Editora Aleph lança Almanaque Jornada nas Estrelas [UPDATE: preço e noite de autógrafos]

almanaqueO novo filme de Star Trek está chegando, e o mercado já começa a se movimentar. Após muitos anos, a Editora Aleph volta a lançar um livro de Jornada nas Estrelas no Brasil. De autoria do editor do Trek Brasilis Salvador Nogueira e de Susana Lopes de Alexandria, no dia 5 de maio chega às livrarias o Almanaque Jornada nas Estrelas, ainda sem preço definido.

Com 272 páginas, o livro revela bastidores e curiosidades das séries e dos filmes para cinema que compõem a franquia de ficção científica mais cultuada da história da televisão. Recheado de fotografias, muitas delas nunca antes publicadas no Brasil, e até a reprodução de documentos de época, os autores mergulham na origem do mito, tentando explicar o motivo pelo qual Jornada nas Estrelas é até hoje um fenômeno cultural da indústria do entretenimento e encanta tantas gerações de fãs.

Produzido com linguagem leve e diagramação moderna e despojada, o livro traz informações sobre todas as gerações da franquia (Série Clássica, A Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise) e ainda conta com um capítulo bônus, que revela curiosidades sobre o novo filme de cinema, com estreia prevista para 8 de maio de 2009.

Ao longo de suas páginas, a obra revela como foram escalados os protagonistas da série original, e como o criador da série, Gene Roddenberry, junto com alguns dos mais prestigiados escritores de ficção científica da época, conseguiu produzir um programa de televisão cuja sofisticação até então jamais havia sido vista na história da telinha. Os autores também exploram assuntos pouco evidenciados em outros livros que falam de Jornada nas Estrelas, como as ricas referências literárias presentes nos roteiros da série original e a influência que a internet teve nos rumos da franquia.

De quebra, o livro conta também com as divertidas tiras de quadrinhos Sev Trek, produzidas pelo cartunista australiano John Cook e pela primeira vez reproduzidas numa publicação brasileira. Com esta combinação de elementos, o Almanaque Jornada nas Estrelas é um livro que promete entreter tanto os fãs mais dedicados da franquia como aqueles que apenas acabaram de conhecê-la, por meio da mais nova superprodução de J.J. Abrams.

UPDATE [PREÇO E NOITE DE AUTÓGRAFOS]: Saiu o preço do livro: R$ 54. Lançamento oficial com noite de autógrafos: terça-feira, 5 de maio, Livraria Cultura – Conjunto Nacional, Avenida Paulista 2.073, São Paulo – SP, 18h30 às 21h30.

Confira três páginas do Almanaque Jornada nas Estrelas:

livro228

 

 

 

 

Como é ser trekker no Brasil: fandom, sites, convenções, material publicado

livro44

 

 

 

 

A história completa da Série Clássica, com seus personagens, episódios e curiosidades diversas

livro266

 

 

 

 

O novo filme não ficou de fora do Almanaque!

45 Comments on "Editora Aleph lança Almanaque Jornada nas Estrelas [UPDATE: preço e noite de autógrafos]"

  1. Eduardo Tanabe | 13 de abril de 2009 at 8:03 pm |

    Caraca, que loko!!!!!
    Quando puderem, coloquem o preço!!!!

    Com certeza vou querer ter esse livro na minha coleção!!!!

    Aguardo o lançamento anciosamente!!!!!!

  2. Alberto Solimões | 13 de abril de 2009 at 8:27 pm |

    Mandem um deste para o JJ, quem sabe ele não acaba entendendo um pouco o que é ser Trekie.

  3. Legal, meu cartão só para e-comerce já está sendo afiado por um forjista Klingon, apontado por um técnico Cardassiano, aperfeiçoado por um cientista Romulano (que fugiu do $J$J$), administrado por um almirante federado (minha esposa) e inspecionado por um sábio Vulcano.

