se Abrams vai ser o diretor, quem ou o que será o vilão. E há também uma questão importante no que diz respeito ao tempo.

Quando os fãs forem assistir o próximo filme em 2012, terão decorridos três anos (na vida real), de intervalo. Isso traz a questão da evolução “no universo” de tempo entre os filmes. Esta dúvida foi passada ao co-roteirista Robert Orci, num bate papo no Trek Movie, que chamou de “significativo” o tempo decorrido.

No momento em que nos reunirmos com a equipe amada da USS Enterprise, no verão de 2012, que aventuras da série original já devem estar no seu passado? Nenhum? Duas temporadas válidas? Dez episódios? Quais?

Obviamente Orci sabe a resposta, mas deixa o jogo para os fãs analisarem suas opções. Provavelmente uma delas é a correta.

O TrekMovie analise as três hipóteses.

Opção 1: “Nenhum” – tempo decorrido entre os filmes.

Neste cenário veríamos a tripulação a partir da cena final de Star Trek. Esse tipo de articulação foi feita na ‘Trilogia Genesis’ (Star Trek II, III e Star Trek IV).

A vantagem dessa abordagem é que (supondo que esta nova equipe faça pelo menos três filmes), você poderá ter uma trilogia. Este modelo também poderia justificar a importância da USS Enterprise, na Frota Estelar, que foi parcialmente destruída, por Nero. O filme também poderia pegar no rescaldo da destruição de Vulcano, e no ataque à Terra, pulando para uma ação revés.

A desvantagem é que os personagens não serão muito diferentes do que eram até o final do primeiro filme, o que significa que a sequência poderia acabar por reacender o drama em torno da tripulação e especialmente na juventude e inexperiência de Kirk. Além disso, se os designers pretendiam fazer qualquer alteração na Enterprise ou nos trajes, isso se torna mais difícil de justificar.

Opção 2: “10 episódios” – ou poucos meses decorridos entre os filmes

Este cenário daria a nossa tripulação algum tempo, mas que não se vê muito tempo após da cena final de Star Trek.

A vantagem: daria a oportunidade de alguns personagens se referirem a eventos e experiências que tiveram. Por exemplo, o filme pode incluir referências a encontros com a tripulação com “um capitão Gorn” (“Arena”). O tempo adicional permite também a introdução de algumas mudanças na própria Federação e como ela estará lidando com a perda de Vulcano, o que seria um 11 de setembro como evento, com prováveis ​​repercussões profundas para a sociedade da Federação.

A desvantagem: Você ainda estará limitado na forma como a tripulação será comparada com o primeiro filme, então você ainda estará lidando com uma tripulação de jovens (e seu capitão). Você realmente não tem muito tempo para explicar as alterações de design principais também.

Opção 3: “duas temporadas” – ou alguns anos do tempo decorrido entre os filmes

Neste caso, encontramos a nossa tripulação em sua missão (que é de cinco anos ou em aberto?) Para buscar novas vidas e novas civilizações.

A vantagem: Este cenário se encaixa no tempo do universo do filme, com o tempo da vida real. Ele também dará aos escritores a capacidade de mover os personagens e fazer alterações razoáveis. Isto é especialmente verdadeiro para Kirk, onde dois ou mais anos na cadeira do capitão pode torná-lo mais confiante, como vimos na série original. Você também terá a liberdade de apresentar todos os tipos de novos elementos de design, adereços e personagens que forem introduzidos para a Enterprise nos anos seguintes. E o tempo adicional permitirá que os escritores joguem referências às experiências as quais a tripulação enfrentou (novos ou relacionados com a linha de tempo principal). O intervalo de dois anos também poderia fazer a nossa tripulação lidar com um universo muito diferente do pós-Vulcano destruído (possivelmente uma guerra, ou mudanças dentro da Federação, etc.) E, claro, ter um espaço multi-ano coincidente com o mundo real para que ele se encaixasse com o público, quando visitou pela última vez este universo e
se encaixasse com qualquer envelhecimento perceptível dos atores.

A desvantagem: Esta versão limita a capacidade de explorar a evolução de Kirk como novo capitão. Com anos de tempo decorrido, os dois filmes não se encaixariam uns com os outros como parte de uma trilogia. Todas as experiências de referência “entre” período reduzirá as opções para uso no terceiro filme.

E quantos aos episódios?

Orci também fez a pergunta “quais?”, E neste caso ele está se referindo a que episódios da série oiginal se aplicariam com a nova equipe, ainda que numa linha de tempo diferente. Esta é também uma questão muito intrigante. Nos cenários em que há um intervalo de tempo entre os filmes, você pode ter a tripulação fazendo referência a vários encontros de ambos mostrando que eles são veteranos do espaço, e teríamos alguns Easter Eggs para os fãs. Estes poderiam até mesmo serem usados como pontos importantes do enredo (“Eu não confio neles, Spock, lembra o que aconteceu em Organia”) e não tão importantes (“Scotty, você parece pior do que depois que chegou em Argelius II”).

Uma nota sobre o universo expandido da literatura de Jornada.

Todos esperam que a consideração de como o tempo neste universo deverá correr será decidida com base no que melhor servir a história. No entanto, a decisão final tem grandes repercussões para o universo dos livros, gibis e jogos. Mesmo que não tenha sido considerado cânon oficial, o universo expandido tem servido para “preencher as lacunas” em Jornada, contando histórias, entre filmes e episódios.

Em 2010, a Pocket Books estava planejando lançar uma série de livros definidos após o filme. Mas depois que quatro livros foram escritos, a Bad Robot e a Paramount decidiram suspender. Isso foi devido aos receios de que os livros poderiam acabar em conflito com o filme.

Portanto, até que tenhamos informações oficiais sobre a história de Star Trek 2, só nos resta garimpar as migalhas que nos estão sendo dadas agora.

Fonte: Trek Movie