Resumo Star Trek # 46 “The Tholian Web”, Parte 1

tholian web 1A missão de cinco anos da USS Enterprise prossegue, após os eventos de Além da Escuridão. Isso é contado nos quadrinhos da coleção Star Trek: Five Year Mission, pela editora IDW. A edição de número 46, “The Tholian Web”, Parte 1, nos leva a reedição de um clássico da série original, num arco de duas partes. Veja um resumo de sua primeira parte.

Com escrita de Mike Johnson e arte de Rachael Stott (interior) e Joe Corroney (capa), em “The Tholian Web” vemos Kirk, após despedir-se de Eurydice, na sua tentativa de conduzir a Enterprise no caminho de volta ao Quadrante Alfa a partir da fronteira do Quadrante Delta. Sua intenção é restabelecer contato com a Frota para reparos e prosseguir em sua missão de exploração.

Tudo parecia correr bem, quando, de repente, o motor de dobra falha, obrigando a Enterprise a fazer uma parada de emergência. Scotty informa que há flutuação nos cristais de dilitium fornecidos pelo Mercado Negro.

Kirk se mostra irritado por esse problema vir a atrasar mais ainda a missão. Não bastando isso, Spock relata algo mais perturbador, objetos sólidos ocasionalmente se tornam intangíveis.

Tholian Web spock

Sua mão facilmente atravessa um painel na ponte. Para Spock a nave está numa área de Interfase.

Durante a reunião com os oficiais superiores para avaliar a situação, Scotty e Spock explicam o significado da Interfase – uma área onde o espaço e o tempo cessam de existir.  McCoy irrompe em um acesso de raiva por não haver solução ainda e se retira da sala, aparentemente fora de si.

À medida que mais membros da tripulação apresentam comportamento irracional, fica evidente que aquela área do espaço está efetuando-os mentalmente.

McCoy, não se achando em condições de comandar a enfermaria, aplica um sedativo a si mesmo e deixa uma mensagem para Kirk e Spock. Ele pede ao capitão que explique o que está acontecendo a tripulação e que se prepare para o pior.

Enquanto Kirk e Spock estão na enfermaria, Sulu, em acesso de loucura, tonteia todos na ponte e assume o controle da nave alegando que seu capitão não está capacitado para comandar. Scotty toma o controle da sala de Engenharia e sua primeira medida é separar o restante da nave do disco principal, tentando sair da área de interfase. Kirk tenta convencê-los a desistirem de suas decisões, em vão.

tholian web naves

Sem acesso as áreas da ponte e engenharia, Kirk e Spock planejam levar uma nave auxiliar até a seção do disco principal para retomarem o controle. Neste momento, naves desconhecidas surgem na região.

Kirk vê, através de um monitor, as naves estabelecerem uma espécie de rede de energia, aprisionando as duas partes da Enterprise. O capitão percebe que se trata de uma armadilha para deixar a Enterprise e a tripulação serem consumidas pela interfase. Os aliens aparentemente não são afetados pela anomalia. O que fazer?

Veja a segunda parte dessa aventura na edição de número 47 que está prevista para ser lançada este mês.