ENT 4×09: Kir’Shara

T'Pol presa no alto comando vulcano

Conclusão do arco vulcano começa a destacar papel humano na política da galáxia

Sinopse

Data: Desconhecida

V’Las discute com o Alto Comando vulcano os planos para a invasão de Andória. Enquanto isso, a Enterprise, com a ajuda de Soval, consegue fazer contato com a nave do comandante Shran, escondida em uma nebulosa. Ele adota uma postura cética ao ser informado do ataque iminente.

No planeta, os poucos syrranitas sobreviventes foram presos, mas relatos chegam ao Alto Comando de que o Kir’Shara foi encontrado. Archer, T’Pol e T’Pau enfrentam a resistência de oficiais vulcanos, e a primeira oficial da Enterprise acaba detida. O capitão está confuso, com o katra de Surak e potenciais lembranças de Syrran na cabeça, mas decide ir atrás de T’Pol. Ao deter e interrogar um dos oficiais, ele é informado de que ela foi levada ao Alto Comando.

Na nebulosa, Shran faz uma abdução de Soval e inicia um interrogatório sob tortura, auxiliado por uma máquina que baixa as resistências vulcanas a emoção. Ele quer arrancar de Soval a verdade, mas o embaixador insiste já ter contado tudo que sabia. Tucker, no comando da Enterprise, interfere para recuperar Soval, e Shran acaba cedendo. Convencido de que o vulcano dizia a verdade, ele convence a Guarda Imperial a deslocar a frota andoriana para se defender da invasão vulcana.

No Alto Comando, V’Las tem um comportamento cada vez mais irracional. Mesmo perdendo o fator surpresa e vendo a Enterprise alinhada com uma flotilha de naves andorianas, ele insiste em iniciar o ataque. Tucker ordena que a nave terrestre seja colocada entre as duas frotas, a fim de evitar hostilidades, mas o engajamento ocorre do mesmo jeito.

Enterprise no comando de Tucker se posicionando entre as frotas vulcanas e andorianas

No planeta, Archer e T’Pau chegam ao Alto Comando transportando o Kir’Shara. O capitão o ativa e revela os textos perdidos de Surak, em uma projeção holográfica. V’Las insiste que tudo não passa de uma fraude, mas acaba finalmente destituído pelo ministro Kuvak, que ordena a interrupção do ataque.

Archer tem o katra de Surak extraído de sua mente por um sacerdote vulcano, e Koss visita T’Pol na Enterprise para liberá-la de seu casamento com ele. E, numa caverna, V’Las encontra um oficial romulano, que o reassegura de que a “reunificação” dos dois povos é só uma questão de tempo.

Comentários

“Kir’Shara” fecha com chave de ouro a trilogia da reforma vulcana. É discutível se a série precisava ou não explicar as diferenças de comportamento entre os vulcanos do século 22 e seus sucessores a partir da Série Clássica, mas este episódio ata bem as pontas soltas, tornando natural a transição entre a sociedade mais tecnocrática vista no começo de Enterprise e o intenso misticismo que circunda a vida vulcana, conforme visto nas produções clássicas ambientadas no século 23. Está claro que a cultura syrranita, por representar de forma mais fiel os ensinamentos de Surak, acabou se tornando mais predominante após o estudo do conteúdo do Kir’Shara, uma versão vulcana dos pergaminhos do Mar Morto.

Title Card Enterprise "Kir'Shara"

O que resta de ruído é o aparente e sistemático desprezo dos vulcanos pelos humanos (que Spock, a despeito de sua herança miscigenada, sempre enfatizou) e o papel monumental que Archer teve na restauração de Vulcano aos passos de seu líder filosófico máximo. T’Pau, por exemplo, tem uma atitude de desprezo por Kirk e McCoy em “Amok Time” que parece incompatível com a dívida de gratidão que ela contrai aqui com Archer no resgate do Kir’Shara. (Isso sem falar no fato de que Surak preferiu permanecer na cabeça do capitão a se transferir a ela. Talvez o desprezo futuro — que inclui a rejeição de um assento no Conselho da Federação — venha mais dessa rejeição do que qualquer outra coisa.)

Apesar do papel central do capitão em toda a trilogia, este é o episódio em que ele menos se destaca. Cabe a Tucker assumir o protagonismo na Enterprise e mostrar que aprendeu direitinho as lições dos anos de serviço sob Archer. Suas decisões e atitudes como capitão interino são bem interessantes e consistem em um dos destaques do episódio. Mas as cenas mais fortes, dramaticamente, são o interrogatório sob tortura de Soval por Shran. É sempre um prazer ver Jeffrey Combs de volta ao personagem, e aqui ele faz uma ótima dupla com Gary Graham, entregando uma sequência efetiva, dramática e que trabalha muito bem o respeito/despeito relutantes que um sente pelo outro.

