LDS 2×02: Kayshon, His Eyes Open

Mike, suas referências em listas

Sinopse

Data estelar: 58001.2

Mariner, Tendi e Rutherford estão prestes a ir fazer uso dos chuveiros sônicos quando o alferes Jet Manhaver se junta ao grupo, recentemente transferido ao turno deles na Cerritos. Mariner dá as boas-vindas ao grupo já pagando de líder da turma, de um jeito metido que deixa Jet meio incomodado. Durante o banho, Mariner não curte que Jet ocupou o chuveiro bem ao lado dela, e ambos entram em uma disputa para ver quem aguenta ficar no chuveiro com a intensidade sonora cada vez mais alta, o que faz com que todos os demais tripulantes saiam correndo da área, mas os dois teimam em levar o troço às últimas consequências.

Mais tarde, a Cerritos recebe a tarefa de colaborar com o Sindicato dos Colecionadores para fazer o inventário dos itens de Kerner Hauze, um renomado colecionador recentemente falecido, de modo que itens potencialmente perigosos tenham destino adequado antes do leilão da coleção. Para tanto, Freeman envia para a nave do colecionador um grupo avançado composto por Mariner, Jet, Rutherford e Tendi, além do tenente Kayshon, o tamariano que é o novo chefe de segurança da Cerritos e que se atrapalha um pouco ainda em evitar metáforas tipicamente tamarianas.

Siggi, o representante do sindicato se mostra um belo de um pé-no-saco, mas logo os federados começam a trabalhar em catalogar os itens — uma seleta coletânea de cacarecos e utensílios de tudo quanto é época e espécie da galáxia, enquanto Mariner fica tirando com a cara de Jet por ele aderir rigorosamente a protocolos de operações.

Entrementes, a Titan sai de um engajamento particularmente feroz contra uma nave pakled, mais uma situação que deixa Boimler exausto pela intensidade. Riker e sua equipe de ponte traçam um plano para se inflitrar em uma instalação mineradora recentemente capturada por pakleds, para grampearem uma das naves pakleds com rastreadores e adquirirem inteligência a respeito de que organização ou espécie estariam manipulando esses alienígenas normalmente ineptos nas ações mais recentes que tiveram.

Já o trabalho de inventário do grupo avançado da Cerritos é repentinamente interrompido pela ativação do sistema de segurança da coleção, e um holograma do finado Hauze avisa Siggi e os federados que uma tentativa de furto de item foi detectada e a nave agora irá integrá-los à coleção. Kayshon salva Tendi de já tomar um disparo energético, mas é atingido. Então o tamariano se transforma em um boneco de marionete, enquanto os demais têm que ficar se esquivando de todo tipo de armadilha no local.

Finalmente o grupo, se revezando para carregar a marionete de Kayshon, e Siggi conseguem escapar para um corredor de serviço, onde, depois de estudarem um diagrama da nave, Mariner e Jet cozinham alternativas para escapar da nave. Mariner quer ir dando bicas em portas até chegar à engenharia, mas Jet dá a alternativa de fazerem caminho mais curto até os módulos de fuga da nave, alternativa que tem apoio de Siggi e demais federados, para desgosto de Mariner.

Eles não conseguem contatar ou pedir teleporte para a Cerritos, e por isso a ponte lá está na maior tranquilidade. Ransom está estranhando Freeman não parecer preocupada com o status da missão, mas a capitão dá um chega-pra-lá nele dizendo que já que a Frota acha que ela “microgerencia demais”, segundo a avaliação que fizeram dela, então ela não vai microgerenciar e deixar o grupo avançado tocar a coisa — o que resulta neles não terem ideia do que ocorre na nave.

Longe dali, uma nave auxiliar da Titan transportando o grupo avançado de infliltração se aproxima da colônia mineradora em Karzill IV, Boimler incluso. Enquanto entram na atmosfera, os federados ali comentam como Riker deve se incomodar em não poder mais estar tão inserido na ação como eles ali, já que agora é capitão da sua própria nave, e com missões de perfil bem diferente da época dele na Enterprise-D. O jeito desdenhoso com que fazem isso claramente incomoda Boimler.

