Matalas fala sobre vilões e referências em Picard

O episódio 9, “Vox“, de Sar Trek:Picard, apresenta os verdadeiros vilões da terceira temporada, a coletividade Borg. E seu showrunner, Terry Matalas, falou aos sites Screen Rant e Collider sobre a razão de escolherem os borgs como os grandes vilões da temporada, além de explicar as referências à A Nova Geração e esclarecer sobre seu projeto, “Star Trek: Legacy”.

O retorno da USS Enterprise-D

Foi um processo incrivelmente envolvente que durou 4 meses. Dave Blass e Liz Kloczkowski viveram e respiraram aquele set (além de construir todos os nossos outros sets para a temporada). Isso significava trazer de volta as lendas de Star Trek, Mike e Denise Okuda, para garantir que fosse 100% preciso. Tínhamos que acertar. Foi um tremendo trabalho de amor.

Como esta temporada foi realmente ambiciosa, não tínhamos muito tempo e dinheiro. Então, para construir aquela ponte da Enterprise, e nós fizemos, cada centímetro quadrado dela tão exato quanto era, significava que tínhamos que construí-la a partir do segundo em que puxamos o gatilho na terceira temporada. Mas também significava que tínhamos apenas dois dias. para filmar.

Isso significava que, no segundo em que caminhávamos pela ponte, não tínhamos muito tempo para olhar em volta e cheirar as rosas. Então, foi: “Tudo bem, pessoal, vamos ter nosso momento rápido.” E então, eu como diretor tive que brigar com essas pessoas que, maravilhosamente, queriam lamentar sobre a vez em que alguém caiu e correu contra a parede, e quebrou isso e aquilo, e eles querem cantar e dançar e contar piadas, e todas as coisas que vocês ouviram como fãs ao longo dos anos. E você acha que é delicioso como fã, mas como diretor é difícil, especialmente quando você só tem duas horas.

Então, eu estava mais apavorado porque sabia que se não fizéssemos isso direito, os fãs iriam se revoltar. Mas foi inegavelmente incrível, este momento lendário para tê-los. Mas isso realmente não me atingiu até que juntamos tudo e adicionamos a música e tudo o que havíamos realizado, o que havíamos planejado fazer.

Worf foi o capitão da Enterprise-E

Na cena da chegada a USS Enterprise-D, Worf parece se eximir de culpa do que aconteceu com a Enterprise-E dizendo “não foi minha culpa”. Matalas confirma que o Klingon foi o capitão da Enterprise-E em algum momento.

Sim. Mas eu queria deixar seu destino exato em aberto para alguém contar essa história. É mais divertido assim. Melhor deixar para a imaginação do público. O que quer dizer com não foi culpa dele? Foi um acidente? Uma missão que deu errado?! As possibilidades são infinitas!

Voz original do computador, Majel Barrett

Sim, são clipes de arquivo de Majel.

Tinha que ser ela. E, então, discutimos se usaríamos ou não IA, mas na época em que estávamos fazendo isso, não estava lá. Então, usamos clipes de A Nova Geração para torná-la ainda mais autêntica, mas tinha que ser ela naquela nave ou então não estava certo.

Sempre pensaram nos borgs como vilões

Alguns fãs teorizaram os Pah-wraiths ( Deep Space Nine) como relacionados a história de Jack, mas, na verdade, a trama se mostra ligada aos borgs, mais precisamente a Locutus. Matalas explica:

Não (Pah Wraith não foi considerado), sempre foi uma história sobre legado. Sobre o que passamos. Sobre pais e filhos. Pah-wraiths são legais, mas isso teria surgido do nada. Não há nada de orgânico na história que estávamos contando para sugerir isso além de uma conexão com Deep Space Nine e com os transmorfos.

Certamente está escondido à vista de todos. As primeiras palavras que você ouve na temporada são as palavras “The Borg”, de Jack ouvindo os registros de seu pai no Eleos à experiência de Shaw com Wolf 359. Acho que esta temporada possivelmente funciona melhor como uma vontade em assistir tudo do que ver a coletividade da semana.

