Billingsley lembra episódio Dear Doctor

dear doctorO episódio “Dear Doctor”, da série Enterprise, passou há 11 anos atrás, mas para o ator John Billingsley foi um dos episódios mais polêmicos de toda a série, tendo seu personagem Dr. Phlox no centro da trama, sobre o debate da evolução e dilema ético. Ao Star Trek.com, numa entrevista pelo telefone, ele lembrou da produção desse episódio e de seus favoritos.

Então, você está cuidando de seu personagem e vem o script “Dear Doctor”. Você sentiu que havia controvérsia sobre ele?

Billingsley: Eu percebi que provavelmente haveria controvérsia. Eu tive, para ser honesto, duas reações a isso. Uma delas, em um nível puramente egoísta, foi o primeiro episódio que realmente me apresentou com grande extensão do meu personagem e foi a primeira oportunidade que eu tive, me pareceu, de colocar um pouco de um selo nele. Então, eu estava mais preocupado como ator sobre o que eu ia fazer e menos preocupado com o que as questões apresentadas pelo script. Mas eu tinha a sensação de que, provavelmente, haveria alguma virada. Eu não tenho certeza se eu concordava com o seu argumento final. Eu não acompanhei de perto a controvérsia entre os fãs. Eu não estava ciente disso até bem depois do fato. Nunca fui de prestar muita atenção para os foruns de bate-papo ou para ligar para vários locais. Então, a menos que alguém perguntasse eu só deixava as coisas de lado pela maior parte do tempo.

Mas você teve pelo menos o prazer de ver que um episódio de Phlox seguiu a tradição de Jornada de enfrentar uma discussão numa área nebulosa?

Billingsley: Sim. Eu definitivamente concordo que, para mim, esteticamente falando, os episódios do arco de quatro anos, que tiveram o maior impacto e mantiveram um interesse maior para mim, foram os que realmente fizeram lidar com problemas. O episódio da clonagem (“Similitude”) na terceira temporada foi especialmente bom. Houve um episódio (“Cogenitor”) em que interfere com a decisão de um casal em usar sua serva para procriar para eles. Esses são os tipos que são interessantes. Então, eu estou contente que “Dear Doctor” foi um que provocou algumas pessoas. Era sombrio. Ele assustou as pessoas: uma raça inteira de pessoas vai ser condenadas à extinção. Eu gostava da escuridão da Enterprise quando escolheram para ser escura. Eu sempre me perguntava: “Puxa, o que seria da série Enterprise se não fosse um programa de TV a cabo?” Os fãs poderiam se rebelar. Pode não ter sido o que eles queriam, mas, para mim, foi interessante.

O quanto assustador é para você saber que esse episódio foi ao ar há 11 anos?

Billingsley: Oh meu Deus. Você sabe o que? Depois de chegar a uma certa idade, tudo é aterrador. Topei com um cara em um teste ontem. Ele é um cara com quem eu atuei no palco há 30 anos em Seattle. Eu não tinha visto ele em um milhão de anos. “Como você está?” “Bem, eu tenho dois filhos. Um tem 25, uma tem 27, fazendo seu mestrado … “Oh meu Deus. Oh, meu Deus. Então, é uma surpresa pensar que “Dear Doctor” foi há 11 anos. Pelo menos não foi há 30 anos.

Como você olha para trás na sua experiência com Enterprise? Foram bons quatro anos?

Billingsley: Foi muito legal, além da vantagem óbvia de trabalhar numa série famosa pela primeira vez. Mas foi também um agradável grupo de pessoas. Foi em grande parte uma série divertida de fazer. Você sempre tem altos e baixos. Há episódios em que eu fui mais afeiçoado que outros, e eu tenho certeza que todos os fãs concordam que houve períodos de tempo em que eu pensei que a série não estivesse talvez realmente indo bem, mas você certamente tem de dar subsídios para o fato de que era a enésima iteração de Jornada e você só pode ir bem as vezes. Se eu lamento muito por qualquer coisa, e isso não é de forma alguma desdenhar de Rick (Berman) ou Brannon (Braga), mas acho que quando eles trouxeram Manny (Coto) a bordo trouxeram uma perspectiva interessante e um lado fresco e teve um amor evidente para a série original. Ele foi capaz de trazer um pouco da faísca da série original para a temporada final. É uma pena, como é frequentemente o caso, por que a nave tinha zarpado e era tarde demais para salvar a série. Foi triste, há outros fatores também. A UPN era uma emissora com problemas, e nós não teríamos sobrevivido por quatro anos, se não fosse pelo fato de que os executivos sabiam que a UPN estava indo para o espaço, então por que se preocupar em tentar trazer algo fresco na programação? Além disso, e eu ouvi isso de um número de fãs, as afiliadas (da UPN) locais não mostraram sempre Enterprise. Fomos a uma convenção – uma das primeiras que fui – em San Antonio, e ninguém apareceu. Descobrimos mais tarde que a filial da UPN em San Antonio geralmente antecipava Enterprise para jogos do high school football. Então, houve uma série de problemas que nada tinham a ver com a nossa execução.

Você sempre foi muito ocupado como um ator. Você estava de volta em True Blood no ano passado e terminou filmes indie Trade of Innocents e Red Line. Como está o negócio nos dias de hoje?

Billingsley: As coisas correram muito bem por quatro ou cinco anos depois de Enterprise. Eu tinha uma série chamada The Nine e estava muito feliz, embora não tenha durado muito. Mas, como é, sem dúvida, o caso de atores de muitos personagens, agora, eu estou no meu de número 50, e hoje há menos papéis, e é um mercado muito, muito complicado por uma tonelada de razões. Os estúdios fazem menos filmes. Os residuais (de reprises) estão em baixa, então os atores estão ganhando menos do seu trabalho residual. O resultado é que um monte de nomes conhecidos estão agora trabalhando por muito menos dinheiro, por isso é muito mais difícil começar trabalhos agradáveis. A boa notícia é que Bonnie (sua esposa) e eu tivemos realmente um belo longo trabalho de 15 anos (ela apareceu com freqüência em Chuck) e estamos bem. Eu já me aclimato ao trabalho quando o trabalhoaparece, e tanto quanto eu gosto de trabalhar, atuar não é o princípio e o fim de tudo para mim. Temos uma vida encantadora. Gosto de ler. Eu adoro viajar. E eu amo companhia da minha esposa. Além disso, eu apenas fiz uma parte em Nikita e estou fazendo Southland esta semana. Então eu certamente não posso reclamar.