Entrevista com Rene Auberjonois, o Odo

Rene Auberjonois é um ator que acumula inúmeros créditos em séries de TV como M. A S. H.,  Starsky and Hutch, Benson, Chicago Hope, Boston Legal, entre outros, além de ceder a voz para vários desenhos animados. Em Jornada, ele esteve em Star Trek VI, como um oficial conspirador e na série Deep Space Nine fez o transmorfo Odo. Em entrevista ao Star Trek.com, Auberjonois compartilhou seus pensamentos sobre seu personagem, e os projetos atuais.

Um dos aspectos que Auberjonois gostou de Odo foi que quase nada sabia sobre o personagem e depois passou a vê-lo evoluindo. “Então, eu pensava no começo que não queria saber de onde ele vinha e adorei que foi um mistério, eu também amei o fato de que quando pegamos um script – o que focou sobre Odo e seu mundo – Eu aprendi algo novo que eu não sabia sobre o personagem “, disse Auberjonois. “Eu teria de ingerir e incorporar isso nesse personagem que estava sendo construído ao longo de sete anos.”

Sobre a relação Odo-Quark, Auberjonois acredita que os escritores viram o potencial de seu relacionamento contraditório e sabiam que poderiam sempre inserí-lo durante a série. “Eu tenho a sensação de que eles sabiam que o Quark-Odo era uma das coisas que seria, não necessariamente uma pedra angular, mas algo que poderia voltar, que era o tipo de relacionamento entre os personagens que os fãs de Jornada se divertem”, disse ele. “Então, eu tenho a sensação de que há um elemento disto na relação Quark-Odo, porque significou que os escritores poderiam se referir a ele num curto espaço de tempo e tendo um significado.”

“Nós tivemos minúsculos encontros na maior parte do tempo (da série). Não seria nem mesmo cenas. Eu entrava no bar para fazer outra coisa, e Quark e Odo tinham uma troca de palavras, talvez apenas duas ou três linhas entre eles, mas o público estava tão em sintonia com esse relacionamento que poderiam extrapolar. E, de fato, Armin e eu comentamos sobre isso ao longo dos anos.”

Quanto a Odo e Kira, “Eu sei que os escritores não tinham em mente a relação Odo-Kira. Foi o que aconteceu na segunda temporada, em “Necessary Evil”, o episódio flashback com Odo investigando um assassinato em Terok Nor, e no final, no tempo presente, ele entende que Kira era responsável por isso, que ela era uma lutadora no submundo. Os escritores escreveram a cena no final em que eles estavam no escritório de Odo e ele olha para ela. Não me lembro das palavras exatas de como eles o descreveram olhando para ela, mas estava claro que ele entendia que essa pessoa era sua única amiga real na estação e o traiu de alguma forma. Eu não sei o que foi que eu fiz ou se foi como foi filmado, mas no dia seguinte, quando estavam olhando para os jornais, os escritores disseram: – “Oh, meu Deus, Odo adora Kira”. E seguiram com isso. Ambos Nana e eu, quando isso começou a se tornar um tema, achamos muito  interessante. Então nós continuamos com isso. Nós amamos trabalhar um com o outro. Temos muito respeito um pelo outro como atores e estávamos muito confortáveis ​​para trabalhar com o outro.”

Mas no final, Odo deixa Kira e volta para o grande elo. “Se alguma coisa poderia ser chamado de inevitável em uma série tão fora deste mundo como Deep Space Nine, esse fim foi inevitável”, disse Auberjonois. “A única coisa que eu sabia, na época em que havia explorado o relacionamento com Kira e comecei a saber quem eram os fundadores, era que tinha que ser do jeito que ia acabar para eles e para Odo especificamente.”

“Então, eu fiquei completamente satisfeito com isso porque eu pensei: – ‘Isso é o jeito que tem que ser’. É o clássico fim comovente. São pessoas fazendo grandes sacrifícios para o bem maior.”

Enquanto esteve em Deep Space Nine, Rene Auberjonois dirigiu oito episódios da série, mas ao contrário de alguns atores, ele preferiu continuar atuando. Os trabalhos de direção vieram como resultado do convite de Rick Berman. “Eu culpo Rick Berman por colocar-me nisso”, brincou Auberjonois. “Foi uma verdadeira aula.”

“Rick cutucou-me para isso e me apoiou muito”, disse o ator. “Eu fiz oito episódios e eu vou dizer, se não me falha a memória, não é algo que deve ser esculpido em pedra, mas eu diria que dos que eu fiz, talvez dois deles mostrem que me fez sentir muito orgulhoso, onde eu achei que realmente trouxesse algo para a série. Eu creio que talvez quatro deles foram bem. Eles eram exatamente o que estava escrito na página do roteiro e eu entreguei assim. Todo mundo foi muito profissional e fez um trabalho excelente, então os episódios foram bons episódios.”

“Se algum episódio se destaca, é provavelmente “Hippocratic Oath” (Juramento de Hipócrates), que foi um episódio do Dr. Bashir com as pessoas neste planeta morrendo de uma doença estranha, e ele finalmente descobre o que está acontecendo.”

Após sua experiência na direção em Deep Space Nine, foi perguntado se ele dirigiria outros espectáculos. “Eu olhava para essas pessoas como se estivessem loucas”, disse ele. “Eu não tinha interesse em ir a um show onde eu não sabia dos atores e membros da tripulação e os produtores e todos os envolvidos, onde eu não fazia parte daquele mundo, então eu realmente não poderia conhecer a história. Quer dizer, eu podia ver outros episódios, mas eu não ficaria tão imerso em qualquer outra coisa, como eu estava em Deep Space Nine “.

Auberjonois está trabalhando atualmente em um episódio de Bored to Death ( série de TV americana de comédia). “Estou fazendo alguém chamado Henry, que é o pai de uma antiga namorada de Jason Schwartzman,” explicou Auberjonois. “Eu vou contratá-lo para proteger um colar muito valioso que a minha filha vai estar usando. É um papel de convidado especial e minha razão real para fazê-lo é que é um período de férias pagas e uma viagem para visitar nosso filho Remy, que vive no Brooklyn, com sua esposa, Kate, e nossa neta adorável de dois anos e meio anos de idade, Sunde.”

Além de trabalhos na televisão, Auberjonois continua aparecendo em convenções de Jornada. “Eu estou participando de um monte de eventos da  Creation”, disse ele. “Comecei em San Francisco em maio e estarei em Vancouver este mês e também em Parsippany e Chicago. E eu vou estar em Las Vegas, com o grande show, em agosto. Nana (Visitor) e eu estaremos fazendo nosso show, Cross Our Hearts.”

Cross Our Hearts é uma coletânea de poesias e contos que não se relacionem diretamente com Odo e Kira”, disse Auberjonois, “mas tem a ver com amor, todos os diferentes tipos de amores, como o amor romântico e o amor pelo seu cão, o amor pelas crianças e amor pela vida. E depois há uma referência direta a Odo-Kira  no final dela.”

Fonte: TrekToday.