Certamente haverá fãs que ficarão desapontados por não termos escolhido Pah Wraiths, mas isso não foi uma pista falsa que sugerimos. Nós sempre pensamos que eles iriam para algum tipo de alternativa dos Fundadores. Portanto, essa é uma nova revelação para nós enquanto observamos isso se desenrolar.

Tudo começou com a pergunta: qual é a pior coisa para Picard enfrentar agora que tem seu filho? E a resposta foi assistir seu filho passar pelo que ele passou como Locutus. E o resto se encaixou. E se ele transmitisse a própria parte do mundo de si mesmo? Quão terrível isso seria?

Jack é uma espécie de evolução. Um gene transmissor Borg controlador. Locutus era uma espécie de receptor. Então,  o gene de Jack pode controlar o gene receptor colocado dentro dos outros. Os genes colocados no sistema transportador.

Jurati Borg não está no final da série 

Matalas esclareceu que os Borg sob o comando da Jurati são “uma facção alternativa” e não relacionados aos vilões.

Essa era uma facção alternativa dos Borg de uma linha do tempo alternativa. A história não foi reescrita. Os Borg reais ainda estavam no Quadrante Delta depois de serem envenenados por Janeway. Agnes Borg está ocupada guardando um conduíte de transdobra em toda a galáxia. Shaw explica isso no episódio 304.

Jurati não aparece. Isso terá que ser uma história para outra hora…

Assimilação com menos de 25 anos

Bem, foi baseado em biologia real sobre quando partes do cérebro realmente param de se formar. Mas sempre soubemos que queríamos que a última geração salvasse a próxima. Esse sempre foi o enredo. Mas há um momento na biologia em que o córtex cerebral interrompe sua formação, e foi aí que imaginamos que a biologia borg seria a chave.

Alice Krige como a Rainha Borg

É Alice Krige como a Rainha Borg. Você verá no final, porém, que é dublado por Alice Krige, mas a Rainha Borg não parece bem quando você a vê (a rainha foi interpretada pela atriz Jane Edwina Seymour). Janeway fez um número com eles da última vez que os vimos, e há uma razão para ela precisar de Jack.

Capitão da USS Excelsior

Nolan North é a voz do capitão da Excelsior. Ele é um ótimo e incrível dublador de muitos videogames que ele faz. Essa é uma boa participação especial. Alguns dos nomes das naves têm um pouco de significado. A Hikaru Sulu e outras coisas são muito legais no Frontier Day.

Almirante Shelby pode ter sobrevivido

Matalas revela que a personagem almirante Shelby, interpretado por Elizabeth Dennehy, pode não ter morrido como parece na cena em que foi atingida por um phaser. Ela esteve no episódio duplo de A Nova Geração, “The Best of Both Worlds”.

Foi uma alegria tê-la de volta. Ela era perfeita para ter de volta em uma história final de Borg. De fato a ironia. Ela entrou e simplesmente esmagou. Espero que ela tenha sobrevivido. Ela poderia, certo? Certo?!

O capitão Shaw estará em Star Trek: Legacy?

Não, essa sempre foi a jornada de Shaw. Mas se algum dia houver um spin-off – e deixe-me esclarecer que NÃO HÁ NADA EM DESENVOLVIMENTO NA PARAMOUNT – mas se um dia as estrelas se alinharem, havia um plano desde o primeiro dia para Todd como Shaw fazer parte disso. Como, você perguntaria? É incrível. E isso é tudo que direi. E toda vez que Todd e eu falamos sobre isso, ficamos arrepiados. E não, não é uma desculpa. É incrível, comovente e fresco, e espero que um dia possamos fazer isso.

Mais uma vez, preciso ser claro sobre isso. Este é apenas um desejo inimaginável da minha parte. Não há nada em desenvolvimento. Seria incrível se um dia eles viesse até mim e dissessem que estavam interessados, mas até o momento, é pouco mais do que um “ei, que legal!” Mas ei, coisas estranhas aconteceram!

A terceira e última temporada de  Picard  estreou na quinta-feira pelo Paramount+

Fonte: TrekMovie

Acompanhe o Trek Brasilis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades de Star Trek:
YouTube | Telegram | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok