TAS 2×06: The Counter-Clock Incident

Presa em um universo paralelo, apenas o primeiro capitão da Enterprise pode salvar a nave

Sinopse

Data estelar: 6770.3

O comodoro Robert April, primeiro capitão da USS Enterprise e embaixador da Federação nos últimos 20 anos, viaja a bordo da nave para o planeta Babel para ser homenageado. Aos 75 anos de idade, o comodoro aguarda a aposentadoria compulsória. Sarah, esposa de April e primeira oficial médica da Enterprise, acompanha e carrega consigo uma flor nativa de Capella IV, com expectativa de vida de apenas algumas horas.

Em seu caminho, a Enterprise testemunha Beta Niobe se tornar uma supernova — bela, mas mortal –, quando um objeto, que viaja em dobra 36, entra em curso de colisão contra a nave. Ao desviar o curso da Enterprise, a tripulação percebe que o destino original do objeto, uma nave, é Beta Niobe, onde será destruída.

Após uma tentativa frustrada de contato, Kirk ordena que seja usado o raio trator para impedir a colisão da nave com a supernova. Uma mulher se comunica com a Enterprise em uma aparente língua estranha. O tradutor universal identifica o idioma, o mesmo falado pela tripulação, mas de trás para frente.

A mensagem é executada de forma invertida e a mulher na tela solicita que o raio trator seja desativado pois está atrasando sua missão. Com o risco dos motores de dobra falharem por causa da alta velocidade da Enterprise, Kirk ordena o desligamento do raio, mas os comandos estão inoperantes. O controle manual também falha. A Enterprise se dirige para a supernova em dobra 20.

Todas as tentativas de libertar a nave falham e a Enterprise penetra em um universo onde as estrelas são negras contra uma vastidão branca de espaço. A Enterprise ainda está ligada à nave alienígena, com os controles funcionando de forma invertida. A flor capelana, que havia morrido instantes antes de entrarem no universo estranho, agora vive, como se estivesse se rejuvenescendo. O fluxo do tempo está invertido, como mostra o cronômetro da nave.

A alienígena, Karla Cinco, contata a Enterprise. Ela é uma viajante de outro universo, onde o tempo flui em outra direção. Segundo suas teorias, quando duas estrelas se tornam supernovas no mesmo lugar nos dois universos, um portal é aberto.

Karla oferece ajuda para a Enterprise regressar ao seu universo de origem e as duas naves seguem para o planeta dela, Arret.

Kirk, Spock e April transportam-se para o laboratório de Karl Quatro, filho de Karla e de aparência mais velha. O pai de Karla, um bebê. O ciclo de vida de pessoas e estrelas é inverso.

Para a Enterprise retornar ao seu universo de origem, seria necessária uma grande coincidência, com uma estrela nascendo em um universo e uma morrendo no outro. April sugere que tragam uma estrela à vida de forma prematura.

Novamente ligada à nave de Karla Cinco pelo raio trator, a Enterprise inicia sua tentativa de retornar para seu universo original. A tripulação, rejuvenescendo, logo perderá seu conhecimento e será incapaz de operar a Enterprise.

Quando Kirk se torna inapto para o comando, o comodoro April assume a posição e, com o auxílio de Spock e Sarah, consegue efetuar a travessia de volta.

A tripulação, agora, é composta por crianças e bebês. April sugere o uso do teletransporte, onde estão armazenadas as estruturas moleculares originais dos tripulantes.

Satisfeita com o desempenho de April, a Federação concede-lhe o direito de continuar atuando como embaixador.

Comentários

Nos primeiros documentos sobre a proposta de Star Trek, o nome Robert April aparecia como o capitão da nave que seria a USS Enterprise. Gene Roddenberry chegou a cogitar outros nomes antes de se decidir por Christopher Pike no piloto original “The Cage”. Fred Bronsom, nome verdadeiro do roteirista John Culver, era um fã da série e ficou entusiasmado com a possibilidade de resgatar o nome do capitão original. Para respeitar o cânone, ele assistiu atentamente ao episódio em duas partes “The Menagerie”, buscando alguma informação que pudesse contradizer o fato de ter havido outro capitão antes de Pike.

