Michelle Paradise comenta temporada 4 de Discovery

Michelle Paradise, co-showrunner de Star Trek Discovery e roteirista do episódio final, concedeu várias entrevistas, onde comentou a respeito da nova temporada, que encontra-se na fase de produção e dá algumas dicas do que está por vir.

Em entrevista ao TVInsider, Paradise explicou que já era decisão de colocar Michael na cadeira de capitão ao final desta temporada, mas eles queriam dar a ela o melhor arco possível com Saru:

Saru foi quem conduziu a tripulação através do buraco de minhoca no final da 2ª temporada. Ele essencialmente foi o capitão de fato em nosso segundo episódio quando eles não sabiam onde Burnham estava. A tripulação estaria por trás de qualquer um deles, mas para Saru em particular, seu estilo de liderança foi incrivelmente útil naquele período específico de tempo.

Sabíamos que queríamos levar Burnham para a cadeira de capitão no final da temporada, então uma grande questão era, se é onde queremos levá-la no final, por onde ela deve começar e o quão longe disso podemos ir com ela? Queríamos dar a ela o melhor arco possível, então naquele momento, no episódio 3, em que estão tendo aquela conversa, ela recusa a cadeira, e até ela, naquele momento, reconhece que Saru é a pessoa certa para ter o cadeira por causa do jeito que ele lidera, porque ele já os liderou lá e não é algo para o qual Burnham está pronto.

Como vemos ao longo da primeira metade da temporada, ela está até questionando se pode ou não conciliar seu ano de vida lá com a volta a Discovery e, finalmente, é claro, isso culmina nas grandes questões para ela no episódio 7, onde ela se vira e se compromete novamente, e isso a envia na jornada para finalmente assumir a cadeira. Eles apenas sentiram os lugares naturais para os dois começarem e terminarem a temporada.

No The Ready Room, Michelle Paradise disse que o trabalho de reconstrução da Federação continuará na quarta temporada:

Quando encerramos a terceira temporada, muito foi conquistado. Nossos heróis, liderados por Burnham, descobriram a origem da Queima. Eles têm sido capazes de dar essas respostas a todos. E também no processo, eles descobriram esta fonte massiva de dilítio, que ficamos sabendo no final que eles estão prestes a embarcar em uma jornada e começar a entregá-la. Portanto, certamente a Federação está em muito melhor forma por causa da jornada de nossos heróis do que estava no início, mas acho que há um longo caminho a percorrer. Certamente reconstruir a Federação e descobrir que a Federação é nova não é algo que se consiga em uma temporada. Como sabemos ao final, quando Burnham está levando a tripulação para iniciar esta jornada, há trabalho a ser feito. Estou confiante de que eles farão esse trabalho.

Paradise confirmou ao TVInsider que algumas outras histórias serão retomadas na quarta temporada:

Vamos acompanhar Gray sendo visto na 4ª temporada. Essa história é incrivelmente importante para nós …

Foi muito divertido assistir aqueles dois [Michael e Book] se unirem e crescerem juntos e espere que veremos mais deles na 4ª temporada …

Não posso dizer nada sobre isso sem estragar as coisas, mas direi que foi uma jornada muito interessante para Tilly na 3ª temporada e tirando-a do lugar no episódio 2, onde ela está perguntando a Saru: “Por que você está me levando para essa missão?”. Ele vê força em Tilly, ela não consegue ver em si mesma necessariamente e, em seguida, observá-la, ao longo da temporada, tornando-se mais confiante em si mesma para o lugar onde ela finalmente será capaz de servir como Número Um e, então, ninguém poderia imaginar, essencialmente tendo que ser o capitão interino nesta situação de crise e ela se comporta lindamente. O que isso significa é que tenho certeza de uma pergunta que ela fará a si mesma e exploraremos na quarta temporada.

A relação, que ficou estremecida, entre Stamets e Michael também vai ser abordada:

Obviamente, ele ficou arrasado com a ideia de não poder voltar naquele momento específico para resgatar Culber, Adira e Saru, mas porque Burnham está um pouco mais distante, ela entende, mas também sabe que a Federação está em jogo, tudo que significa, tudo o que eles construíram está em perigo se não resolverem o problema aqui e agora. No final das contas, ele vai entender que ela estava fazendo o que precisava fazer no momento e a coisa que ele não podia fazer.

Sobre Saru, Paradise confirmou que ele estará de volta:

Saru definitivamente estará de volta na quarta temporada. Estávamos preocupados que as pessoas ficassem com medo de que Saru não voltasse, mas é parte do motivo pelo qual ele fala sobre ir para Kaminar agora para ficar com Su’Kal. Então, espere que ele voltará na quarta temporada.

No Ready Room, Doug Jones especulou sobre o futuro de Saru:

Saru realmente quer aproveitar esta oportunidade porque também quer ir para casa. Sua nostalgia o venceu. Agora, aqui está um Kelpien que precisa de um tipo de irmão mais velho, então Saru assume esse papel com alegria … É difícil voltar para uma nave que você comandou e ser um subordinado? Existe alguma conexão com Kaminar agora? Oh, talvez embaixador Saru, por Kaminar para a Federação, um dia. Existem muitas opções e muitos lugares que podemos ir com isso e estou ansioso por isso, o que está por vir.

A produtora também deixou claro que a série permanecerá no século 32:

Não espere a tripulação tentando voltar ao século 23. Todos eles sabiam disso no final da 2ª temporada, esta é uma viagem só de ida. Agora que eles estão aqui, não queremos voltar.

Haverá alguma trama principal para a quarta temporada?

Não. [ Risos ] Mas posso dizer que os lugares em que estávamos realmente focados na 3ª temporada – tentando garantir que nossos personagens possam crescer, explorando novos relacionamentos, explorando como as pessoas podem mudar, encontrando novas camadas para cada um de nossos personagens – também serão um foco muito forte para a 4ª temporada e espero continuar a ver nossos personagens crescerem de maneiras novas e, esperançosamente, emocionantes.

Fonte: TrekMovie