Morre o produtor Harve Bennett

harve produtorAlguns dias após o falecimento de Leonard Nimoy, outra lenda de Jornada nos deixará saudades. De acordo com o site Deadline, o escritor e produtor Harve Bennett morreu nesta quarta-feira, aos 84 anos em Oregon.Harve Bennett foi o produtor que ajudou a Paramount a lançar quatro filmes de Jornada na década de 80, além de séries de TV como Mod Squad, O Homem de Seis Milhões de Dólares, A Mulher Biônica, entre outros.

Depois de passagens executivas na ABC e CBS e co-criando Mod Squad, Bennett tinha uma mão na criação ou produção de algumas das séries sci-fi mais icônicas da TV, inclusive atuando como produtor executivo em ambos O Homem de Seis Milhões de Dólares e A Mulher Biônica.

Bennett, em seguida, mudou-se para Columbia Pictures Television como um produtor de televisão, onde produziu séries como Salvage 1,  a minissérie A História de Jesse Owens e Uma Mulher Chamada Golda, que foi o último papel de Ingrid Bergman e onde co-estrelou Nimoy.

harve nimoy

Tais credenciais levaram Bennett a franquia de Jornada, eventualmente em parceria com o diretor Nicholas Meyer no segundo filme da série original, Star Trek II: A Ira de Khan, depois de estudar a série assistindo cada episódio passado na TV. O sucesso o levou a produção do terceiro, quarto e quintos filmes.

“Ele era um homem notável, era despretensioso e singelo. Eu não acho que haveria uma franquia de Jornada sem ele. Salvou-a. Ela estava em perigo de se perder na confusão, mas ele é o cara que a descobriu”, disse Meyer, que trabalhou com Bennett em A Ira de Khan e A Volta Para Casa.

“Ele assistiu tudo, 79 desses episódios originais e ele foi o único que arrancou Khan”, acrescentou Meyer. O fato de que o ator Ricardo Montalban, que originou o papel de Khan, estava no centro das atenções no momento com a ABC em sua  Ilha da Fantasia, também alimentou ainda mais o retorno do personagem para o filme.

harve e elencoEm 1986,  A Volta para Casa  se ​​tornou o primeiro filme de Jornada a ultrapassar a marca na bilheteria doméstica, com 109.7 milhões de dólares. O filme centrado em torno da tripulação fazendo uma viagem no tempo para a América do século 20, com vistas a recuperar baleias jubarte, que poderiam se comunicar com uma sonda alienígena.O filme foi bem aceito com os seus temas ambientalistas. Bennett e Nimoy, que atuou como diretor e co-roteirista do filme, produziram a história. Meyer e Peter Krikes também trabalharam no roteiro.

Bennett até fez uma aparição durante Star Trek III e Star Trek V. Após o fracasso de A Fronteira Final, ele propôs uma reinicialização que iria reformular Kirk, Spock e o resto da tripulação da Enterprise com atores mais jovens durante o seu tempo na Academia da Frota Estelar. Essa idéia, no entanto, foi rejeitada pela Paramount, resultando no afastamento do produtor.

Depois de Jornada, Bennett criou uma série sci-fi chamada Time Trax, que funcionou por duas temporadas em syndication. Último crédito de Bennett foi como escritor e produtor de Invasion America, um drama sci-fi de animação que foi ao ar em 1998 no The WB.