TNG 6×22: Suspicions

Possível assassinato transforma Beverly em detetive a bordo da Enterprise

Sinopse

Data estelar: 46830.1.

Guinan vai ao encontro de Beverly Crusher em seus aposentos, após um entorse no cotovelo jogando tênis. A médica recomenda que ela vá à enfermaria, pois a carreira dela estaria encerrada. Guinan quer saber mais, e Crusher conta o que se passou.

Ela decidira agir como diplomata científica em benefício de Reyga, um cientista ferengi que apresentou uma proposta para construir um escudo metafásico na Conferência Altine. Ninguém o levava muito a sério, mas Beverly achou que a ideia tinha mérito e convidou tantos cientistas quanto possível a bordo da Enterprise para conhecer o projeto.

Vieram a bordo uma klingon, Kurak, uma vulcana, T’Pan, acompanhada pelo marido, Christopher, e um takarano, de nome Jo’Bril. Convencido por Reyga, o grupo concorda com a realização de um teste prático a bordo de uma nave auxiliar, a Justman, que seria levada a mergulhar na coroa de uma estrela próxima, Veytan. Jo’Bril concorda em pilotar a nave. O teste parece ir bem, mas uma falha em meio ao voo acaba afetando a saúde do piloto. A nave sai da coroa da estrela, mas Jo’Bril morre pouco depois de ser transportado a bordo.

Reyga insiste que sua tecnologia funciona e provavelmente foi submetida a sabotagem. Ele quer realizar um novo teste. Mas Crusher, após o incidente, decide vetar a iniciativa. Pouco tempo depois, Reyga é encontrado morto. A médica suspeita que ele tenha sido assassinado, mas a família do ferengi não permite a realização de uma autópsia. Contrariando ordens de Picard, ela decide realizar o procedimento – e não descobre nada. Diante da situação, ela foi afastada de sua função e chamada de volta à Terra.

Ao contar a Guinan sobre o ocorrido, a el-auriana insiste que Crusher prossiga na investigação. Suspeitando que de fato a tecnologia do escudo tenha sido sabotada, ela parte mais uma vez com a nave auxiliar Justman e decide conduzir um teste ela mesma, mergulhando-a na estrela Veytan. Durante o teste, descobre que Jo’Bril está vivo e a bordo. Ele havia apenas simulado a própria morte e matado Reyga para explorar sozinho a tecnologia. Os dois têm uma luta corpo a corpo, e Crusher acaba vaporizando Jo’Bril com um feiser, antes de recuperar o controle da nave e lançá-la para fora da estrela.

De volta à Enterprise, Crusher revela o que aconteceu e é restituída a seu posto. No bar panorâmico, ela presenteia Guinan com uma nova raquete, em agradecimento pelo empurrão que a el-auriana lhe dera, ao que Guinan revela que na verdade jamais jogou tênis.

Comentários

Centrado em Beverly Crusher, “Suspicions” explora com algum sucesso as características mais marcantes da doutora, como sua obstinação em busca da verdade e seu profundo senso de justiça, em meio a um ou dois potenciais assassinatos cometidos a bordo da Enterprise. Infelizmente, a despeito do foco em Beverly, o episódio não exige muito trabalho de atuação de Gates McFadden. Ao longo da história, a personagem não desenvolve um arco aparente, e a história em si parece demasiado conveniente para colocá-la nesse papel central.

É peculiar, por exemplo, que Beverly ficasse tão interessada na tecnologia do escudo metafásico e se sentisse à vontade para avaliar o mérito da ideia sem ter especialidade no tema. Talvez a coisa se tornasse mais crível se ela tivesse se apaixonado por potenciais aplicações médicas revolucionárias da tecnologia, como uma potencial proteção de alto nível contra radiação. Mas tudo que se destaca da proposta de Reyga é a capacidade para mergulhar em uma estrela, o que, a despeito do grande valor científico, não tem tangência com aplicações médicas.

Por outro lado, a apresentação, em versão interestelar, de um caso de preconceito acadêmico é bastante crível e oportuna. Ele existe atualmente com cientistas oriundos de países periféricos, e não é nada absurdo que venha a se manifestar com pesquisadores alienígenas de espécies não exatamente conhecidas por seu interesse por ciência num futuro distante. Tudo que Reyga quer é ser reconhecido por seus pares como um cientista de valor e, se isso não lhe confere grande tridimensionalidade como personagem, ao menos não soa falso ou disparatado. Vale destacar que vemos aqui um ferengi não estereotipado, um grande avanço com relação à forma como esses alienígenas foram apresentados originalmente na série – e sem dúvida uma influência benéfica herdada de Deep Space Nine, então em seus primeiros passos, mas já iniciando a requalificação dos ferengis.

A despeito de lhe faltar um arco claro, McFadden ganha aqui um bom veículo para destacar sua personagem. Vemos como Beverly está disposta (mais uma vez) a quebrar as regras, e mesmo desobedecer ordens de Picard, quando em um dilema ético. Para a médica, fazer justiça a Reyga e descobrir o que aconteceu é mais importante que cumprir regulamentos – característica que ela já demonstrou antes, sobretudo quando a vida de um paciente estava em jogo. Aqui, foram duas mortes (no fim só uma) que, ainda que indiretamente, pesavam sobre ela.

Ajuda a tornar a história um pouco mais interessante a escolha de um formato não linear para a narrativa: somos jogados no meio da crise por meio da conversa de Beverly com Guinan, e então temos uma retrospectiva do que teria acontecido antes, até que vejamos, “em tempo real”, o desfecho. Assim somos logo de cara apresentados à “ameaça” que o episódio traz – o potencial fim da carreira de Beverly. Fosse totalmente linear, a história seria ainda mais branda do que acabou sendo.

