VOY 1×09: Prime Factors

Janeway e tripulação na sala de reuniões

Tripulação sente na pele a Primeira Diretriz e se amotina contra Janeway

Sinopse

Data estelar: 48642.5.

A tripulação de Voyager encontra uma raça alienígena conhecida como sikarianos – uma raça renomada por sua incrível hospitalidade. Quando o alferes Kim descobre que os sikarianos têm uma tecnologia que pode fazer Voyager viajar 40.000 anos-luz em um instante (mais da metade da distância de onde a nave se encontra da Terra), a tripulação acha que aí está a maneira de levá-los para casa.

No entanto, os costumes dos sikarianos não permitem que eles façam intercâmbio de informações sobre suas tecnologias com outras raças.

Harry e Eudana em Alastria

Como a capitã Janeway acaba concordando com essa decisão, baseada no respeito às leis alienígenas, conforme instrui a Primeira Diretriz (da não-interferência), alguns membros descontentes da tripulação de Voyager planejam não seguir as ordens da capitã. Entre os descontes estão B’Elanna Torres, Seska e… Tuvok!

Eles secretamente trocam a tecnologia com alguns nativos por arquivos literários dos bancos de dados da Federação. Apesar disso, o equipamento se mostra incompatível com os sistemas da Voyager.

Os amotinados assumem sua culpa perante a capitã, mas escapam sem punição – Janeway precisa deles em seus postos.

Comentários

A Primeira Diretriz costuma ser um problema para os outros. Em “Prime Factors”, Janeway e sua tripulação sentem na pele o que é ser vítima de uma política como essa.

Título Prime Factors

O episódio vinga como um dos melhores da temporada graças a vários fatores. Entre eles, o fato de a história tratar de uma premissa verdadeiramente original e a capacidade de instigar o conflito entre os tripulantes. Mas nada se compara à sua maior virtude: ele consegue explorar o potencial da nave estar totalmente isolada e longe de casa. Isso que faz do episódio especial – é a primeira história que casa perfeitamente com a premissa da série.

Não é fácil aceitar quando outra civilização tem a capacidade de ajudar, mas não o faz meramente para cumprir com sua política vigente. Acostumada aos dilemas morais da capitania, Janeway acata a decisão dos alienígenas. Mas nem todos os seus tripulantes concordam com esse respeito.

Janeway e os Sikarians

Tendo a chance de obter a tecnologia, Torres, Seska e Carey decidem por se amotinar, criando tensão entre os tripulantes que mantém o telespectador grudado na cadeira para saber como tudo vai terminar. E o ponto alto não tarda a surgir. Nos holofotes, Tuvok.

O vulcano é quem mais sai ganhando do episódio. A cena em que ele se revela como um dos partidários do motim para três assustados oficiais é sensacional. Suas explicações para a capitã também são, perdoem-me o termo, “fascinantes”.

Em compensação, quem não sai nada bem do episódio é a pobre capitã Janeway. Além de ter se mostrado fraca enquanto líder (levando ao motim da tripulação), ainda é obrigada a manter todos em seus postos, por não haver substitutos. Kate Mulgrew atua muito bem: é possível ler em seus olhos a completa decepção da capitã, desiludida com sua capacidade de comando.

Janeway, Tuvok e B'Elanna

Mesmo assim, fica meio esquisita essa atitude de “perdoar” todos os amotinados. É o primeiro uso verdadeiramente prejudicial do famoso “botão reset”, tão comum ao longo da série. É difícil acreditar que um motim não mudaria em nada a rotina e a distribuição de cargos entre os tripulantes.

A real razão para que Janeway mantivesse Tuvok e Torres em seus postos não é necessidade da capitã, mas dos produtores, de manter todos no mesmo lugar quando começar o próximo episódio. Essa política foi deliberadamente implementada em Voyager durante toda a série. Os produtores não queriam se comprometer com a continuidade de eventos de um episódio para outro.

Apesar disso, “Prime Factors” se apresenta como um conceito inovador dentro de Jornada nas Estrelas e merece todos os créditos como um dos melhores episódios do primeiro ano.

Avaliação

Citações

“My logic was not in error, but I was.”
(Minha lógica não estava equivocada, mas eu estava.)
Tuvok

Trivia

  • Sobre Tuvok conspirar contra sua própria capitã, Tim Russ (o próprio vulcano) opina: “Os produtores disseram para mim que a razão para as ações de Tuvok era porque aquela era a única coisa lógica a fazer no momento, algo que não concordei. Para mim as razões foram duas. A primeira é: a principal meta da capitã é levar todos de volta ao quadrante Alfa. Tuvok resolveu pôr em risco sua carreira para fazer a capitã atingir essa meta. Esse não foi, na minha opinião, um ato ‘não-vulcano’. Afinal, ‘as necessidades de muitos superam as de poucos (ou a de um só), não?’. A segunda razão”, prossegue Russ, “é que os produtores fazem de tudo para prender o telespectador. Apenas isso. Eles querem é surpreender você.”
  • Um dos escritores deste episódio, Eric Stillwell, apesar de relativamente desconhecido, tem um lugar seguro na história de Jornada nas Estrelas. Foi ele um dos que escreveu o episódio clássico da Nova Geração “Yesterday’s Enterprise”.
  • O destino dos sikarianos após o encontro com a Voyager não foi feliz. Descobrimos que eles, bem como sua tecnologia do trajetor, acabaram assimilados pelos borgs, como descrito no episódio “The Impossible Box”, de Star Trek: Picard.

Ficha Técnica

História de David R. George III & Eric Stillwell
Roteiro de Michael Perricone & Greg Elliot
Dirigido por Les Landau

Exibido em 20 de março de 1995

Títulos em português: “Princípios”

Elenco

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B’Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garret Wang como Harry Kim

Elenco convidado

Martha Hackett como Seska
Josh Clark como tenente Carey
Andrew Hill Newman como Jaret
Ronald Guttman como Gath
Yvonne Suhor como Eudana

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Stéphanie Cristina
Revisão de Roberta Manaa

Episódio anterior | Próximo episódio