Processo Paramount/CBS x Axanar não acabou

axanar cbsApesar do anúncio feito por JJ Abrams, durante o Fan Event, que a Paramount e CBS estariam buscando um meio termo para acabarem com a ação movida contra o fanfilme Star Trek Axanar e seu criador Alec Peters, os estúdios ainda não hastearam a bandeira branca. Em um comunicado oficial, os estúdios confirmaram que a ação legal contra Axanar e Peters “permanece pendente”.

“Nós (JJ Abrams e Justin Lin) começamos a conversar sobre o assunto e percebemos que não era uma forma adequada de lidar com os fãs”, disse Abrams no Fan Event. “Os fãs de Star Trek são parte deste mundo. Então nós fomos ao estúdio e dissemos para pararem este processo. Dentro das próximas semanas, será anunciado que isso estará acabando”.

Mas de acordo com The Hollywood Reporter, os advogados que representam os estúdios continuaram a pressionar a questão em tribunal. Os autores do processo afirmaram que, nas declarações públicas, Abrams e Lin “eles falam por si”, e negaram que tinham renunciado ao procenaipe.

No que diz respeito à sua “incerteza sobre como Axanar pode prosseguir com o seu filme,” os autores afirmaram que “a sua ação [legal] continua pendente.”

Durante muitos anos, a Paramount fechou os olhos para a existência de filmes de fãs, desde que sua distribuição não tivesse fins lucrativos. Mas como a tecnologia permitiu que os filmes melhorassem em qualidade, atraindo profissionais do ramo e até mesmo artistas já consagrados, o estúdio – agora em conjunto com a CBS, que controla a franquia via televisão – fizeram alterações ocasionais em sua tolerância.

Em 2012, a CBS pediu aos produtores de Star Trek: New Voyages que interrompessem o uso de roteiros anteriormente produzidos para as séries e não aproveitados, assim como romances publicados, como base para novos episódios. A situação foi resolvida sem que New Voyages parasse sua atividades.

Mas no final de 2015, com o processo judicial, percebe-se que o período de tolerância pode estar chegando ao fim. Com os estúdios entrando no domínio da internet através do streaming com sua nova série, podemos ter uma crescente tensão entre os filmes de fãs e os proprietários dos conceitos sobre os quais se baseiam. E seja qual for o resultado deste caso, essa tensão, sem dúvida, nos levará a um novo nível de controle jurídico sobre a produção e distribuição on-line.

Os advogados da Axanar terão a oportunidade de apresentar uma resposta ao pleito dos autores, conforme o caso se move formalmente em pré-julgamento.Entretanto, as conversações de acordo continuam entre as partes. Se não tiverem sucesso, a agenda para julgamento está marcada para janeiro de 2017.

Fonte: Trek Core e TrekMovie