“The Counter-Clock Incident” é uma boa aventura de ficção científica e também de Star Trek, mesmo que a ideia de um universo onde o tempo flua ao contrário não se sustente. Contudo, o episódio aborda alguns temas interessantes, como a valorização da experiência dos mais velhos, principalmente quando April e Sarah decidem-se por manter suas idades originais. Mas seria realmente um problema continuarem jovens e com a experiência que a idade lhes trouxe? Um dilema semelhante seria visto anos depois, no episódio final do primeiro ano de Picard, “Et in Arcadia Ego, Part II”, quando Jean-Luc, após ter sua consciência transplantada para um corpo artificial, decide manter a brevidade da vida.

Se compararmos a idade de 75 para a aposentadoria compulsória do comodoro Robert April com a de 137 anos do doutor Leonard McCoy em “Encounter at Farpoint”, piloto de A Nova Geração, parece um tanto cedo, assumindo que humanos nos séculos 23 e 24 possam viver cerca de 140, ou até mesmo 150 anos. Porém, para uma produção dos anos 1970 e com elementos do universo de Star Trek ainda sendo estabelecidos, a idade parece ser adequada. E não parece encaixar-se com o cânone da franquia o fato de Sarah April ter sido uma médica pioneira da exploração espacial, que já vinha sido feita há um século, como estabelecido em Enterprise.

Na época, circularam boatos que “The Counter-Clock Incident” seria um backdoor pilot para uma nova série com o título de Star Trek Kids e com as versões rejuvenescidas dos tripulantes. Mas tudo não passou de apenas um boato e o episódio marcou a última aventura da primeira era televisiva de Star Trek, que voltaria, desta vez nos cinemas, cinco anos depois e para a televisão em 1987 com A Nova Geração.

A aventura estava apenas começando…

Avaliação

Citações

“As the first medical officer aboard a ship equipped with warp drive, I’m afraid I had to come up with new ideas all the time.”
(Como a primeira oficial médica abordo de uma nave equipada com sistema de dobra, eu tinha que criar coisas novas o tempo todo.)
Sarah April

“I am on a priority mission. Your beam is slowing my progress. Release my ship at once, or I am doomed.”
(Estou em uma missão prioritária. Seu raio está me atrasando. Libere minha nave imediatamente, senão estarei perdida.)
Karla Cinco

“Well, we just had to learn to run the ship all over again. Every control is working in reverse.”
(Bem, tivemos que aprender a controlar a nave de novo. Todos os controles estão invertidos.)
Scott

“The flow of time is in reverse in this universe. The longer we stay here, the younger we will become.”
(O fluxo do tempo está invertido neste universo. Quanto mais tempo ficarmos aqui, mais jovens ficaremos.)
Spock

Trivia

  • Este foi o 22º episódio produzido para A Série Animada e o 22º exibido.
  • John Culver é o pseudônimo de Fred Bronsom. Na época, ele trabalhava para a NBC e considerou inapropriado ter seu nome verdadeiro associado ao episódio, apesar de não haver nenhuma restrição imposta pela emissora.
  • Bronsom coescreveu dois episódios de A Nova Geração: “Ménage a Troi” e “The Game” da terceira e quinta temporadas, respectivamente.
  • Arret é Terra de trás para frente. O nome apareceu em alguns tratamentos do roteiro de “Return to Tomorrow”.
  • Capella IV, o planeta nativo da flor carregada por Sarah April, foi visitado pela Enterprise no episódio Friday’s Child” da Série Clássica.
  • O universo paralelo mais conhecido em Star Trek é o Universo Espelho, que apareceu pela primeira vez em “Mirror, Mirror” da Série Clássica e foi explorado novamente em Deep Space Nine e Discovery.
  • A data estelar decresce no universo paralelo.
  • A missão de Kirk em Beta Niobe ocorreu no episódio “All Our Yesterdays” da Série Clássica.
  • “Rascals”, episódio do sexto ano de A Nova Geração, também apresenta tripulantes rejuvenescidos.
  • O episódio foi adaptado por Allan Dean Foster no livro Star Trek Log Seven publicado pela Ballantine Books em junho de 1976.

Ficha Técnica

Escrito por John Culver
Dirigido por Bill Reed

Exibido em 12 de outubro de 1974

Título em português: Paralelos

Elenco

William Shatner como James Tiberius Kirk
Leonard Nimoy como Spock
DeForest Kelley como Leonard McCoy
George Takei como Hikaru Sulu
Nichelle Nichols como Uhura/Sarah April/Karla Cinco
Majel Barrett como Christine Chapel (apenas nos créditos)
James Doohan como Montgomery Scott/Arex/Robert April/Karl Quatro

Revisitando

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior