72,7% dos críticos no Brasil aprovam Picard

No exterior, principalmente nos países de língua inglesa, é muito fácil saber o desempenho de crítica de uma série, graças aos sites agregadores, como o Rotten Tomatoes. No Brasil, é mais complicado. Mas o Trek Brasilis fez isso. Em um levantamento inédito, buscamos aferir como foi a reação da crítica nacional à série — e os dados revelam os  críticos em geral aprovaram o desempenho da primeira temporada de Star Trek: Picard.

No Rotten Tomatoes, a série obteve um índice de aprovação de 92% e uma nota média de 8,06 (de 10), baseada em 66 resenhas.  Já no site Metacritic, a nota média foi de 77 (em 100), baseada em 24 resenhas.

Nossa pesquisa de resenhas levou em conta apenas aquelas que abordaram a temporada como um todo. Não incluímos críticas de episódios iniciais, tampouco as de lançamento (em que vários críticos tiveram acesso antecipado aos três primeiros episódios), o que limitou o alcance. Até a publicação desta reportagem, tomamos conhecimento de 11 resenhas. Dessas, 9 (72,7%) foram positivas. Ou seja, praticamente três em cada quatro críticos considerou que, no fim das contas, a primeira temporada de Picard valeu a pena.

A avaliação de cada uma delas tomou por base os mesmos critérios usados pelo site agregador de resenhas Rotten Tomatoes (que você pode ler aqui).

Quer saber quais foram as críticas consideradas neste levantamento? Confira-as a seguir e clique no link para ler cada uma delas.

1: Meio Bit – Positiva

Star Trek: Picard é uma grata surpresa, e um imenso privilégio.”

2: SCI FI do Brasil – Negativa

“O que realmente compromete a série é como a trama central não faz sentido.”

3: Entretenimento Uol – Negativa

Picard foi um erro do tamanho de um cubo Borg.”

4: Adoro Cinema – Positiva

“A produção entrega episódios concisos, porém um tanto quanto convenientes, com algumas oportunidades desperdiçadas.”

5: Cinema com Rapadura – Positiva

Star Trek: Picard não tem uma narrativa fluida, mas acerta no que se propõe.”

6: Plano Crítico – Positiva

“O resultado foi uma obra que, apesar de conseguir trabalhar bem seu protagonista,  falhou em fazer o motor de dobra funcionar sem solavancos.”

7: Tribuna de Minas – Positiva

“O retorno de Jean-Luc Picard à telinha, apesar dos senões, deixou todo mundo feliz.”

8: NH.TV – Positiva

“Ainda que tenha falhas, Star Trek: Picard prova porque é parte integrante de uma das produções de ficção científica mais celebradas da atualidade.”

9: Popsfera – Positiva

“A série encerra seu primeiro ciclo de maneira eficiente mas sem, no entanto, escapar de algumas armadilhas.”

10: Farofeiros – Positiva

“Ver Picard novamente comandando e seguindo seus instintos em prol do bem é reanimador.”

11: Dom Total – Negativa

“Jean-Luc Picard, nós e o legado do personagem merecíamos mais.”