CBS estende contrato com Kurtzman até 2026

Alex Kurtzman teve seu contrato renovado por mais cinco anos para tocar o universo de Star Trek para a ViacomCBS. A renovação mantém o produtor-diretor-escritor na posição de chefia que assumiu ao fim de 2015, quando foi anunciada pelo estúdio a criação da série que viria a ser Star Trek: Discovery. Kurtzman se credenciou para o trabalho aos olhos dos executivos depois de sua experiência como roteirista e coprodutor dos dois primeiros filmes Star Trek do diretor J.J. Abrams, lançados em 2009 e 2013.

Em 2016, Kurtzman recrutou Bryan Fuller para cocriar e ser o showrunner de Discovery, mas as coisas avançaram de forma turbulenta, e Fuller foi demitido em 2017, antes mesmo da estreia. Aaron Harberts e Gretchen Berg de início ficaram no comando direto da atração, até Kurtzman se tornar o showrunner de fato, na metade da segunda temporada. Para o terceiro ano, ele dividiu a tarefa com Michelle Paradise. Em 2018, o produtor e sua empresa Secret Hideout assinaram um contrato geral de cinco anos (e US$ 25 milhões) com a CBS Studios para expandir a franquia de Star Trek em seu braço televisivo. O contrato expiraria em 2023. Agora, não mais.

No último domingo (1º) foi relatado que a CBS Studios renegociou seu acordo com Alex Kurtzman. O novo contrato agora, que segundo noticiário gira em torno de 160 milhões de dólares, estendeu sua permanência por mais cinco anos e meio a partir deste ano, colocando-o no comando do Universo Star Trek até pelo menos 2026. O acordo foi posteriormente confirmado por meio de um comunicado à imprensa pela ViacomCBS.

“Estender nossa valiosa parceria com o brilhante Alex Kurtzman e a Secret Hideout tem sido uma das principais prioridades da CBS e do Paramount+”, disse o CEO da CBS, George Cheeks, em um comunicado oficial.

“A visão e liderança de Alex na franquia Star Trek e sua capacidade de criar séries artísticas e comerciais em todas as plataformas o colocam em uma classe especial de talento criativo. Suas realizações substanciais na CBS e o espírito de colaboração que desfrutamos com sua equipe são muito valorizados e estamos entusiasmados em construir sua já impressionante lista no futuro”, acrescentou George Ckeeks.

Independentemente do que você possa pensar sobre as decisões criativas que ele tomou para Star Trek, está claro que Kurtzman está sendo um bom negócio para a ViacomCBS.  De acordo com a reportagem do TimesDiscovery e Picard estão entre as séries originais mais assistidas no Paramount+.

A segunda onda de Star Trek está apenas começando

No ano passado, Kurtzman revelou que havia planos para a franquia até 2027, não especificando quais seriam, mas que havia um roteiro geral para os próximos anos.

Segundo artigo recente do New York Times (via TrekMovie), alguns projetos de Star Trek, que não ouvimos mais falar, ainda estão no radar do estúdio. Desses projetos mencionados, a série Seção 31 protagonizada por Michelle Yeoh é a que esteve mais próxima de uma pré-produção, mas Kurtzman citou a pandemia global como motivo para impedir que ela fosse produzida de fato, dizendo que ainda estava “muito otimista” em relação a série sair do papel.

O artigo faz também uma breve menção de uma série baseada na Academia da Frota Estelar e voltada para o público mais jovem, algo sobre o qual não ouvíamos falar desde 2018, quando foi revelado pela primeira vez, supostamente vindo de Stephanie Savage e Josh Schwartz, a dupla de produtores que desenvolveu o reboot de Dynasty.

Na entrevista do Times, Kurtzman comentou ainda sobre uma ideia recente do produtor Graham Wagner, que seria, supostamente, centrada em Worf, e, segundo Kurtzman, foi “incrivelmente engraçado e comovente”, mas muito diferente do projeto de série do capitão Worf, citado por Michael Dorn. Graham Wagner produziu as séries Silicon Valley e Portlandia, e escreveu o Short Trek “The Trouble with Edward”. Não há mais detalhes a respeito.

O fato é que esses projetos podem ir adiante como podem também nunca mais serem ouvidos novamente. De qualquer modo, Kurtzman tem carta branca da CBS para tocar as séries em produção e um grande conteúdo de Star Trek vem por aí. Das novas temporadas de Discovery, Picard e Lower Decks, as estreias de Strange New Worlds e Prodgy, o futuro da franquia se resume nas palavras de Kurtzman: “Acho que estamos apenas começando. Há muito mais para se ter.”

Fonte: TrekMovie, TrekCore,  Variety , Deadline e The Hollywood Reporter.