Primeiras Impressões: “Penance”

Em Primeiras Impressões, coluna do Trek Brasilis, os colaboradores do site dão seus pitacos SEM SPOILERS sobre um episódio recém-lançado de Jornada nas Estrelas.

Se você quer receber as Primeiras Impressões de nossos colaboradores mais rápido, não deixe de se inscrever no canal do Trek Brasilis no aplicativo Telegram, clicando aqui.

Episódio: “Penance” (Star Trek: Picard, 2×02)

O que achamos?

Mariana Gamberger: “Penance” chama a atenção pela representação distópica de uma realidade alternativa. Interessante ver os personagens inseridos nessa realidade tentando descobrir o que está acontecendo. Tem um quê de Universo Espelho, e como apreciadora dele, traz um gosto bom. O final nos deixa intrigados pelo que vem pela frente.

Maria-Lucia Rácz: O 2º episódio da segunda temporada de Picard continua muito emocionante e cheio de ação. “Penance” é um perfeito exemplo do gênero alternativo, que tem excelentes episódios em todos os seriados de Star Trek. O enredo chave da temporada começa a se delinear e, com um cliffhanger, ficamos ansiosos pelo próximo episódio, com a sensação de que esta temporada vai ser excelente.

Leandro Magalhães: O episódio anterior colocou a barra bem alta, o que deixaria a situação de qualquer episódio seguinte difícil. Ainda assim, “Penance” tem sucesso em sua tarefa específica, a de “estabelecer o que foi que virou a realidade”. Termos mais do Q de largada também ajudou bem.

Luiz Castanheira: Continuamos com a atitude “vamos rápido e sem pensar muito a respeito” do episódio anterior. O universo hiperfascista alternativo visitado é tão over the top quanto qualquer iteração do tradicional mirror universe trekker e nossos heróis são colocados imediatamente em posições chaves para não demorarem muito tempo por lá. “Q” é otimo para ajudar os roteiristas a colocarem peças no lugar no início de uma história mas fica a duvida se irá ajudar ou atrapalhar a resolução do presente arco. Um interessante subtexto por parte de “Q” e um aprofundamento da rainha Borg são promissores, mas não espere muita profundidade no geral.

Salvador Nogueira: Em “Penance”, Picard atravessa o Espelho, não aquele universo alternativo a que estamos acostumados, mas uma outra realidade que tem todos os tons do Império Terráqueo. O segmento não tem o mesmo ritmo impiedoso da estreia da temporada, mas se traduz em uma boa hora de entretenimento, conforme a tripulação vai se situando nessa realidade fascista e elaborando um meio de sair de lá e encontrar o caminho para casa. Q está mais perigoso do que nunca, mas sem perder o charme, e referências abundam. Bom episódio.

Deixe suas primeiras impressões sobre o episódio na seção de comentários abaixo!