Shran torturando Soval

Também temos um primeiro germe da função dos humanos na equação da futura formação da Federação: amaciar as diferenças entre os vizinhos mais próximos e tentar fazer com que trabalhem em causa comum. Considerando que a fundação da organização interplanetária está poucos anos no futuro, Enterprise começa a entregar aqui parte de sua premissa de ser a série que traz, literalmente, as bases para o mundo de Star Trek como ele nos foi apresentado no século 23 e além.

Ao mesmo tempo, vemos também outra semente plantada na cena final: a revelação de que os romulanos estavam por trás da ofensiva imperialista de V’Las (que continua a usar linguajar e ideias compatíveis com a “Guerra ao Terror” empreendida pelos EUA após os atentados de 11 de setembro de 2001, descrevendo o racional para “ataques preventivos”). A trama cosmopolítica do século 22 começa a ficar mais interessante com esse enredamento das espécies que sabemos fazer parte dessa época, num prelúdio para a Guerra Romulana. E essa não foi a última vez que vimos o tema aparecer na série.

V'Las conversando com romulano ao final do episódio Kir'Shara

Em termos de valores de produção, o episódio sofre um pouco de claustrofobia, com caminhadas intermináveis por túneis cavernosos escuros e lutas abertas filmadas sempre “de cima para baixo”, de forma a não revelar a falta de amplitude dos cenários. A coreografia da pancadaria também deixa um pouco a desejar, embora siga o padrão da época e seja sempre divertido vermos vulcanos lutando com suas velhas lirpas.

No fim das contas, temos um desfecho excelente para um dos melhores arcos da série.

Avaliação

Citações

“You may be witnessing the start of a new era, not only for Vulcan, but for Earth as well. The Minister intends to pursue a less aggressive policy towards your people. The High Command will be dissolved. You’ll no longer have us looking over your shoulder. It’s time for Earth to stand on its own.”
“We’re ready.”
(Você pode estar testemunhando o começo de uma nova era, não apenas para Vulcano, mas também para a Terra. O ministro pretende seguir uma política menos agressiva com seu povo. O Alto Comando será dissolvido. Você não nos terá mais olhando-os por sobre os ombros. É hora de a Terra se afirmar por si mesma.)
(Estamos prontos.)
T’Pau e Archer

Trivia

  • A cena final que traz V’Las em seu encontro com um oficial romulano quase não entrou no episódio final por falta de orçamento. Originalmente, o romulano seria um personagem nunca visto, mas não havia dinheiro para pagar por outro papel com falas. O escritor Mike Sussman ajustou a cena para que o romulano virasse o personagem Talok, um papel vulcano que já havia sido escalado. A reciclagem de um uniforme romulano de Jornada nas Estrelas: Nêmesis viabilizou a inclusão da cena. Se ela tivesse sido cortada, como quase aconteceu, o papel dos romulanos na guerra civil vulcana teria permanecido oculto de todos, até mesmo do público.
  • O ator John Billingsley considerou “muito forte” o arco vulcano, embora ele tenha tido um papel bem pequeno nele.
  • A porção superior da sede do Alto Comando vulcano é um modelo reutilizado, criado originalmente para “Storm Front, Part II”, como a Sarajevo — uma nave terrestre escoltando a Enterprise de volta à Terra.
  • O tema da “reunificação” entre vulcanos e romulanos seria discutido amplamente em dois episódios de A Nova Geração, “Unification” e “Unification II”, que contaram com participação especial de Leonard Nimoy como Spock. Um terceiro episódio, “Unification III”, em Discovery, revelaria que a meta de fato foi atingida no futuro distante e está consolidada no século 32.
  • Em “The Andorian Incident”, T’Pol disse que os andorianos não tinham teletransportes. Aparentemente, desde então, eles desenvolveram (ou adquiriram) o sistema, já que ele é usado aqui para o sequestro de Soval.
  • Jack Donner, veterano da Série Clássica que interpretou o comandante romulano Tal em “The Enterprise Incident”, volta aqui para mais uma ponta como o sacerdote vulcano, depois de ter feito o mesmo papel em “Home”.

Ficha Técnica

Escrito por Mike Sussman
Dirigido por David Livingston

Exibido em 3 de dezembro de 2004

Títulos em português: “Kir’Shara”

Elenco

Scott Bakula como Jonathan Archer
Jolene Blalock como T’Pol
John Billingsley como Phlox
Anthony Montgomery como Travis Mayweather
Connor Trinneer como Charlie ‘Trip’ Tucker III
Dominic Keating como Malcolm Reed
Linda Park como Hoshi Sato

Elenco convidado

Robert Foxworth como V’Las
Jeffrey Combs como Shran
John Rubinstein como Kuvak
Gary Graham como Soval
Michael Reilly Burke como Koss
Kara Zediker como T’Pau
Todd Stashwick como Talok
Jack Donner como o sacerdote vulcano
Melodee M. Spevack como voz andoriana

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Mariana Gamberger
Revisão de Nívea Doria

Episódio anterior | Próximo episódio