A introdução das cientistas klingon e vulcana serviu apenas para que houvesse alguns suspeitos do crime, alimentando o mistério e a investigação. Porém, para que isso fosse mais efetivo, faltou algo que colocasse as duas mais fortemente sob essa suspeita. Joe Menosky e Naren Shankar, os roteiristas do episódio, até tentam – T’Pan perderia seu posto de maior sumidade no campo caso Reyga tivesse sucesso, e Kurak teve um bate-boca com o ferengi pouco antes da morte dele. Mas é muito pouco para que em algum momento a audiência cogite que alguma delas é de fato culpada. Quando Jo’Bril é revelado como o vilão da história, a despeito de ele ter literalmente voltado dos mortos, não chega a ser uma grande surpresa – por pura eliminação.

Os efeitos visuais da nave auxiliar Justman mergulhando na estrela são competentes, bem como a maquiagem dos alienígenas, em particular a do takarano Jo’Bril. Mas, fora isso, estamos diante de um bottle show, filmado basicamente inteiro nos cenários fixos da Enterprise. A economia é aparente, e o nível moderado de empolgação, idem. No fim das contas, temos um bom episódio, que faz raro uso de Beverly Crusher num papel central, mas nada que o torne particularmente memorável.

Avaliação

Citações

“You know, I’ve never been to a formal inquiry.”
“Well, I’ll see if I can arrange one for you. All you have to do is disobey orders, violate medical ethics and cause an interstellar incident.”
“Well, I guess that would do it.”
(Sabe, nunca estive numa audiência formal.)
(Bem, posso ver se arranjo uma para você. Tudo que você tem de fazer é desobedecer ordens, violar a ética médica e causar um incidente interestelar.)
(Bem, acho que isso resolveria.)
Guinan e Beverly Crusher

Trivia

  • A história original de Joe Menosky, embora envolvesse o assassinato de um cientista ferengi, terminaria por revelar que o motor de dobra estava destruindo o tecido do espaço. Esse elemento foi mais tarde revivido para o episódio “Force of Nature”, da sétima temporada.
  • A trama passou por muitas versões. Originalmente, ela destacaria Worf e incluiria elementos de noir como flashbacks, transições e narração. Rick Berman aprovou a premissa com alguma hesitação, pensando que as narrações conflitariam com o diário do capitão.
  • Worf foi substituído por Beverly Crusher porque a equipe achou que ele estava sendo superutilizado. Jeri Taylor relembrou: “O que eu realmente queria era um veículo para Beverly. Senti que havíamos dado a Troi algumas coisas bem boas para fazer, Beverly tinha mais a fazer dentro de vários episódios, mas ela não tinha um que fosse todo dela. Quisemos dar a ela algo atípico e não um papel feminino. A ideia de ela agindo como detetive era muito atraente.”
  • Michael Piller rejeitou várias versões do roteiro classificando-as como não empolgantes, até que a equipe teve a ideia de fazer da primeira vítima aparente o perpetrador.
  • Os produtores descobriram que essa seria a última oportunidade para Whoopi Goldberg aparecer na temporada. Com isso, mais reescritas foram necessárias para inserir Guinan.
  • Ronald D. Moore lembra o desenvolvimento como difícil. “Foi um pesadelo que nunca acaba, do qual nunca se acorda. Mantenha o mistério de assassinato, perca o negócio da dobra, tire Worf, mantenha os flashbacks, perca o filme noir, insira Beverly – foi apenas aargh!
  • Naren Shankar fez comentários no mesmo tom. “Foi uma desgraça. Era um roteiro problemático. Houve outras duas tentativas de fazer mistérios de assassinato e não haviam funcionado – e então tentamos fazer isso e a coisa toda foi um monte de cagadas.”
  • Este episódio marca a última aparição de Guinan em A Nova Geração, embora a personagem seguisse a bordo da Enterprise-D e fosse voltar no filme Jornada nas Estrelas: Generations.
  • Segundo Cliff Bole, várias cenas com Reyga tiveram de ser refilmadas. “Ele era um cientista, então eu disse que isso significava que ele tinha um pouco mais de compaixão, talvez não fosse tão ensaboado com o resto deles. Acho que fui longe demais e o pessoal me pediu para refilmar algumas cenas. Rick Berman disse: ‘Não esqueça, eles ainda são ferengis’.”
  • A tecnologia do escudo metafásico voltaria a ser usada pela Enterprise-D sob o comando de Crusher em “Descent, Part II” para combater os borgs.
  • Neste episódio, é dito que os ferengis são enterrados após a morte e são insistentes sobre o corpo não ser “violado” antes do enterro. Contudo, em Deep Space Nine, veremos um outro ritual funerário ferengi, em que os restos desidratados do morto são picados e vendidos a quem pagar mais. Porém, é possível que esse ritual fosse aplicado apenas a ferengis de grande prestígio, o que não era o caso de Reyga.

Ficha Técnica

Escrito por Joe Menosky e Naren Shankar
Dirigido por Cliff Bole

Exibido em 10 de maio de 1993 

Título em português: “Suspeitas”

Elenco

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Marina Sirtis como Deanna Troi
Gates McFadden como Beverly Crusher

Elenco convidado

Patti Yasutake como Alyssa Ogawa
Tricia O’Neil como Kurak
Peter Slutsker como Reyga
James Horan como Jo’Bril
John S. Ragin como Christopher
Joan Stuart Morris como T’Pan
Whoopi Goldberg como Guinan
Majel Barrett como voz do computador

Enquete

TS Poll - Loading poll ...

Edição de Maria Lucia Rácz
Revisão de Susana Alexandria

Episódio anterior | Próximo episódio