    Só espero que um hacker Borg não assimile meu cartãozinho.

  4. Não me parece exatamente um almanaque.

    Mas é interessante sem dúvida.

  5. Eu me lembro de um Compêndio de Jornada nas Estrelas faz anos. Me lembro de ter visto numa loja, mas não tinha dinheiro. Quando arrumei não tinha mais. Não sei se era esse. Se for é muito legal, com muitas fotos e curiosidades.

  6. Adoro essas novidades!! com certeza será uma das minhas próximas aquisições…acho que até desacostumei a ler livros de Star Trek em portugûes…vai ser legal!!!!!!!!!

  7. Gustavo Valente | 13 de abril de 2009 at 11:21 pm |

    Considere comprado já!!!!

  8. Post 06:

    Eu tenho o Compêndio. Ele trata apenas da série clássica ( TV e Cinema ).

  9. Parabéns pelo lançamento, Salvador! Sabendo que é de sua autoria, compro sem medo, com a certeza de que é material sério e digno de figurar em minha estante, junto às biografias dos senhores Shatner e Nimoy. Nem quero saber do preço, já comprei o meu!

  10. Rafael RafaData | 14 de abril de 2009 at 12:48 am |

    Sempre esperei por um almanaque sobre Jornada, mas imaginava algo mais abordando as particularidades do universo ficcional e não somente curiosidades de bastidores e relatos históricos do show.

    Mas por favor, não me interpretem mal. Longe de mim desprestigiar o trabalho dos autores, trabalho este que com certeza não foi pequeno, até porque tenho intenção de comprá-lo.

    O conteúdo também me atrai, só não tanto se parte dele fosse dedicado aos mundos, raças, a saga de Star Trek de modo geral. Fica só a sugestão de que todo esse universo poderia ser alvo de um segundo almanaque sobre a série.

  11. Compro com certeza, claro!

  12. Ainda bem! Tava demorando! Eu lembro que comecei a comprar alguns livros do Universo de ST (incluindo o SHATNERVERSO…), mas os livros começaram a sumir! Tomara que voltem com força total agora.

  13. Por favor postar loja que vai vender e se terá venda via NET. Compra obrigatória para todo TREKIE saber as origens de sua paixão.

  14. Salvador Nogueira | 14 de abril de 2009 at 10:33 am |

    Pessoal,

    muito legal a acolhida ao projeto. Posso dizer que ficou bem bonito! Uma diagramação arrojada, texto leve e muuuuitas fotos!

    Abraços,
    Salvador

  15. Henrique Hübner | 14 de abril de 2009 at 11:03 am |

    é tudo em p&b?

  16. Preto e branco confirmado.

  17. Gustavo Valente | 14 de abril de 2009 at 11:53 am |

    Está em pré-venda em algum site já?

  18. Nelson Pieka Rivaldo | 14 de abril de 2009 at 12:14 pm |

    Parabéns ao Salvador pela publicação. É muito bom ver algo assim ser produzido no Brasil tão pobre em artigos para trekkers. Minha estante já está com um local reservado para coloca-lo.
    Mesmo que o filme XI seja uma porcaria pra uma coisa ele está servindo: lançamentos de produtos da franquia.
    Vida longa e próspera a todos e Kapla ao Salvador com seu livro.

  19. Como assim todo em Preto & Branco??? 🙁

  20. Não tenho dinheiro nem pra comprar a HQ Herança de Sangue, quanto mais esse livrão aí.
    Pena.

  21. Henrique Hübner | 14 de abril de 2009 at 1:05 pm |

    Como faço para adquirir um exemplar autografado? 🙂

  22. Parabéns Salvador,

    abraços

  23. Está sendo planejado uma noite de lançamento com a presença dos autores. Será em São Paulo.

    Assim que surgirem data e local, o TB divulgará. Vamos todos nos encontrar por lá para falar de Jornada!