Na nave do colecionador, sala de exibição atrás de sala de exibição, os federados tem que suar para conseguir escapar das armadilhas, sendo que Siggi não se importa nem um pouco em ajudar, se preocupando em escapar primeiro. Confrontado por Mariner, ele tenta se afastar, mas deixa cair o capacete fornicador de Kahless, no qual passou os cinco tentáculos, e Tendi exclama que foi isso que ativou o sistema defensivo da nave. Siggi tenta sair de fininho, mas ativa mais uma armadilha, sendo esmagado pelos gigantescos restos mortais do Spock 2 em exibição no recinto. Após isso, enquanto bate boca com Jet sobre quem é que deve liderar o grupo ali, Mariner acaba invocando as roombas futuristas no local, e logo eles estão tendo que lutar contra centenas delas.

Em Karzill IV, o grupo federado consegue com sucesso se misturar aos mineradores locais (apesar de Boimler ficar dando bandeira), mas acabam sendo detectados pelos pakleds e têm que escapar para uma câmera de reator na mina. O ambiente altamente ionizado do local está interferindo com o teleporte da Titan, o que incentiva o grupo a querer lutar até o último homem, mas Boimler argumenta com os demais que ele não se juntou à Frota para apenas e tão somente estar em batalhas, mas também para exploração, o que faz os demais federados se animarem e especularem alternativas para escapar.

Cercado por roombas e com poucas opções, o bate-boca de Mariner e Jet se intensifica tanto que ambos acabam se dando conta de que a situação em que se encontram pede colaboração e trabalho em equipe, e perguntam a Tendi e Rutherford o que eles fariam. Os dois alferes usam as propriedades naturais de ossos excalbianos no local para abrir um buraco na antepara do local onde estão e finalmente ter um atalho para os módulos de fuga da nave. Eles finalmente conseguem atualizar Freeman da situação, o que, óbvio, deixa a capitão completamente pistola, com T’Ana depois tendo que trabalhar para trazer o tamariano de volta ao normal.

Já o rolo com Boimler, no que o tenente cita Thomas Riker em seu discurso sobre a Frota, Boimler tem uma inspiração para tecnoblabar um ajuste no teleporte, conseguindo enviar três deles. Mas Boimler ainda não consegue partir, devido aos pakleds danificarem o console onde ele trabalhava. A chefe de teleporte da Titan ativa um feixe secundário e consegue teleportar Boimler. Momentos depois, a nave auxiliar federada que usaram se aproxima da Titan, e eles teleportam um segundo Boimler, no que Riker e ambos os Boimlers percebem que se repetiu com eles a situação que duplicou Riker anos antes.

Mais tarde, Riker comenta que a Frota, em mais uma daquelas decisões arbitrárias, ordenou que um deles voltasse para a Cerritos como alferes, e um dos Boimlers acaba se voluntariando achando que o outro faria o mesmo. O que fica na Titan adota o nome de William Boimler, enquanto Bradward recebe um inspirado discurso motivador de Riker sobre aproveitar seu tempo em uma nave principalmente de exploração, bem como é congratulado pela equipe da Titan pelo seu valor. De volta à Cerritos, o grupo de alferes recebe Brad Boimler de braços abertos, ainda que Mariner afirme que vai aloprar o seu amigo o máximo que der por ele tê-la abandonado meses antes.

Comentários

Seguindo seu hilário e inesperado teaser, “Kayshon, His Eyes Open” entregou um material sólido. Se formos ver, sob todo o verniz das piadas e referências, ambas as tramas do episódio focaram bem nos personagens: a interação do grupo avançado para escapar da coleção, e a interação de Boimler com a tripulação da Titan. O episódio inclusive parece insinuar que Jet e a tripulação da Titan seriam personagens com os quais você iria naturalmente antipatizar, mas em ambas as situações o episódio inverte essa expectativa de maneira positiva.

Na primeira, a fuga da coleção foi mero vetor para continuar a colocar Jet e Mariner batendo cabeça, especialmente quando Kayshon é transformado na marionete e deixa o grupo sem um líder claro. Apesar do bom potencial do novo chefe de segurança, essa transformação dele deixou a introdução do tamariano de certa forma opaca, mas o que tivemos pelo menos deu para demonstrar que o estilo de humor das metáforas que usa será adequadamente dosado, sob pena de cansar rapidamente.

Nós ainda não tínhamos visto Mariner ter que lidar diretamente com alguém que sabe contrabalançar a presença da alferes, sempre querendo pagar de Rainha do Gagh Preto. A situação que ela viveu com Ransom em “Temporal Edict” não é realmente equivalente, uma vez que Jet não tem o posto e nem o estilo de Ransom, mas, ao mesmo tempo, Jet não é diretamente equivalente a ela na medida que ele não é alguém como Mariner, mas claramente é alguém que consegue lidar com o estilo de Mariner. Isso tira o rebolado dela e a incomoda terrivelmente, o que apenas intensifica Mariner ser Mariner, e daí o atrito resulta. Sem um superior presente para manter a coisa sob controle, ambos iam fatalmente bater cabeça.

