‘Portal’ publica texto sobre episódio histórico

O Portal Jornada nas Estrelas Brasil, dos webmasters Felipe Pereira Anderson, Gleidson Venga e Regina Planella, publicou nos últimos dias um maravilhoso artigo sobre um dos mais sensacionais episódios de Jornada nas Estrelas: “Trial and Tribble-ations”, de Deep Space Nine.

O artigo é uma análise detalhada de edição e manipulação de imagens feita pela equipe de produção de Jornada para o episódio –que exigiu efeitos especiais sem precedentes para unir a tripulação da DS9 à da Série Clássica, com base na história vista em “The Trouble With Tribbles”.

Escrito por J. Trent Adams, um editor de vídeo digital profissional americano, o texto trata com detalhes das diversas mudanças que aconteceram nas cenas alteradas com a inserção de personagens de DS9 nas tomadas antigas. O texto é acompanhado por imagens de “antes” e “depois”, que ajudam na compreensão do que está sendo dito. O material original de Trent Adams, chamado “Double Trouble With Tribbles”, pode ser encontrado clicando aqui.

Por razões desconhecidas, o ‘Portal’ publicou a versão em português como se fosse de autoria de um indivíduo chamado Carlos Eduardo. O site não disponibilizou o e-mail do autor/fraudador para contato.

A tradução para o português apresenta algumas falhas típicas de tradutores automáticos, como, por exemplo, em lugar de “DS9 principals”, “princípios de DS9”, e não “atores principais de DS9”. Mesmo assim, ainda é possível entender perfeitamente grande parte do que está escrito. O artigo traduzido podia ser acessado aqui (o link não está funcional, leia o UPDATE abaixo).

Ao ser contatado pelo Trek Brasilis, J. Trent Adams disse não ter dado permissão ao ‘Portal’ para publicar seu texto, por uma razão simples: não lhe foi pedida. De outro modo, ele não se incomodaria em liberar a publicação. “Já autorizei traduções para italiano, japonês, alemão e espanhol”, disse.

Apesar da “clonagem” não-autorizada de seu texto, o autor disse que ainda está disposto a autorizar sua publicação. “Claro, contanto que eles ponham meu nome nele e um link para a versão original.”

Trent Adams conhece bem a questão da cópia de textos pela web, até por razões profissionais. “Eu sou atualmente o produtor-executivo de um web site de um time da NFL [liga de futebol americano], e nós ativamente vamos atrás de copiadores de conteúdo se eles estão tentando comercializar o conteúdo. Contanto que eles creditem a fonte e simplesmente dividam a informação, não nos importamos com a distribuição mais ampla.”

Pessoalmente, a questão não lhe traz dores de cabeça. “Não fico tão preocupado que alguém roube o que eu criei porque eu sempre posso provar que o meu veio primeiro, se eu tiver que fazer isso na justiça”, disse.

UPDATE: Após supostamente descobrir, pelo Trek Brasilis, que o texto havia sido publicado sem autorização do autor, o webmaster Felipe Pereira Anderson tirou do ar o material por tempo indeterminado.

Anderson alega que, “de acordo com o tradutor do texto, o material tinha autorização”. O webmaster não explicou por que o nome do autor original não foi mencionado, ou por que “Carlos Eduardo” recebeu crédito como autor, e não tradutor.