  24. Será que alguma editora brazuca ou gringa irá lançar um Guia Visual somente sobre o NOVO filme?????

  25. Leandro Martins | 14 de abril de 2009 at 4:06 pm |

    Livros classe “The Art of [FILME]” tem sido comuns — pelo menos em animação.

    Se sair um destes para Star Trek, não esperem um manual técnico, mas sim um livro comentando desenhos dos cenários, props, figurino, direção de arte, etc.

  26. Espero que o filme corresponda o burburinho que esta causando na mídia em geral.

  27. “Mesmo que o filme XI seja uma porcaria pra uma coisa ele está servindo: lançamentos de produtos da franquia.”

    E também para ressucitar algumas lendas (quase urbanas) do trek brasilis.

    Salvador Nogueira, Fernando Penteriche e o Castanheira fazendo vários crossovers por aqui nos ultimos meses.

    Achei que só veria isso em um remake, tipo “Trek Brasilis The Begning”

  28. Rafael RafaData | 14 de abril de 2009 at 7:36 pm |

    Conferi a ótima atualização na postagem com as três páginas do almanaque e mesmo com a ressalva que fiz no Comentário 11 já posso dizer que a publicação me conquistou, hehe.

    Mesmo com imagens em preto e branco elas parecem ter sido bem escolhidas e dispostas de forma adequada. Ficou bonito de se ver e apreciar.

    Andei vendo uns almanaques sobre outros assuntos, também repletos de imagens, até coloridas, mas com as imagens todas umas sobre as outras, pela metade, o que fez perder meu interesse pelo material. Fiquei feliz que o primeira Almanaque de Jornada tenha acertado nesse ponto.

    A escrita realmente é de fácil compreensão e gostosa de se ler. Novamente parabenizo os autores.

    Fiquei feliz de ver que teremos algo como fichas dos personagens e episódios. Vai ser prazeroso e divertido ler essa parte nessa escrita.
    Teremos essas informações sobre as cinco séries ou só sobre a Série Clássica? Tipo, sobre todos os personagens de cada série.
    Alguém já saberia dizer por gentileza?

    Não foi divulgado o preço ainda, mas vou me esforçar para somar essa obra a minha coleção de coisas de Jornada. Pelo visto valerá muito a pena.

    E espero que venda muito bem e que venha um segundo, como já sugeri, sobre a saga do Universo de Jornada. Seus mundos, guerras, raças, momentos históricos na ficção, ou seja, o máximo possível sobre a trajetória do que já foi mostrado nesses mais de 40 anos de séries e filmes. Seria algo até para prestigiar a cronologia original, uma vez que o novo filme inicia uma nova trajetória, que também já poderia contar com um capítulo dentro do eventual novo almanaque.

    Parabéns.

  29. Luiz Castanheira | 14 de abril de 2009 at 7:41 pm |

    Eu vou comprar e depois dar para o Savador assinar (risos). Gostei da proposta do livro e vem em um momento que pode ter uma saída bastante boa.

    Abraço
    Castanha

  30. Maria da Conceição G. Simões | 14 de abril de 2009 at 8:06 pm |

    Antigamente quando o 1 Real valia 1 Dolar, eu comprei vários livros de ST, mas sem dúvida que este será devidamente comprado, lido e venerado, pois são pouquíssimas as publicações em português. Havia umas revistas em quadrinhos que eram ótimos e tb comprei 1 revistinha com resumo de alguns episódios da série clássica. Parabéns, Salvador, conte comigo para futuras publicações. Vida Longa e Próspera……
    Ai,ai,ai,ai, está chegando a hora……. 23 dias e contando…..

  31. Eduardo Tanabe | 14 de abril de 2009 at 8:10 pm |

    Puxa… será que existe a possibilidade do site fazer uma promoção e sortear alguns exemplares??? ou concurso de frases.. sei lá…hehehe
    Bom, como eu dei a idéia, eu poderia ganhar um…hehehehe

    Abracos

  32. Bela diagramação !

    O preto e branco é padrão para almanaques como esse, mas eles sempre têm algumas fotos coloridas entre os capítulos (Será que esse também tem ?)

