Mythos traz duas HQs de Star Trek para o Brasil

ST - Nos Dominios 00 CAPAAniversário de 50 anos, época de filme novo de Star Trek, e também de série nova. As boas notícias para os trekkers não param de chegar. Essa veio por meio de nossos amigos do Seção 31, um dos principais podcasts nacionais sobre o universo criado por Gene Roddenberry: a Mythos Editora trará ao mercado brasileiro duas revistas em quadrinhos da franquia, com capa dura e acabamento luxuoso. Uma, passada na antiga cronologia, e a outra na Kelvin Timeline, o JJverso!

Em agosto, chega Star Trek: Nos Domínios da Escuridão, e em setembro, Star Trek: Cidade à Beira da Eternidade, história baseada no roteiro original de Harlam Ellison, diferente do que é visto no episódio da Série Clássica. Confira os releases da Mythos!

Star Trek: Nos Domínios da Escuridão

Vol_7_HQ_01.inddDesde 2011, a editora IDW publica revistas em quadrinhos ambientadas na linha temporal estabelecida pelos novos filmes de Star Trek, com histórias supervisionadas pelo roteirista de Star Trek e Além da Escuridão Roberto Orci, que fazem parte do cânone da franquia. Para comemorar os 50 anos da franquia, a Mythos Editora está publicando uma seleção de histórias posteriores ao segundo longa, com roteiro de Mike Johnson, veterano de adaptações de TV e cinema para os quadrinhos — como Fringe e Transformers —, mas que também tem um currículo extenso de HQs para a DC Comics na editoria do Superman. A arte, num ótimo trabalho de capturar o visual dos atores, fica principalmente a cargo do indonésio Erfan Fajar, também conhecido por trabalhos na indústria de videogames.

As histórias desse volume exploram as possibilidades que só a Linha Temporal Kelvin (o universo dos filmes, batizado assim pela CBS em referência à nave USS Kelvin, que George Kirk comandou heroicamente durante o encontro com o vilão Nero) permite. Uma das aventuras apresenta uma versão do episódio clássico Amok Time (Tempo de Loucura), onde Spock é tomado pelo violento frenesi do Pon Farr. Essa peculiar condição de saúde vulcana, possivelmente fatal, só pode ser aliviada por meio de um retorno ao planeta-natal e da participação num ritual de acasalamento ou violência. Mas a destruição de Vulcano complica as coisas para o comandante da Enterprise. Outra aventura conta com a aparição dos gorns — os irascíveis alienígenas répteis apresentados na primeira temporada da série intitulado Arena —, que foram parar no território da Federação devido à ruptura espacial causada por Nero.

Não apenas isso, as tensões entre klingons e romulanos se amplificam conforme uma nova corrida armamentista impulsionada pela tecnologia da Narada e da matéria vermelha toma corpo. Mas uma sinistra força parece estar por trás das ações das duas potências, e somente a Enterprise, pega entre os oponentes, pode ter alguma chance de resguardar a paz no universo.

Star Trek: Nos Domínios da Escuridão tem lançamento previsto para agosto. São 204 páginas e a pré-venda, com desconto especial no site da Mythos, começa na semana que vem, em 27/07.

Jornada nas Estrelas: Cidade à Beira da Eternidade

ST - Cidade 02A série original de Jornada nas Estrelas foi algo revolucionário em sua época e se estabeleceu como um verdadeiro marco cultural até os dias de hoje. Apresentando uma sociedade em que boa parte dos problemas foi solucionada, incluindo a questão do racismo e a igualdade de gêneros, o seriado mostra que a raça humana está livre “para explorar novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”.

Mesmo com as limitações técnicas dos efeitos especiais da época, a força dos roteiros e a dedicada atuação de Leonard Nimoy e William Shatner, entre outros, foi capaz de convencer o público de que a humanidade podia mesmo explorar o cosmo.

Um dos motivos pelo que o nível dos roteiros se encontrasse bem acima de outras produções da época era o fato de que vários episódios contaram com autores de ficção científica consagrados, como Robert Bloch, Norman Spinrad, Theodore Sturgeon e Harlan Ellison. Este último escreveu talvez o episódio mais consagrado da série original: Cidade à Beira da Eternidade.

Ellison, um prolífico autor de ficção científica – que teve boa parte de sua obra publicada no Brasil apenas como parte de antologias –, também escreveu roteiros para seriados como O Agente da U.N.C.L.E, A Noviça Voadora e A Quinta Dimensão (ele afirmou que um episódio desta última, Soldier, foi a inspiração para o filme O Exterminador do Futuro). Seu único roteiro para Star Trek, Cidade à Beira da Eternidade, é considerado o melhor dos 79 episódios da série original e foi vencedor do Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática, em 1968.

No entanto, Harlan Ellison sempre foi expressivo em suas críticas à filmagem do roteiro e chegou mesmo a submeter sua versão para concorrer ao prêmio de melhor episódio dramático da Writers Guild of America (a Associação de Roteiristas dos Estados Unidos da América), em 1968, onde se sagrou vencedor.

Gene Roddenberry e outros sempre defenderam que o orçamento jamais comportaria o episódio inicialmente concebido pelo autor, por isso, teve de ser modificado. E justamente aí que entram os quadrinhos: embora Ellison tenha publicado o roteiro original, e também uma novelização em anos passado, foi só com a belíssima versão em quadrinhos de Star Trek: Cidade à Beira da Eternidade que o público pode finalmente visualizar, sem restrições, o produto concebido pela incrível imaginação do escritor.

Adaptado pelos irmãos Scott e David Tipton, veteranos dos quadrinhos de Star Trek, trazendo a elegante arte pintada de J.K. Woodward, a história mostra Kirk e Spock voltando no tempo para capturar um renegado tripulante da USS Enterprise disposto a mudar o passado. Na Terra, sob o espectro da 2ª Guerra Mundial, eles se deparam com pobreza e ódio aos estrangeiros, mas também com a gentileza de estranhos e até mesmo uma chance para o amor. Os dois não podem falhar em sua missão ou o futuro de onde vieram estará condenado.

Jornada nas Estrelas: Cidade à Beira da Eternidade tem lançamento previsto para setembro, com 140 páginas. A pré-venda, também com desconto especial no site da Mythos, começa em 16/08.

Clique aqui e confira um preview das edições!