Felizmente, o enrosco em que estavam era simples e contido em si mesmo o bastante para conseguirmos focar em como Jet e Mariner estavam até mesmo colocando em risco o grupo avançado como um todo ao se recusarem a exercitar as vantagens de estar exatamente em um grupo avançado federado: todo mundo ali tem talentos úteis em campo para o benefício do grupo e da missão, e quando finalmente Jet e Mariner se dão conta disso, a resolução vem até tranquila para o lado deles, rapidamente chegando aos módulos de fuga.

Ao final, a série recupera seu grupo principal de protagonistas, como estávamos imaginando, mas estou seguro de que vão manter Jet por perto, considerando como Lower Decks está sabendo trabalhar bem seu elenco secundário e terciário.

Foi também um episódio que divertiu o fandom pela sua riqueza de referências a itens e situações prévias em Star Trek através da coleção que os federados foram ajudar a catalogar, além das demais que já podemos encontrar ao longo das situações corriqueiras dos episódios (como na Titan, por exemplo). Ao contrário do que se pode imaginar, toda essa quantidade e todos esses tipos de referências inseridas nos episódios não podem ser realizados meramente listando itens no roteiro e ponto final. Mike McMahan e sua equipe criativa claramente trabalham muito em sintonia com a direção de arte e a equipe de animação da série, para que as referências sejam ilustradas de maneira precisa quanto a suas origens na mitologia da franquia.

A trama B, pelo valor da face, foi a parte menos “Lower Decks” do episódio, na medida em que foi tocada meio como uma história regular do que seria uma “Star Trek: Titan“, meramente temperada com algum humor. Em si não é nada mal termos um pouco do dia a dia de Riker na Titan, e o tom que o segmento teve foi obviamente proposital: a fala do Boimler para Mariner ao final do episódio sublinha perfeitamente que Mike McMahan e equipe criativa sabem exatamente o que Lower Decks é, e também o que não é, e estão perfeitamente seguros com o seu formato. É curioso observar pelo fandom algumas críticas que a série recebe… por conseguir ser exatamente aquilo que ela se propõe a ser em primeiro lugar.

Mas também foi uma trama com apego aos personagens que participaram dela. Embora a equipe da Titan sequer tenha recebido nomes, houve a cautela de serem tocados de tal forma que ilustra o que se imagina em oficiais de nave de linha de frente tão importante, ao mesmo tempo que contrasta um oficial como Boimler trabalhando com eles. Esse contraste fica nítido quando Boimler faz abertamente seu comentário sobre essas diferenças, tocando na veia de seus colegas e catalizando isso que eles também têm em si.

Esse foi o ponto alto da trama com Boimler, com o rapaz novamente tendo a chance de salvar o dia com sua retórica (vide “Moist Vessel” e “Veritas”), algo que já claramente é característica do personagem. Aqui, contudo, foi ao estilo de dar a ele a inspiração para a tecnoblabada necessária para escaparem, além de, como já comentei, relembrar a equipe da Titan dos valores mais amplos da Frota Estelar, ainda que da colorida maneira pela qual Boimler coloca.

E a solução encontrada para ter Boimler de volta à Cerritos foi ao mesmo tempo evidente e totalmente fora da caixinha. O elemento disso que eu acho que não orna muito é a decisão da Frota de “rebaixar” um deles para diferenciá-los, o que acaba sendo somente mais uma daquelas decisões arbitrárias da Frota que não tem muito sentido além de apenas servir à premissa da maneira que a equipe criativa necessita.

Mas sinto que não será a última vez que veremos William Boimler ou a Titan. Aqui e ali aquela missão teve dicas de que o enrosco com os pakleds pode ter consequências adicionais mais para a frente na série. Já as partes do episódio na ponte da Cerritos poderiam parecer apenas encheção de linguiça para dar o que fazer a Ramson e Freeman, mas também acho que tem mais ali — o lance de ser avaliada pela Frota como “microgerenciadora” eu sinto na água que vai ressoar mais para a frente na temporada, vamos ver.

