Michelle Hurd comenta sobre 1ª temporada de Picard

Para os fãs de Star Trek, o termo “JL” pode não ter caído muito bem, mas para a oficial de operações Tenente Comandante Raffaela “Raffi” Musiker (Michelle Hurd) mostrava apenas o nível de intimidade profissional entre ela e o então capitão da USS Verity, Jean-Luc Picard (Patrick Stewart).

A atriz Michelle Hurd falou ao Entertainment Tonight e ao site TrekCore sobre sua relação com Stewart, elenco e produção, além de sua jornada pessoal ao entrar para Star Trek e o que ela espera explorar na segunda temporada.

“Foi uma experiência incrível. Eu sabia que quando eu conseguisse o emprego, seria diferente de tudo que já havia experimentado antes”, disse Hurd sobre sua experiência na franquia.

Sua relação com Patrick Stewart

“Pessoalmente, egoisticamente, eu estava extasiada e empolgada por ter a oportunidade de trabalhar com Patrick Stewart. Eu realmente não sabia o que o mundo de Raffi seria com Picard e o que Michelle deveria ser com Patrick. E durante a jornada uma constatação: “Uau, ela e ele têm um relacionamento realmente único. Eles tiveram história. Eles voltam. Eles lidam um com o outro de maneira diferente, do que qualquer outro personagem com Picard”. E eu me senti assim, então, nem sei qual é a palavra. Eu diria mimada, porque passo meus dias trabalhando com Patrick Stewart em um personagem que é tão complexo, em camadas e, no entanto, muito mais verdadeiro e humano do que eu. Estou trabalhando com produtores que eu amo e eles me amam e respeitam, e eu os amo e os respeito. E diretores que são tão bons, que dirigiram alguns episódios. Foi incrível assistir. A primeira vez que vimos a série inteira foi quando fomos ao Cinerama Dome [em janeiro] e fizemos nossa exibição. Foi como um filme de duas horas e ver o que Hanelle [Culpepper] havia feito. Ela dirigiu lindamente. Eu, egoisticamente, esperava que essa fosse a experiência que foi, e fiquei tão agradavelmente surpreendida por ter superado tudo o que eu esperara superar e muito mais nesta jornada”.

Interagindo com os fãs

“Adoro o fato de fazer parte de uma série que tem sido tão respeitosa e inclusiva de pessoas de diversas culturas e inclusões, e certificando-me de que os outros não sejam de fora, mas de dentro, de quem conta a história. Isso é diferente de tudo que eu já experimentei antes. E para interagir com os fãs; são tão gentis, generosos, protetores. Eu entrei na página de fãs que não é oficial. É tão maravilhoso ouvi-los fazendo hipóteses, tirando conclusões e conectando pontos, e de vez em quando você recebe uma pessoa aleatória que diz: “Isso é péssimo” ou algo assim. E para ver como os fãs reagem, eles protegem. Eles são como, “Olha, cara. Se você não gosta disso, saia desta página. Esta é uma família. Estamos falando de coisas que amamos e se você não ama, então saia”. Estou honrada por fazer parte disso”.

Raffi estreia primeiro nos quadrinhos

Começamos a conhecer a personagem Raffi nos quadrinhos “Star Trek: Picard – Countdown”, que faz uma espécie de prequel da série e dos acontecimentos de Musiker com Jean-Luc Picard. Para Hurd foi uma surpresa ao saber que já estava sendo apresentada antes do primeiro episódio ir ao ar.

“Isso foi loucura, certo? Eu não sabia de nada! Jonathan Del Arco, na verdade, me enviou uma mensagem [me avisando]. Eu com meus sobrinhos fiquei tipo, ‘Oh meu Deus, pessoal, olhem! Estou em uma história em quadrinhos!”

“Então, minha irmã mais velha, que é uma Trekkie total, foi a quatro lojas de quadrinhos diferentes. Todos esgotaram em horas – ela disse a todos os proprietários: ‘Quando você conseguir outra cópia, me ligue! Raffi da minha irmã!

Fazendo teste para entrar na série.

O teste de Hurd para o papel começou com uma audição remota de última hora, que nem ela tinha certeza de que iria funcionar.

“Eu não sabia de nada. Eles nunca dizem que é Star Trek. Quando recebi a leitura para teste, era para um self tape (gravação feita pelo próprio ator). Eu estava no meu apartamento em Nova York e seria para o dia seguinte, e eu iria fazer uma operação no pé no dia seguinte. Eu fiquei pensando, “Esqueça isso! Isso não vai acontecer”, disse a atriz ao EW.

Segundo disse Hurd ao TrekCore, ela recebeu por email um roteiro para teste contendo 11 páginas, como numa cena de cinco minutos.

“Pensei: ‘Vamos ser uma boa atriz …’ e li um pouco mais. A descrição do personagem foi muito completa, como um humano real, pensado e desenvolvido, em algo que eu realmente conseguia aprofundar. Enviei duas tomadas – gostei do começo de uma, não gostei do fim da outra. Eu fiquei meio que, ‘Dane-se, apenas envie. Veremos o que acontece’. Então eu fiz.”

Depois de conseguir o papel, Hurd compartilhou a notícia com sua  família que amava Star Trek. “É um programa em que crescemos assistindo, você sabe, eu voltei no tempo naquele dia. Eu sou biracial, e meu pai um ator negro, e foi uma das únicas séries que fomos encorajados a assistir juntos porque ela representava pessoas que não eram iguais. Então, eu estou em êxtase”.