    Quando souberem, por favor, informem o preço.

  33. Rafael RafaData | 15 de abril de 2009 at 5:12 pm |

    Achei bom o preço do livro. Estava torcendo por algo nesse patamar. Não ficou exorbitante visto o número de páginas, conter muitas imagens e todo o trabalho de pesquisa.

    Agora, pra quem reside em outros Estados, como será a distribuição?
    Venda pela internet?

    Torço pelo sucesso de vendas.

  34. Pessoal,

    algumas respostas:

    – Temos sinopses de episódios somente da série original. As outras séries têm capítulos dedicados a elas, mas obviamente não teria como fazer sinopses de todos os episódios de todas as séries, sob pena de terminar com um livro de 600 páginas.

    – Sobre personagens, temos fichas técnicas mais detalhadas para os personagens clássicos, mas naturalmente traremos informações sobre os personagens das outras séries.

    – Sobre cor, o livro é 100% PB. Cogitou-se fazer encartes coloridos, mas o preço ficou proibitivo.

    No geral, acho que ficou um trabalho classudo. Modéstia à parte (até porque acho que o maior mérito vai mesmo para a diagramação!), tenho a impressão de que vai virar item indispensável para os fãs.

    Abraços,
    Salvador

  35. Mas será mesmo que nehuma editora estrangeira, como Dorling Kindersley ou a Titan Books, irá lançar um guia visual do novo filme????

    🙁

  36. Reforço a pergunta do post 34, vai estar a venda pela internet?

  37. Vou monitorar os sites que costumo usar para comprar livros, como a saraiva e a melhoramentos. Sou fã do autor e a obra será presença certa na minha coleção. Apareceu, eu compro e aviso aqui ou no fórum.
    Sérgio.

  38. Alan Pires Ferreira | 15 de abril de 2009 at 10:54 pm |

    Esse vai virar meu livro de cabeceira – estou mais ansioso por ele que pelo novo filme. Parabéns aos autores!

    Confirmando o que o Salvador disse, tenho aqui em casa os guias de episódios da editora Pocket Books para as séries TOS, TNG, DS9 e VOY. Cada um dos episódios está resumido em 2 páginas (e os de DS9 em 4 páginas). Somando tudo, dá 1.768 páginas!!

  39. Parabens ao Salvador, a Susana Lopes e a Editora Aleph.

    Considere comprado (2)

  40. Rafael RafaData | 16 de abril de 2009 at 1:44 pm |

    Valeu pelas respostas, Salvador.

    Não sei se me expressei mal, mas não cheguei a perguntar se o Almanaque teria a sinopse de todos os episódios de todas as séries, meu interesse maior era sobre a ficha dos personagens de todas as séries. Devo ter deixado confuso o que quis dizer mesmo.

    É engraçado como a proximidade do novo filme nos deixa mais desejosos por coisas da série. Pretendo ser um dos primeiros a comprar o Almanaque tão logo ele esteja disponível para venda em outros Estados. Lamento não morar em São Paulo para poder participar do lançamento oficial.

  41. saudosa Editora Aleph…

    Parabéns aos autores!

    (nada de NG ou DS9 na capa, hein…)

  42. Suzana, Salvador, parabéns!!!!

    Conhecendo o trabalho da Suzana desde o tempo que ela escrevia para a Frota Estelar, e do Salvador no Trek Brasilis, tenho certeza que este lançamento é um grande marco na história de Jornada nas Estrelas no Brasil.

    Sucesso a vocês e com certeza vou ter este livro no meu acervo.

    Um abraço

    Mari Massucatto

  43. Bem que o trek brassilis poderia disponibilizar a venda ON-LINE do livro ou nos indicar onde comprar via web (correios)!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*