Falando de itens menores, eles alopraram até mesmo a inconsistência de pins vistas em séries anteriores, e Riker usar a tradicional fala de Jonathan Frakes para finalizar gravações foi uma bela dose de quebra de quarta parede ao referenciar todo o trabalho de direção que Frakes já fez inúmeras vezes na franquia, claro. Já a fala de Mariner sobre o Boimler não curtir nudez coletiva no chuveiro comunitário me pareceu mais para justificar retroativamente a piada em “Cupid’s Errant Arrow” quando Mariner pega Boimler pelado na plataforma orbital, embora não explique muito a reação dela ao vê-lo pelado na ocasião, apenas a dele. Mas divago.

No final, um divertido episódio que podemos facilmente listar entre os melhores que esta animação de Jornada já nos entregou até agora.

Avaliação

Citações

“Ooh, actually, usually Boimler leaves that one open for me. He has issues with communal nudity.”
(Ooh, na verdade, normalmente Boimler me deixa esse aí vago. Ele tem restrições a nudez coletiva.)
Mariner para Jet, quando ele ocupa o chuveiro sônico ao lado do dela

“Commander, are you suggesting that I micromanage?”
“No, no, no, not at all, I…”
“Because that is what Starfleet Command said in my evaluation. Can you believe that? Since when do I micromanage?”

(Comandante, você está sugerindo que eu fico microgerenciando?)
(Não, não, não, de modo algum, eu…)
(Pois é isso que o Comando da Frota disse em minha avaliação. Acredita nisso? Desde quando eu microgerencio?)
Freeman e Ransom, sobre o que a capitão achou de sua avaliação

“Kahless sex helmet? You took it! That’s what set off the ship! This is all your fault, you pervert! No judgment.”
(O capacete de sexo de Kahless? Você que pegou! Isso foi o que ativou a nave! Isso tudo é culpa sua, seu pervertido! Sem querer julgar.)
Tendi, ao perceber que Siggi foi quem surrupiou um item da coleção

“Damn, do I miss that ship. Enjoy it while you have it, Bradward.”
(Droga, eu realmente tenho saudades daquela nave. Aproveite enquanto pode, Bradward.)
Riker, sobre sentir saudades dos tempos em que estava na Enterprise NCC-1701D

“Eh, it was a bunch of complex characters thrown into heavily serialized battles which always ended in mind-blowing twists and made me question the basic tenets of my reality. But who cares about that? Tell me more about this puppet ray. That’s the kind of stuff I live for.”
(Eh, era apenas um bando de complexos personagens atirados em batalhas altamente serializadas que sempre terminavam em reviravoltas espetaculares e me faziam questionar os princípios mais básicos de minha realidade. Mas quem se importa com isso? Me conta mais sobre esse raio de marionete. Esse é o tipo de troço pelo qual eu vivo.)
Boimler, fazendo um contraste entre o dia a dia da Titan com o da Cerritos

Trivia

  • A data estelar deste episódio indica que a série continua seguindo o estilo iniciado em TNG de mil datas estelares serem equivalentes a um ano terráqueo, pelo menos até este momento.
  • O ano em que o episódio se passa (2381) é o mesmo em que teria nascido Thaddeus Troi-Riker, primeiro filho de Willian Riker e Deanna Troi, como mencionado em Star Trek: Picard.
  • Este episódio foi liberado ao Paramount+ nos EUA no dia do centenário de Gene Roddenberry.
  • Você pode conferir todas as referências e easter eggs do episódio neste artigo de Maria-Lucia Racz no Trek Brasilis.

Ficha Técnica

Escrito por Chris Kula
Dirigido por Kim Arndt

Exibido em 19 de agosto de 2021

Elenco

Tawny Newsome como Beckett Mariner
Jack Quaid como Brad Boimler e William Boimler
Noël Wells como D’Vana Tendi
Eugene Cordero como Sam Rutherford e Siggi
Dawnn Lewis como Carol Freeman
Jerry O’Connell como Jack Ransom
Gillian Vigman como T’Ana

Elenco convidado

Jonathan Frakes como capitão William Riker
Carl Tart como tenente Kayshon
Marcus Henderson como alferes Jet Manhaver
Vanessa Marshall como oficial executiva da Titan
Ryan Stanger como oficial tático da Titan
Robert Gilbert como engenheiro-chefe da Titan
Jessica McKenna como alferes Barnes
Paul F. Tompkins como dr. Migleemo
Rich Fulcher como líder Pakled

TB ao Vivo

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Leandro Magalhães
Revisão de Salvador Nogueira

Episódio anterior | Próximo episódio