A cena da morte de Picard

“Foi bonito e nós realmente trabalhamos bastante nisso porque queríamos ter certeza… É uma coisa interessante, especialmente quando você está contando uma história em filme porque pessoalmente, existem nuances simples que podem ser entendidas. Quando você faz isso no filme, tem que ter muito cuidado… Quando ela diz “eu te amo”, lembro que tivemos que parar e tivemos que trabalhar em falar de outra forma, porque eu disse: “Eu não quero que as pessoas nos vejam como se fossem amantes”. Mas é importante que esses dois indivíduos adultos digam essas palavras um ao outro por tantas razões, porque é o momento em que alguém em sua vida o ajuda de maneiras que você nem sabia que poderia ser ajudado, e é o momento em que você conseguiu amadurecer o suficiente e se perdoar o suficiente, estenda a mão e diga: “Obrigado. Obrigado por me ajudar”. E é isso que realmente queríamos transmitir, que houve um crescimento de ambos os lados e também para todos nós, especialmente neste período louco, para aproveitar esses momentos e dizer: “Obrigado”. Diga “eu te amo”. Diga essas coisas porque nem sempre estamos garantidos amanhã. Eu acho que é por isso que Raffi realmente precisava dizer o que ela precisava dizer”.

A cena final de Raffi com Sete de Nove

“Primeiro de tudo, o pensamento que eu tive de trabalhar com Jeri Ryan… Isso será legal. Então a primeira temporada é passar um tempo com Patrick Stewart, a segunda com Jeri. Eu aceito”, disse Hurd sobre a possibilidade de contracenar novamente com Jeri Ryan”.

“Mas, não tenho ideia do que a segunda temporada vai trazer. No entanto, esse foi um momento muito divertido e acho que posso dizer… Foi engraçado porque estávamos todos na San Diego Comic-Con [em 2019], e estávamos todos saindo. Eu acho que foi Jonathan Del Arco quem tirou uma foto de Jeri e eu. Estávamos juntas. Eu estava de macacão branco, ela estava de macacão vermelho e nos abraçamos, e ele tirou uma foto. Você conhece aquelas fotos em que a iluminação é boa e tudo funciona para as duas pessoas? Por acaso, foi uma ótima foto, e ele literalmente disse: “Oh meu Deus. Olhe isso!”. Fomos até nossos produtores que estavam sentados juntos, Akiva [Goldsman], Alex [Kurtzman] e Michael [Chabon], e acho que poderia estar Kirsten [Beyer] também, e Jonathan disse “Veja isso. Olhe para essa foto”. Eles olharam para a foto, todos se entreolharam. Foi por acaso que aconteceu dessa maneira. Não sei o que vai avançar, mas vou lhe dizer o que eu adoraria, porque Star Trek é muito bom nesse tipo de coisa. Eu adoraria poder introduzir sem esforço, nem mesmo apresentar, mas revelar sem esforço uma sexualidade sem rótulo para todos. Não seria adorável? Nós já sabemos que Raffi tem um filho, então sabemos que ela já se entregou ao homem, mas não seria ótimo se de alguma forma pudéssemos realmente trazer isso para essas histórias, abraçá-lo e não rotulá-lo, não torná-lo tabu , mas capacitá-lo? Torná-lo quase fluido. Se você pensar sobre isso, Raffi e Sete, isso seria bem legal. Elas se dariam totalmente. Raffi ficaria obcecado com o que Sete faz. Primeiro de tudo, homem, mulher, qualquer que seja, ficaria em êxtase se a Sete olhasse para eles? Então, sim, estou empolgada com isso”.

O que gostaria de ver em Raffi na nova temporada

“A segunda temporada, não faço ideia. Eu não conversei com nenhum escritor, mas ficaria realmente empolgada em ver como esse grupo heterogêneo se reúne, ou melhor, como esse grupo heterogêneo pode continuar trabalhando junto e como lidamos com situações, porque nem todos estamos juntos como um todo, unidade, ainda até o último momento, se você pensar sobre isso. Todos nós: Sete, Soji, Elnor, todos nós… Seria legal, apenas um episódio, ver se todos realmente trabalham bem juntos ou não. Eu também adoraria ver o que acontece com Sete e Raffi. E estou curiosa para ver o que os próximos passos possíveis podem acontecer com Raffi e seu filho [Gabriel]. Uma das coisas que realmente me empolgou com essa história é permanecer fiel ao mundo de um viciado e realmente entender os altos e baixos, e as coisas que acontecem. Mas eu queria ser incrivelmente respeitosa com os filhos de viciados, porque existe esse conceito de que quando um viciado está pronto para voltar para casa, eles pensam: “Estou pronto, venha me abraçar”. E isso não é justo para as crianças, para as pessoas que sofreram durante esse vício, e eu pensei que era realmente importante dizer o ponto de vista do filho, que ele tem o direito de dizer: “Não, você não é permitido estar na minha família. Talvez em algum momento posterior, mas você não basta aparecer dez anos depois e dizer que estou pronto para uma família”. As pessoas no Facebook e no Twitter disseram:”Obrigado por contar essa história, porque essa é a minha história. Eu não estava pronta para ter meus pais voltando depois que eles nos abandonaram”.

A primeira temporada de Star Trek: Picard está sendo transmitida pela Amazon Prime Video.